Quais são os principais desafios de gestão de empresas de atacado?

Home / Dicas de gestão / Quais são os principais desafios de gestão de empresas de atacado?

As empresas de atacado, assim como os demais setores da economia, necessitam de constantes análises e tomadas de decisões certeiras para encontrar as melhores alternativas na busca pela excelência na gestão do negócio.

Desde a instalação de um software visando a otimização do tempo e aumento da produtividade até a devida capacitação dos seus colaboradores, é imprescindível haver investimentos que reflitam em ganho de competitividade diante da grande concorrência existente no mercado.

Sabendo-se que o setor atacadista enfrentou sérios problemas em razão da crise financeira vivenciada nos últimos anos no Brasil, elaboramos este post para você ficar por dentro dos principais desafios, adequando a sua empresa, com foco na conquista de novos clientes e também no aumento no ticket médio das vendas.

Quais foram os impactos da crise nas empresas de atacado?

As crises política e econômica fizeram milhões de brasileiros frearem o consumo. Com o sentimento de medo na população, além do alto índice de desemprego, inúmeras empresas de atacado observaram queda nos pedidos do varejo.

Trata-se de um reflexo da instabilidade. Assim, os consumidores estão indo menos ao supermercado, comprando apenas o essencial e ainda colocando na ponta do lápis as prioridades de cada mês.

Dessa maneira, a pisada no freio é um desafio que atinge tanto os cidadãos quanto os empresários. Portanto, uma boa gestão precisa focar em determinadas atitudes que resultarão na manutenção do lucro ou até mesmo no crescimento diante da tímida melhora na economia brasileira prevista para o segundo semestre de 2018.

Para isso, os atacadistas necessitam mudar vários aspectos da gestão, como maior controle dos gastos e planejamento das ações. Veja agora três dicas para você mudar o seu modelo de negócios, superando os desafios que se apresentam dia após dia!

Como fazer uma boa gestão de estoque? 

A gestão de estoque é a resposta para combater as perdas financeiras causadas pelo mau uso das matérias-primas, ou até mesmo prejuízos em razão do vencimento de prazos de validade de alguns produtos, principalmente os perecíveis.

Com o avanço da tecnologia, a instalação de um software de gestão é ideal para melhorar o controle do que entra e sai, auxiliando nas compras e vendas de acordo com os pedidos.

Dessa forma, a sua empresa conseguirá cumprir os prazos de entrega, melhorando a satisfação dos clientes, ponto crucial na fidelização.

O que é possível fazer no controle de distribuição?  

A logística também é um ponto que traz resultados positivos quando os investimentos são certeiros. Utilize o rastreamento das mercadorias, destinando mais segurança aos compradores.

Um software é fundamental para agendar, otimizar e rastrear tudo o que é vendido, evitando consideráveis perdas no transporte, como furtos ou roubos.

Além dos investimentos, é preciso ainda manter um acompanhamento dos dados fornecidos pelo sistema, auxiliando nas tomadas de decisões e também na busca por capacitações que façam os colaboradores melhorar a prestação do serviço.

Como melhorar o desempenho da equipe? 

A pergunta pode ser respondida com três dicas: envolva a equipe nas metas, inove e planeje as ações. Como o atual patamar está instável, nenhum empresário sairá bem sucedido se tomar decisões precipitadas. Vale a pena ainda investir na capacitação dos seus colaboradores, de olho nas novas tecnologias.

Ao aplicar conceitos de gestão, melhorando sempre o que se faz, certamente as empresas de atacado conseguirão excelentes resultados. Afinal, a pior derrota é quando o lutador deixa de realizar um bom combate! Portanto, seja um vencedor!

E você, gostou do nosso artigo? Quer ajudar amigos e familiares com boas informações? Então compartilhe o conteúdo agora mesmo em suas redes sociais!

Comentários(0)

Deixe um Comentário