Sistema ERP: conheça suas principais vantagens!

Home / Dicas de gestão / Sistema ERP: conheça suas principais vantagens!

Empresas de todos os portes têm buscado formas para melhorar seus processos e controles. Uma das alternativas mais utilizadas é a implantação de um sistema ERP. Concebidos inicialmente para empresas de grande vulto, esses sistemas foram se ajustando e hoje são ferramentas adaptadas para todo tipo de negócio.

Mas o que é um sistema ERP? Quais as vantagens que uma empresa terá após a sua implantação? Se você é empreendedor ou gestor de uma pequena empresa e tem essas dúvidas, este post foi feito para você. Confira as respostas para todas essas perguntas!

Mas afinal, o que é ERP?

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning que, em tradução livre, é o mesmo que planejamento dos recursos da empresa. Portanto, é um sistema de gestão empresarial, um conjunto de aplicativos de informática desenvolvidos para gerenciar e administrar as atividades das empresas.

Quais as vantagens de um sistema ERP?

São vários os benefícios que uma empresa conquista após a implantação de um ERP. Destacaremos alguns a seguir.

Gestão centralizada

Uma das características mais importantes de um ERP é a centralização dos dados em uma única base que atenderá a todos os setores da empresa. Dessa forma, a informação é a mesma, independentemente de quem a estiver consultando.

Automatização de processos

Os processos são automatizados, o que acelera sua execução e diminui a quantidade de intervenções por parte dos usuários. O fluxo de trabalho é definido no momento da implantação do ERP com base em todos os aspectos fiscais e contábeis que a empresa estiver sujeita.

A partir daí, algumas rotinas automáticas facilitarão o dia a dia dos colaboradores e possibilitarão um ganho na produtividade de sua equipe.

Padronização das atividades

As atividades serão padronizadas para garantir uma uniformidade nos produtos e nos serviços que são gerados pela sua empresa. Isso inclui o atendimento às exigências do fornecimento de dados para os órgãos de fiscalização, por exemplo.

Auxílio na tomada de decisão

As consultas disponibilizadas pelo sistema ERP auxiliam na tomada de decisão por parte dos gestores, pois é capaz de fornecer informações seguras e confiáveis. Atualmente, essas consultas podem ser feitas por meio de equipamentos móveis como tablets, notebooks e smartphones. Para realiza-las, é necessário somente que o usuário esteja conectado à internet.

Diminuição do retrabalho e da ocorrência de erros

A consequência da automatização dos processos e da padronização das atividades é a diminuição da ocorrência de erros e dos retrabalhos. As operações no sistema são consistidas e a manipulação dos dados é determinada pelos gestores e controlada pelo próprio ERP.

Por exemplo, uma pessoa do setor financeiro não terá acesso a informações do RH e vice-versa. Assim, não existe o risco de um colaborador manipular um dado que não seja de sua responsabilidade.

Segurança das informações

As informações são sigilosas e o acesso a elas pode ser feito somente pelas pessoas autorizadas. No exemplo acima — do RH e do financeiro —, uma pessoa do setor de contas a pagar somente teria acesso aos dados de pagamento. As outras informações somente seriam acessadas por colaboradores autenticados.

Redução de prazos de atendimento

A execução das tarefas com maior segurança, padronização e automação garante uma melhor rapidez para o atendimento de solicitações. Aqui, nesse caso, nos referimos aos pedidos de clientes, aos prazos para pagamento, aos fornecimentos de informações para as autoridades reguladoras e para todas as demandas internas e externas.

Melhor controle dos estoques e das compras

Outro ganho importantíssimo de um ERP é o melhor controle dos almoxarifados e do departamento de compras. As informações são mais controladas, o que evita a aquisição de insumos indevidos e também a venda de produtos que, eventualmente, não estejam mais disponíveis.

Agora que você já viu alguns benefícios de um sistema ERP, curta a nossa página no Facebook e confira todas as nossas novidades diretamente no seu feed de notícias!

Comentários(0)

Deixe um Comentário