4 perguntas e respostas sobre gestão à vista

Home / Dicas de gestão / 4 perguntas e respostas sobre gestão à vista

Já ouviu falar em gestão à vista? É quando todas as informações relevantes da empresa são colocadas à disposição de todos — assim, dados de desempenho, indicadores, códigos de conduta e qualquer outra informação que pode ajudar na gestão ficam disponíveis.

Esse conhecimento é essencial para garantir o empoderamento e a autonomia para que a companhia alcance os resultados almejados. Isso porque ela ajuda a equipe a perceber as relações entre seu trabalho e sua responsabilidade na organização.

Quer saber mais sobre esse tipo de gestão? Então, acompanhe este post e veja as 4 perguntas e respostas que preparamos para ajudá-lo a entender melhor sobre essa tendência!

1. O que é gestão à vista?

Basicamente, é um serviço que coloca dados essenciais da companhia à disposição de todos. Se o índice de perdas de uma linha de produção está mais alto que o desejado, por exemplo, quando todos são informados, há mais chances de que mudem seu comportamento para reverter essa situação.

Esse tipo de gestão torna tudo claro e visível para a equipe. Isso porque os dados estratégicos são apresentados de forma mais rápida e intuitiva para aumentar a independência dos profissionais e alinhar todos eles à estratégia e aos valores da companhia.

2. Qual é a importância dessa gestão?

A análise de dados é a única maneira de dar sentido às ações no trabalho. Quando o colaborador acompanha os dados da organização, ele é capaz de otimizar os processos. É essencial, no entanto, que as informações divulgadas façam sentido no contexto da equipe.

Não adianta, por exemplo, simplesmente divulgar o lucro da empresa. É necessário ter conhecimento da estratégia do mercado contábil e outros fatores para compreender o lucro. Senão, o colaborador não sabe se é muito ou pouco, nem se a organização está sólida.

3. Quais são as vantagens desse tipo de gestão?

De forma resumida, ela facilita e otimiza os processos, bem como melhora as estratégias de gestão de pessoas. Com isso, a motivação e a capacidade de engajamento dos funcionários aumentam. Isso porque elas têm mais autonomia para tomar decisões e, dessa forma, solucionar os problemas de forma mais rápida.

Visão holística

Com essa gestão, os profissionais têm uma visão mais completa do cenário do empreendimento. A partir disso, passam a perceber que suas ações influenciam diretamente nos resultados da companhia.

Tomadas de decisão

Essa visão mais ampla do negócio permite tomar decisões e agir mais rapidamente. Isso é essencial quando é preciso resolver problemas ou gerenciar crises.

Foco

Uma gestão desse tipo faz os colaboradores manterem o foco no que é importante. Em um dia muito atarefado, por exemplo, o colaborador vai saber exatamente no que precisa se concentrar para ser mais produtivo.

Metas

O acompanhamento diário de metas permite identificar estratégias que devem ser alteradas para corrigir desvios, ajustar processos e assim por diante. Além disso, há um aumento significativo na motivação e na dedicação dos profissionais quando as metas são estabelecidas.

Engajamento

A autonomia e a visão do impacto causado pelas atividades aumentam o engajamento. Afinal, os profissionais querem tomar decisões e saber como sua atuação ajuda, de fato, a empresa a alcançar seus objetivos.

Relacionamento

Com o engajamento, há um maior sentimento de unidade, conjunto e trabalho em equipe. Assim, a cooperação entre os grupos de trabalho é estimulada.

Produtividade

Quando os colaboradores têm acesso à informação, uma visão holística da organização, foco nas metas e estão engajados, a produtividade aumenta naturalmente.

4. Como aplicar essa gestão?

Para aplicá-la com eficiência, você pode utilizar formatos como kanban, mural, TV corporativa, painéis, gráficos, cronogramas e assim por diante. Cada empresa requer uma estratégia diferente de acordo com suas características e, por isso, você precisa identificar qual será a melhor para o seu negócio.

Em resumo, a gestão à vista é uma metodologia que pode ajudar a companhia a envolver mais a equipe e, assim, obter dela o melhor para atingir os resultados buscados. Por isso, pode ser bastante útil em diferentes contextos e cenários.

E aí, gostou do conteúdo do post? Quer continuar a aprender sobre o assunto? Então, conheça melhor as 5 funcionalidades necessárias em um sistema de gestão empresarial!

Comentários(0)

Deixe um Comentário