Aprenda o que é pricing e como isto pode ajudar sua empresa

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Todos fomos afetados pela crise política dos últimos anos, com reflexos diretos na economia. No entanto, um indicador econômico específico parece não sofrer os efeitos colaterais da instabilidade em Brasília — o IPCA. Ele mensura a inflação de um grupo de produtos e serviços relacionados ao consumo das famílias.

Em fevereiro, o acumulado apontou 2,84% — um índice importante, pois está diretamente relacionado aos preços. Nesse cenário, você, empreendedor, sabe o que é pricing?

O termo tem o seu conceito vinculado ao marketing, e diz respeito à ação de precificar seus produtos ou serviços por meio de algumas condições previamente estabelecidas. Sua origem é atribuída ao mark-up, ainda usado largamente nas pequenas e médias empresas brasileiras.

A diferença entre o mark-up e o pricing consiste principalmente em sua essência. O primeiro deles tem por definição aplicar um valor sobre o custo do produto, definindo assim, o preço de venda. Já o pricing consiste em aproximar o preço do produto ao valor percebido pelo consumidor.

Quer se aprofundar mais no tema? Então continue com a gente neste artigo! De forma sucinta, veremos o que é pricing e apresentaremos dicas importantes para você aplicá-lo na gestão da sua empresa!

As principais estratégias de pricing

É muito importante que o gestor tenha consciência do seu segmento atual no mercado. É a partir disso que ele conseguirá aplicar diferentes estratégias para distintos mercados. Vejamos:

Os preços para entrar ou ganhar mercado são estabelecidos abaixo do que é cobrado pela concorrência, de forma momentânea. Com isso, sua empresa conduz o cliente a adquirir a oferta, dado que ele entende como justo pagar menos por uma incerteza — vai trocar de marca.

Nesses preços baixos, o foco será no ganho em escala. É necessário um grande esforço interno na redução dos custos fixos, sendo descartadas as despesas associadas à solidificação da marca e nível de serviço.

Já nos preços premium, entende-se que o produto ou serviço tem algum grande diferencial — que, inclusive, é percebido pelo consumidor. Nesse caso, enquanto os seus concorrentes não tomarem contramedidas, é aplicável a prática de altos preços.

A nata de preços tem cenário parecido com o preço para ganhar mercado. Entretanto, os valores superiores serão justificados se a percepção for de inovação associada ao produto.

Os preços por pacotes também são uma excelente ferramenta, quando bem aplicada. Aqui, você já tem um produto consolidado no mercado e, para inserir um outro de forma sólida, associa um desconto no primeiro para a aquisição do segundo.

Os preços promocionais, por sua vez, consistem em ofertar o seu produto abaixo da tabela por um breve período de tempo. Apenas tome cuidado para não banalizar essa estratégia.

Por fim, em um país de proporções continentais, os preços por geografia são perfeitamente compreendidos pelo consumidor. Afinal, frete e tributos são atribuídos ao preço.

Como adotar o pricing e trazer resultados

Ainda sobre o que é pricing, vale frisar que ele compõe um dos 4 Ps do marketing: o pilar do preço.

A partir do momento em que você posiciona seu negócio e produto de forma adequada, cria-se possibilidades para planejamento da força de vendas, tática de preços, estudo acentuado do mercado e aproximação com o consumidor. Assim, internamente, os setores terão maior contribuição e responsabilidade na formação do preço.

Faturamento e rentabilidade serão diretamente impactados, dadas as mudanças e o dinamismo inseridos. Além disso, naturalmente, sua empresa vai atingir mercados inexplorados até então, e solidificar ainda mais no seu nicho. Enfim, um grande leque se abrirá para o empreendedor e suas tomadas de decisão.

Para implementar esse método, observe os pontos:

Então, gostou do post? Agora que já entendeu o que é pricing e como aproveitá-lo em seu negócio, aproveite para curtir a nossa página no facebook e fique por dentro de mais conteúdos como este!

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