Por que o histórico é importante no gerenciamento de manutenção?

Home / Dicas de gestão / Por que o histórico é importante no gerenciamento de manutenção?

Um bom histórico de gerenciamento de manutenção pode trazer grandes vantagens para uma empresa. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, manter as máquinas funcionando e todos os departamentos produzindo ao máximo é crucial para se destacar perante a concorrência.

O fato é que não há dúvidas o quanto ter um arsenal maquinário forte é importante para um negócio. Porém, só um trabalho preventivo torna possível extrair o melhor dos equipamentos, sem precisar sobrecarregar os caixas das empresas com intervenções emergenciais.

Neste artigo, apresentaremos algumas vantagens importantes que são conseguidas por meio de um bom histórico de gerenciamento de manutenção. Acompanhe!

Reduz os custos

Por muito tempo, a manutenção de equipamentos foi considerada uma das atividades mais onerosas da indústria. Isso se devia muito ao fato de que as empresas não se preparavam para os reparos e as trocas de peças.

Essa realidade só começou a mudar quando os gestores entenderam que um monitoramento direto é a maneira mais inteligente para reduzir os custos com a manutenção.

Um bom histórico pode fornecer os dados necessários para que a sua empresa não seja pega de surpresa com reparos emergenciais, resultando em compras de peças mais caras ou paralisações dos equipamentos por tempo indeterminado.

Auxilia na tomada de decisões

Com as melhores informações as decisões tendem a ser mais assertivas, inclusive em relação à manutenção de equipamentos.

Com dados sobre os maquinários, o gestor consegue direcionar os esforços e investimentos de maneira mais efetiva, como a troca de uma peça essencial, a alteração do tipo de manutenção de uma ferramenta de preventiva para preditiva, treinamento de uma equipe específica, entre outros.

Melhora o funcionamento do setor

Os processos de um setor são realizados com muito mais agilidade e qualidade, quando tem todos os seus equipamentos em pleno funcionamento. Por isso, um gerenciamento eficiente de manutenção impacta diretamente no aumento da produtividade geral.

E a otimização não se dá apenas pelo fato de os equipamentos funcionarem corretamente. Um acompanhamento do histórico de manutenção também ajuda na segurança do trabalho, fazendo com que os colaboradores não sejam expostos a riscos devido ao mau funcionamento das máquinas e ferramentas.

Ajuda na integração dos setores

A criação de um histórico de manutenção também pode ser importante para a integração dos setores da empresa. No entanto, para que esse compartilhamento aconteça de forma eficiente, é fundamental contar com um sistema de gestão.

Com um software adequado, o gestor pode adicionar todos os dados importantes da manutenção de equipamentos e compartilhar com os outros setores da empresa. Desse modo, todos os departamentos podem realizar seus próprios planejamentos de acordo com as informações obtidas.

Como montar um bom histórico de manutenção?

Agora que você já conhece as vantagens do monitoramento, é importante saber como montar um bom histórico de manutenção. Confira, logo abaixo!

Levantar as informações importantes

O primeiro passo é levantar todas as informações pertinentes sobre os equipamentos: datas de aquisição, atividades exercidas, manutenções anteriores etc. É interessante também pesquisar sobre o histórico do fabricante, para entender melhor os pontos fracos das máquinas.

Crie um checklist de manutenção

O checklist é importante para garantir que todas as funções dos equipamentos estejam funcionando corretamente, além de saber qual é o tipo de manutenção mais recomendada em cada caso (preventiva, preditiva ou corretiva).

Verifique de custos

De acordo com as informações levantadas nos tópicos anteriores, você deve realizar um comparativo para verificar quais serão os gastos da empresa  é o momento do orçamento de plano e custos.

Defina um cronograma

Com todos os dados apresentados, é hora de estabelecer um cronograma: definir a frequência das manutenções, grupos de trabalhadores que participarão, tipo de manutenção etc.

Enfim, o histórico de gerenciamento de manutenção é essencial para uma empresa em diferentes aspectos. Porém, como dito, para alcançar os resultados esperados com essa estratégia, é interessante contar com um sistema de gestão para organizar e utilizar os dados corretamente.

Gostou do artigo? Que tal agora conferir o nosso post sobre as vantagens do ERP? Até lá!

Comentários(0)

Deixe um Comentário