Gestão por indicadores: entenda como fazer da maneira correta

Home / Dicas de gestão / Gestão por indicadores: entenda como fazer da maneira correta

Com os consumidores mais exigentes e a alta competitividade no mercado, as empresas estão apostando cada vez mais na gestão por indicadores. Entender o que é gestão de indicadores e como utilizar corretamente esse tipo de gerenciamento na administração do seu negócio é fundamental.

Por isso, se o seu objetivo é realizar um controle eficiente e ficar um passo à frente da concorrência, você está no lugar certo. Continue a leitura e saiba como!

O que é gestão de indicadores?

A gestão por indicadores é uma metodologia de administração que utiliza indicadores de desempenho para avaliar os principais fatores de sucesso da empresa. Essa metodologia se baseia no monitoramento dos processos com o objetivo de potencializar a tomada de decisão dos gestores.

Aplicando esse modelo de gestão, é possível avaliar a performance corporativa e fazer análises preditivas sobre as tendências de mercado, aumentando a competitividade da empresa.

Esse tipo de gestão apresenta direcionamentos que fazem com que os gestores possam conduzir a organização de forma mais eficiente, pois contribui para que a alta direção da empresa possa acompanhar e medir os resultados de forma prática.

O que são indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho são medidas definidas pela organização e calculadas tendo como base algumas métricas preestabelecidas, dando uma visão mais ampla e direcionada sobre um determinado ponto estratégico da empresa.

Com a utilização de indicadores, as empresas conseguem aumentar a transparência de seus processos, já que, além de apresentarem os resultados reais, os indicadores também podem ser configurados para realizar projeções do negócio para curto, médio e longo prazo.

Como e por que utilizar nos negócios?

Para utilizar a gestão por indicadores de forma eficiente, os gestores devem estabelecer quais são os indicadores mais relevantes para o negócio, analisando, para isso, o histórico da empresa e as informações dos concorrentes.

A partir das informações levantadas, é possível definir as metas da empresa e os indicadores que nortearão as estratégias para alcançá-las. Indicadores de desempenho bem definidos têm a capacidade de mostrar onde estão os principais problemas e também as principais oportunidades da organização.

Utilizá-los de maneira correta faz com que a empresa diminua seus custos e aumente seu crescimento de forma escalável.

Quais os indicadores mais importantes para a administração da empresa?

Os indicadores de desempenho devem ser definidos de acordo com a natureza dos negócios da empresa e sua relevância. Porém, existem alguns indicadores que podem ser aplicados a todos os tipos de negócio. Os mais importantes são:

  • indicadores econômicos;
  • indicadores financeiros;
  • indicadores de produtividade;
  • indicadores de qualidade;
  • indicadores para análise de investimentos;
  • indicadores de crescimento.

Quais os principais benefícios dessa gestão?

A gestão por indicadores traz muitos benefícios para a organização, pois mostra uma visão integrada do desempenho dos processos de cada área de negócio da empresa. Confira as principais vantagens da gestão por indicadores:

  • análise de informações em tempo real;
  • tomada de decisões mais acertadas, sendo elas operacionais, gerenciais ou estratégicas;
  • projeção de resultados para curto, médio e longo prazo;
  • transparência na gestão empresarial;
  • identificação de estratégias para solução eficiente de problemas;
  • identificação de estratégias para abordagem das oportunidades de negócio.

Como tudo que envolve o mundo empresarial, esse tipo de gestão só trará resultados positivos em caso de boa administração. Para isso, confira algumas dicas para realizar uma gestão de indicadores eficiente.

Crie um plano de ação

Defina o caminho a  ser trilhado. Mais importante do que saber onde você quer chegar é saber como você vai chegar lá. É nesse momento que o gestor define uma metodologia para atingir metas e objetivos.

O plano de ação deve ser claro e objetivo na atribuição de responsabilidade aos gestores e funcionários, integrando toda a equipe em torno de um objetivo comum. É crucial engajar os envolvidos para que eles entendam o plano por completo e se mantenham motivados e focados em sua execução.

Defina indicadores de desempenho

Baseado no seu plano de ação defina indicadores que auxiliem a análise de desempenho. Os indicadores são pontos-chave para a avaliação do andamento do seu plano de ação. São eles que apontam se o objetivo está sendo atingido ou se é necessário mudar de estratégia.

Existem diversos tipos de parâmetros que podem ser utilizados, dependendo da cultura, ramo e objetivos da empresa. Vimos alguns exemplos mais acima, mas vale ressaltar que os indicadores de performance variam de acordo com planos e metas, portanto, a efetividade de cada um pode variar de negócio para negócio.

Defina metas

Se o plano de ação é o caminho a ser trilhado, as metas são aquilo que você espera encontrar no fim da trilha. Elas são criadas com base nos indicadores, definindo, por exemplo, um valor a ser alcançado e um prazo para isso.

É essencial ter em mente que a criação de metas deve envolver não só o gestor, mas também o responsável por persegui-las. Todos os envolvidos devem ter total confiança na viabilidade da meta proposta.

Criar metas impossíveis ou fora da realidade e esperar que os comandados se esforcem para alcançá-las pode causar desconforto, trazer conflitos e desestimular o corpo de colaboradores.

Monitore os resultados

Agora que os indicadores de performance já estão definidos, é possível medir o sucesso do plano de ação e a distância percorrida na busca pelo objetivo. É crucial monitorar constantemente o projeto, desde o início até o fim. Dessa forma é possível intervir com ações para evitar a perda de tempo e dinheiro.

A utilização de um software de gestão que a avalie esses indicadores é uma boa opção para automatizar a monitoração do processo. Com metas e indicadores bem definidos, é fácil determinar se o plano está indo na direção desejada ou se ajustes precisam ser feitos.

Corrija o que for necessário

Se algum indicador estiver apontando para resultados negativos, não desanime! É para isso que eles estão ali. O que o gestor deve fazer é detectar o motivo do desvio e recolocar as coisas em ordem. Não tenha medo de dar alguns passos atrás antes de voltar a andar para frente.

Lembra quando falamos da importância de monitorar o projeto do princípio ao fim? É justamente para que esses ajustes possam ser feitos ao longo da caminhada, salvando tempo que pode ser valioso. Após a realização dos ajustes, continue monitorando para saber se o efeito desejado foi alcançado.

Agora que você sabe o que é gestão de indicadores, entende que é a partir das informações obtidas com esse modelo de gestão que a empresa pode fazer o planejamento e estruturar ações internas e externas para aumentar o sucesso do seu negócio.

Utilize as dicas apresentadas no texto para realizar uma gestão por indicadores de forma eficiente e lembre-se que a utilização de tecnologias ajudam o administrador a gerir o negócio de forma automatizada, segura e eficiente.

Viu como é fácil fazer a gestão por indicadores de desempenho na sua empresa? Que tal se aprimorar ainda mais e aprender como utilizar o diagrama de Ishikawa? Vamos lá!

Comentários(0)

Deixe um Comentário