Gestão por indicadores: entenda como fazer da maneira correta

Home / Dicas de gestão / Gestão por indicadores: entenda como fazer da maneira correta

Com os consumidores mais exigentes e a alta competitividade no mercado, as empresas estão apostando cada vez mais na gestão por indicadores. Nesse contexto, entender como funciona esse tipo de gestão e como utilizar corretamente os indicadores de desempenho na administração do seu negócio é fundamental.

Por isso, se o seu objetivo é realizar um controle eficiente e ficar um passo à frente da concorrência, você está no lugar certo. Continue conosco e saiba como!

Como funciona a gestão por indicadores?

A gestão por indicadores é uma metodologia de administração que utiliza indicadores de desempenho para avaliar os principais fatores de sucesso da empresa. Essa metodologia se baseia no monitoramento dos processos, avaliando-os, com o objetivo de potencializar a tomada de decisão dos gestores.

Aplicando esse modelo de gestão, é possível avaliar a performance corporativa e fazer análises preditivas sobre as tendências de mercado, aumentando a competitividade da empresa.

Esse tipo de gestão apresenta direcionamentos que fazem com que os gestores possam conduzir a organização de forma mais eficiente, pois contribui para que a alta direção da empresa possa acompanhar e medir os resultados de forma prática.

O que são indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho são medidas definidas pela organização e calculadas tendo como base algumas métricas preestabelecidas, dando uma visão mais ampla e direcionada sobre um determinado ponto estratégico da empresa.

Com a utilização de indicadores, as empresas conseguem aumentar a transparência de seus processos, já que, além de apresentar os resultados reais, os indicadores também podem ser configurados para realizar projeções do negócio para curto, médio e longo prazo.

Como e por que utilizá-la nos negócios?

Para utilizar a gestão por indicadores de forma eficiente, os gestores devem estabelecer quais são os indicadores mais relevantes para o negócio, analisando, para isso, o histórico da empresa e as informações dos concorrentes.

A partir das informações levantadas, é possível definir as metas da empresa e os indicadores que nortearão as estratégias para alcançá-las. Indicadores de desempenho bem definidos têm a capacidade de mostrar onde estão os principais problemas e também as principais oportunidades da organização.

Utilizá-los de maneira correta faz com que a empresa diminua seus custos e aumente seu crescimento de forma escalável.

Quais os indicadores mais importantes para a administração da empresa?

Os indicadores de desempenho devem ser definidos de acordo com a natureza dos negócios da empresa e sua relevância. Porém, existem alguns indicadores que podem ser aplicados a todos os tipos de negócio. Os mais importantes são:

  • indicadores econômicos;
  • indicadores financeiros;
  • indicadores de produtividade;
  • indicadores de qualidade;
  • indicadores para análise de investimentos;
  • indicadores de crescimento.

Quais os principais benefícios dessa gestão?

A gestão por indicadores traz muitos benefícios para a organização, pois ela mostra uma visão integrada do desempenho dos processos de cada área de negócio da empresa. Confira as principais vantagens da gestão por indicadores:

  • análise de informações em tempo real;
  • tomada de decisões mais acertadas, sendo elas operacionais, gerenciais ou estratégicas;
  • projeção de resultados para curto, médio e longo prazo;
  • transparência na gestão empresarial;
  • identificação de estratégias para solução eficiente de problemas;
  • identificação de estratégias para abordagem das oportunidades de negócio.

Como vimos, é a partir das informações obtidas com esse modelo de gestão que a empresa pode fazer o planejamento e estruturar ações internas e externas para aumentar o sucesso do seu negócio.

Viu como é fácil fazer a gestão por indicadores de desempenho na sua empresa? Que tal saber agora qual a importância dos relatórios gerenciais para a tomada de decisão? Vamos lá!

Comentários(0)

Deixe um Comentário