Estratégias de BI: Qual a Sua Importância para a Tomada de Decisão?

Você tem dificuldades em gerar soluções para a sua empresa? Para lidar com a situação, as companhias têm adotado estratégias de BI para melhorar a eficiência na tomada de decisão. Pensando em otimizar os processos internos, os gestores passaram a armazenar informações de suas atividades para melhorar o seu desempenho.

O problema é que o processo, sem uma ferramenta eficiente, necessita cruzar as informações de forma manual, aumentando o risco de gerar resultados inconsistentes. Por outro lado, ao adotar as ferramentas de BI, a equipe passa a contar com dados expressivos para desenvolver ideias relevantes no desenvolvimento de um novo projeto.

Depois de ler o artigo, você saberá como a tecnologia pode melhorar a eficiência nas decisões do seu projeto, mas antes, entenda mais sobre o seu funcionamento.

O que é Business Intelligence?

Basicamente, o Business Intelligence tem como objetivo coletar e organizar uma grande quantidade de informações geradas na empresa. Por meio de análises, a tecnologia gera conhecimento que permite que a equipe tenha acesso a melhores tomadas de decisão.

Assim, no lugar da empresa contar com relatórios cheio de números, o gestor passa a criar estratégias mais eficientes com os dados coletados, tornando mais eficiente o processo de identificar oportunidades.

Qual a importância de adotar estratégias de BI na empresa?

Com o objetivo de melhorar o desempenho, as empresas já utilizam ferramentas para monitorar atividades em diferentes setores. Assim, desde a área de vendas até o feedback coletado pelo cliente passam a fornecer informações relevantes para o gestor.

Ao adotar práticas de BI, a empresa passa a monitorar comportamentos em comum dentro do processo, diminuindo os riscos operacionais, caso alguma decisão seja feita de forma errada.

Quais os benefícios em usar a estratégia?

Sabemos o quanto é complicado para uma empresa investir em uma nova ferramenta. Portanto, veja abaixo quais benefícios você pode obter com a nova tecnologia.

Melhora a tomada de decisões

Nos tópicos anteriores vimos o quanto as informações consolidadas tornam o processo estratégico mais eficiente. Dessa forma, ao entender com maior profundidade os processos internos, o gestor saberá controlar desde o orçamento da companhia até ter uma estimativa do quanto venderá em determinado período.

Assim, a empresa passa a planejar o estoque de forma eficiente em épocas mais movimentadas, eliminando os riscos de não ter quantidade suficiente.

Otimiza os processos internos

Quando surge uma nova tecnologia no mercado, é natural que as empresas pensem em adotar a novidade para ter os seus benefícios. O problema é que a falta de um planejamento pode resultar em custos desnecessários para o empreendimento. Por esse motivo você deve verificar quais são as necessidades da empresa no momento.

Ao usar o BI, a companhia passa a gerar relatórios e indicadores-chave (KPIs) de desempenho. Com os resultados, o gestor terá uma ideia mais clara de quais processos internos apresentam performance abaixo da média e devem ser otimizados.

Possibilita conquistar mais clientes

Depois de entender os processos a serem melhorados, a equipe passa a desenvolver soluções específicas para o problema encontrado. Ao adotar a prática, o grupo diminui a incidência de erros, pois conta com informações consolidadas e confiáveis para executar a atividade.

Para exemplificar, imagine que você precise promover uma nova campanha de marketing. Com o uso da BI, o grupo passa a identificar, com maior precisão, o perfil dos clientes que desejam atingir. Além disso, o processo permite identificar as necessidades para atender a demanda do público. Assim, é natural que o gestor consiga desenvolver estratégias únicas para o povo, tornando mais eficiente o processo para atrair e conquistar usuários.

Entendemos o quanto é importante lidar com os dados, principalmente quando eles são gerados pelos processos internos. A busca por uma solução eficiente tem sido motivo para que as empresas procurem formas mais eficientes para automatizar a tomada de decisões.

Afinal, o comportamento dos consumidores muda com o passar do tempo. Ao monitorar e entender novos padrões, a empresa passa a desenvolver estratégias eficazes para atingir o público-alvo e assim, realizar mais vendas.

E você, tem utilizado as estratégias de BI em sua empresa? Deixe seu comentário no post e compartilhe sua experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?