Como manter e gerenciar a segurança de dados em pequenas empresas

Home / Inovação / Como manter e gerenciar a segurança de dados em pequenas empresas

Como a sua empresa lida com a segurança de dados? Por causa das invasões criminosas, muitas têm utilizado a tecnologia para evitar grandes prejuízos financeiros. Um problema grave cometido por alguns empresários é acreditar que a segurança das informações não precisa ser tratada como prioridade dentro de um novo empreendimento.

Porém, a falta de preocupação com isso pode gerar um grande problema financeiro, caso não seja tratado corretamente. Isso ocorre porque a vulnerabilidade permite que hackers invadam os sistemas da empresa e coletem dados sem o seu consentimento.

Depois de ler este artigo, você saberá quais as melhores práticas para evitar a exposição dos dados confidenciais da sua empresa. Mas antes, entenda mais sobre a importância da segurança na tecnologia!

Saiba a importância do gerenciamento da segurança de dados

Além de vazar informações confidenciais, caso sejam expostos acordos que possam comprometer terceiros, a empresa que sofreu o ataque pode acabar se responsabilizando. Com isso, há o risco de ser multado ou acionado judicialmente.

Outra situação é quando os criminosos impossibilitam o acesso dos dados em sua máquina, necessitando pagar uma quantia aos hackers para que as informações voltem ao seu estado original. Em 2017 houve um caso em que um ataque atingiu aproximadamente 100 países.

Por esse e outros motivos você deve levar a segurança das informações a sério. Quer saber como proteger os dados da sua empresa? Veja as nossas dicas!

Digitalize os documentos

Há alguns anos era comum o acúmulo de papéis armazenados em arquivos. O problema é que as folhas, com o passar do tempo, ficavam desgastadas ou eram perdidas, seja por conta das ações do tempo, por acidentes, como enchentes ou incêndio, impossibilitando o seu uso. Então, qual a melhor forma de resolver isso?

Com a evolução da tecnologia, as empresas passaram a digitalizar todos os arquivos. Além de contar com maior praticidade para procurar quando necessário ou para armazenar, os dados importantes estarão mais seguros em uma máquina.

Assim, caso a empresa necessite, terá mais facilidade em encontrar o que é necessário. Para isso basta utilizar um scanner ou o próprio celular para copiar e digitalizar a papelada.

Armazene na nuvem

Seguindo o tópico anterior, a empresa pode optar pelo backup em nuvem. Por conta da sua popularidade, é natural que as empresas passem a utilizar a nova tecnologia para proteger os seus dados.

Dessa forma, além de assegurar as informações, a empresa passará a contar com os seus arquivos independentemente do lugar que esteja. Para isso basta conectar o seu dispositivo, autorizado previamente, e ter uma conexão com a internet.

A autorização serve como meio de segurança para que apenas dispositivos específicos tenham acesso aos dados na nuvem, trazendo maior confiabilidade aos documentos confidenciais da companhia.

Mantenha o sistema atualizado

Outra falha comum nas empresas é a falta de atualização em suas máquinas. Os sistemas contam com diversas vulnerabilidades e, por esse motivo, companhias como a Microsoft e a Apple lançam, periodicamente, atualizações para os seus respectivos sistemas operacionais.

Sabemos o quanto é necessário contar com a segurança da informação, afinal, qualquer descuido, seja pela perda dos documentos físicos, seja por ação de criminosos virtuais, a empresa corre o risco de sofrer grandes prejuízos.

A melhor forma de manter a segurança de dados é contar com recursos tecnológicos em sua companhia. Desde copiadoras para escanear arquivos em papel até programas que contêm segurança online, como o armazenamento em nuvem. Assim, você não só otimiza os processos, mas também torna o seu trabalho mais confiável para os clientes.

Uma empresa que oferece atendimento personalizado pode ser ideal para o seu negócio. Por meio de consultoria, você pode criar processos e metodologias de Gestão Empresarial. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Comentários(0)

Deixe um Comentário