5 segredos do controle patrimonial que você precisa conhecer

Home / Dicas de gestão / 5 segredos do controle patrimonial que você precisa conhecer

Manter o controle patrimonial é sem dúvida uma das principais dificuldades de todo gestor. Afinal, nesses ativos figura grande parte do investimento da empresa, e qualquer perda pode significar um prejuízo considerável para o negócio.

Basicamente, gestão patrimonial consiste na administração aplicada com foco no patrimônio corporativo. Essa estratégia envolve diferentes atividades de diversos setores, que vão desde a compra e venda de bens até questões diretas de comando.

Para lhe ajudar, neste artigo, apresentaremos cinco dicas de como melhorar o controle patrimonial do seu empreendimento. Continue lendo e confira!

1. Faça uma classificação correta das contas

Para tornar o controle mais eficiente, é importante não começar errando na classificação das contas. Você pode fazer isso separando detalhadamente os bens da empresa. É preciso dividi-los em bens em operação e bens em construção.

Bens em operação

Os bens em operação são todas as ferramentas e equipamentos utilizados na execução das atividades da empresa. Exemplo de bens em operação:

  • computadores;
  • máquinas;
  • veículos.

Bens em construção

Os bens em construção pertencem à companhia, mas ainda não estão prontos para serem colocados em ação, visto que passam por fase de desenvolvimento.

Todavia, é importante frisar que qualquer material destinado à venda não pode ser classificado em nenhuma das duas categorias. Por exemplo, se houver um computador para ser negociado, ele deve ser considerado como estoque interno durante a definição das contas.

2. Utilize placas de identificação

Usar placas de identificação figura como uma maneira inteligente de controlar os bens de forma individualizada. Ao aplicar as ferramentas em cada bem do ativo imobilizado e classificá-lo junto ao controle patrimonial, você melhora o controle sobre cada item.

Além de ser importante para futuras auditorias independentes, essa estratégia também traz outras vantagens para a empresa, por exemplo:

  • facilita movimentações internas;
  • ajuda o controle de depreciação;
  • diminui as baixas e agiliza os inventários.

3. Atualize anualmente o controle

Um bom controle patrimonial precisa de constante atualização. Por isso, determine datas anuais para realizar recontagens sobre os bens da corporação.

Para evitar qualquer tipo de inconsistência nas informações, é interessante contar com a participação de uma empresa ou profissional independente para o inventário. Isso traz maior transparência e profissionalismo para a sua atualização de controle.

4. Crie um manual de normas e procedimentos

A prevenção sempre é o melhor caminho para garantir a manutenção de bens. Então, para aplicar um controle patrimonial eficiente na sua organização, desenvolva um manual com normas e procedimentos adequados.

Pesquise e analise quais as melhores ações para resguardar o patrimônio do negócio ao mesmo tempo em que o trabalho desenvolvido não sofre prejuízos. Porém, não se limite à distribuição do manual: é imperativo também adotar uma política de monitoramento.

5. Conte com uma empresa que ofereça as melhores soluções

Para otimizar de vez o controle patrimonial, é recomendável contratar uma empresa que ofereça soluções inteligentes, facilitando o trabalho de identificação e controle de bens do seu negócio.

Uma empresa especializada é capaz de não apenas apresentar as ferramentas mais adequadas, como também de disponibilizar consultoria profissional, indicando quais as melhores decisões a se tomar em diferentes situações.

Enfim, essas foram algumas dicas aplicáveis para você otimizar o controle patrimonial da sua companhia. Além dessas recomendações, vale a pena realizar um trabalho de conscientização junto aos funcionários a respeito da importância da conservação dos bens.

Portanto, analise as informações apresentadas e garanta o melhor controle patrimonial para o seu empreendimento!

Quer contar com as melhores soluções tecnológicas no seu negócio? Entre em contato conosco: vamos ajudá-lo!

Comentários(0)

Deixe um Comentário