Saiba quando é o momento de trocar o software de gestão empresarial

Home / Sistemas de Gestão Empresarial / Saiba quando é o momento de trocar o software de gestão empresarial

Um software de gestão empresarial (ERP) é o principal sistema que as empresas, independentemente do porte, devem utilizar. No entanto, como acontece com qualquer outra tecnologia, um dia, esses sistemas deixam de atender os requisitos para a gestão eficiente das organizações.

Pensando nisso, preparamos este post, que tem o objetivo de apresentar a importância de um ERP atualizado para a administração dos negócios da companhia. Quer saber os motivos que levam uma empresa a trocar o seu sistema de gestão? Então, continue conosco e saiba quando realizar essa substituição! Boa leitura!

Qual a importância de se utilizar um software de gestão empresarial atualizado?

O uso de um software de gestão atualizado possibilita que a empresa realize, com maior eficiência e segurança, as suas atividades — melhorando o gerenciamento de seus processos internos e externos e oferecendo tranquilidade para o gestor realizar o seu trabalho.

Um ERP atualizado é de extrema importância para garantir que os processos organizacionais estejam em conformidade com normas regulatórias e outras leis, assegurando a adequação e a sequência do negócio no mercado.

Quando trocar de software?

Para ter a certeza de que a troca de software é necessária, é fundamental que haja um acompanhamento constante do desempenho da aplicação atual diante das necessidades da organização. Confira, a seguir, alguns dos motivos que se destacam no momento de realizar essa avaliação!

O software já não atende às necessidades da empresa

Existem momentos em que um ERP não consegue atender às demandas da empresa, faltando funções essenciais para que ele contribua para o sucesso dos negócios.

Isso geralmente acontece quando há a necessidade de um novo tipo de relatório ou da implementação de uma nova regra de negócio específica da organização. Quando isso acontece, e o fornecedor do software não oferece flexibilidade e abertura para componentização dessas funcionalidades, o sistema de gestão precisa ser trocado.

O suporte não é satisfatório

O suporte técnico do software deve estar de acordo com as demandas da organização. A proatividade do suporte deve ser item básico da prestação de serviços, assim como os treinamentos oferecidos devem ser eficazes.

Se o suporte é falho ou inacessível e causa insatisfação, isso indica que está na hora de avaliar não só a troca de software, mas também a troca de fornecedor.

A necessidade de investir em outras soluções para complementar o software é observada

Se o software de gestão empresarial não dispõe de funcionalidades e recursos para automatizar todos os departamentos e processos da empresa, sendo necessárias a aquisição de outras soluções e a integração entre sistemas (o que aumenta o custo com TI), é o momento de mudar de sistema de gestão.

O software utiliza tecnologia obsoleta

A tecnologia evolui muito rapidamente e, quando obsoleta, pode não atender completamente às necessidades da empresa. Sendo assim, se um ERP não utiliza tecnologias inovadoras e não oferece utilização via Internet e mobilidade — possibilitando o acesso por meio de qualquer dispositivo — está na hora de trocá-lo.

O custo-benefício não é compatível

Considerando o alto custo de aquisição e de manutenção de um software de gestão empresarial, a avaliação de troca não deve ser ignorada, pois trabalhar com uma ferramenta desatualizada e inadequada aos negócios pode causar problemas administrativos e prejuízo financeiro.

O uso de um sistema de gestão atualizado, por sua vez, pode gerar ganhos extraordinários para a organização, justificando o investimento e trazendo diversos benefícios para os processos organizacionais.

E então, conseguiu identificar se é o momento de trocar o software de gestão empresarial da sua empresa? Entre em contato conosco para conversarmos um pouco mais sobre o assunto e tirar todas as suas dúvidas. Será um prazer ajudá-lo nesse processo!

Comentários(0)

Deixe um Comentário