Locação de equipamentos: como organizar e quais são os seus desafios?

Home / Dicas de gestão / Locação de equipamentos: como organizar e quais são os seus desafios?

A locação de equipamentos é um ramo promissor para se investir. No entanto, o negócio exige muita organização para garantir os retornos financeiros. Saber o que deve ser controlado adequadamente e estabelecer padrões para que isso ocorra nas rotinas da empresa é fundamental.

Pensando nisso, preparamos um artigo explicando os principais aspectos que precisam ser verificados constantemente e cuidados. Veja a seguir quais são eles e como é possível administrá-los!

Como organizar a locação de equipamentos?

Locar equipamentos é uma atividade que pode render muitos lucros, pois o mercado busca cada vez mais por alternativas para obter as ferramentas necessárias.

A nova tendência da economia compartilhada sugere dividir alguma atividade ou contratar um serviço para diminuir os custos de ambos ou para que um abaixe as despesas e o outro lucre com o serviço. Por isso, a locação de equipamentos ganhou grande destaque. 

Porém, é preciso organização para alcançar sucesso nesse negócio. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudá-lo. Veja a seguir!

Tenha direcionamento

O primeiro passo é saber em qual setor você deseja investir e conhecer seu consumidor. Por exemplo, caso for locar equipamentos para a construção civil, é preciso conhecer quais ferramentas são as mais usadas, quais são as quantidades geralmente locadas etc.

Converse com empresas que são possíveis clientes para obter números mais precisos, entender as demandas específicas. Também é necessário estudar a concorrência e ver quais são os preços praticados no mercado.

Controle os equipamentos

Sabendo em quais equipamentos você vai investir, mantenha todas essas informações organizadas e estruturadas. E posteriormente, após as compras, é imprescindível um inventário contendo as descrições de cor, tamanho, quantidade etc.

Todo o processo, incluindo os equipamentos, deve ser monitorado do início ao fim. Questões como manutenções feitas e o quanto elas custaram, quais são os itens mais locados, quais se desgastam mais rápido, por exemplo, devem ser registradas desde o começo do negócio. 

Registre as locações

Essa é uma tarefa que permite que sua empresa se mantenha em atividade e deve ser levada a sério. Por isso, tenha os clientes cadastrados em sistema e anote pontualmente quais equipamentos foram retirados e devolvidos.

Desse modo, você pode analisar os registros e as demandas de cada consumidor, além de garantir o retorno das suas peças e o que está cobrando o número de diárias corretamente. Essa segurança é fundamental para a sua empresa e para os seus clientes. 

Dê as instruções de utilização

Cada maquinário tem suas características próprias e precisa ser operado de maneira adequada. Porém, cada cliente costuma ter um perfil de utilização. O seu papel é instruí-los quanto às boas práticas com as ferramentas.

Avalie como os equipamentos retornam e quais são as discrepâncias com o estado em que saiu da empresa. Assim, você sabe quais provocam muitos desgastes e pode propor medidas para conter esse problema.

Quais são os desafios da locação de equipamentos?

A locação de equipamentos também tem desafios que precisam ser enfrentados para que a empresa seja bem-sucedida. Conhecê-los é fundamental para estar preparado nos momentos necessários. Veja a seguir!

Arcar com os custos do investimento

Para adquirir as máquinas que vão ser locadas existem custos, geralmente altos. Porém, para ter diferencial competitivo, é preciso investir em equipamentos de qualidade e em manutenção constante. No entanto, com a gestão correta e alinhada esse montante retorna para os cofres da empresa.

Enfrentar momentos de menor procura

Existem épocas em que o ramo para o qual você loca máquinas está menos acelerado e, por isso, ocorre uma procura menor pelos seus serviços. Enfrentar esse momento exige organização e preparo para não ser pego de surpresa.

Investir em uma empresa de locação de equipamentos é uma ótima alternativa de negócio. Com os cuidados certos e o controle bem-feito, é possível lucrar muito no ramo e investir cada vez mais em ferramentas para sua empresa.

Quer conhecer um sistema de gestão que pode auxiliá-lo em todas essas tarefas? Temos um software completo para executar todas essas funções. Entre em contato conosco e saiba mais!

Comentários(0)

Deixe um Comentário