Você sabe o que é Pricing e como isso pode te ajudar?

O sucesso de uma empresa depende não só de uma equipe que se entrega, de metas a serem batidas e de um marketing que acompanhe tendências.

Na esteira dos bons resultados, há outro item que faz toda diferença: o pricing. Mas você sabe o que isso significa? Além disso, sabia que tal estratégia pode ajudar o seu negócio?

Então acompanhe nossas dicas para saber o porquê.

No passado era assim

Quem se lembra da situação da economia antes da chegada do Real sabe muito bem o quão cambaleante era a situação dos preços. Afinal, a inflação era incomparavelmente muito maior que a atual e os preços oscilavam bastante em questão de semanas; em muitos casos, de um dia para o outro.

Dessa forma, era uma missão quase impossível estabelecer diretrizes de preços que pudessem atender ao lucro da empresa e conquistar os clientes. Falar em competitividade (na economia) era um passo para a utopia. O cenário era de incertezas e de nada se aproximava com o que vemos hoje.

No entanto, para driblar tal situação inflacionária muitos empresários passaram a adotar o mark-up – uma estratégia responsável pela formação de preços com base nos custos fixos e variáveis do produto regularmente multiplicado por um fator pré-estabelecido – que até hoje é utilizado por alguns empreendedores.

O problema é que essa fórmula começou a encontrar algumas resistências, principalmente quando esse método passou a ignorar o valor que é percebido pelo cliente. Com isso, vários clientes perceberam que não havia retorno do produto ao preço estipulado e a consequência disso foi a debandada dos fregueses a lugares que oferecessem valores mais convincentes e acessíveis.

Mas, hoje, funciona como o Pricing?

O conceito de pricing veio como alternativa ao mark-up e consiste na seguinte estratégia: fornecer às empresas métodos de  identificação de seus diferentes segmentos de clientes, além de estabelecer preços para cada respectivo grupo. O pricing abre uma tendência no mercado, que é a flexibilidade entre os setores de vendas de uma empresa para a negociação entre os departamentos.

Como minha empresa pode obter lucro com o pricing?

Para começar, vale ressaltar que o pricing também direciona empresários na identificação de mercados que não servem para seus produtos. Não adianta vender algo para um público que não responde ou não precisa de seu serviço.

Outro ponto que merece destaque é o estabelecimento de preços que visem ao sucesso de seu lucro. Isso acontece de forma que sua empresa reconheça os clientes e elabore uma estratégia de precificação que leve em conta o perfil da clientela e também aumente as margens de lucro da empresa.

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Pricing e o cenário atual

Uma das vantagens do pricing é ter total controle e visão detalhada acerca do cenário do mercado, tanto em âmbito nacional como internacional. Com isso, sua empresa tem acesso a informações cruciais para atingir excelentes resultados, além de não desperdiçar tempo algum.

É chegada a hora de adotar práticas estratégicas que levarão ao seu negócio o lucro tão almejado.

 

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