Veja como usar a tecnologia da informação na logística

Home / Inovação / Veja como usar a tecnologia da informação na logística

Ficou interessado em como usar o melhor da tecnologia da informação na logística da sua empresa? Quer ter uma melhor repercussão? Continue acompanhando o artigo!

Apesar da situação econômica do país, o investimento em automação é fundamental para que as empresas permaneçam fortes no mercado diante da concorrência.

E uma das áreas onde pode ser aplicada é na logística da companhia. Usando um sistema de qualidade, além de gerenciar melhor o estoque e reduzir custos, a empresa consegue melhores resultados na venda e na satisfação do cliente.

Integrar os processos para melhorar os rendimentos

Um dos pontos fundamentais ao utilizar a tecnologia na logística é realizar a integração entre os processos.

Dessa forma, quando o cliente realiza um pedido, por exemplo, o gestor tem um melhor controle daquilo que foi separado dentro do estoque, dá a baixa no sistema verificando sempre a quantidade e por fim, todos os documentos necessários são gerados.

Como é feito por softwares, o procedimento fica bem fluído e, caso seja necessário, consegue suprir a grande demanda e, o mais importante, reduz drasticamente qualquer problema que venha a ocorrer, não necessitando de retrabalho.

Reduzir tempo do ciclo

Com da tecnologia da informação na logistica, há um ganho na produtividade em todo o ciclo desde que o pedido é feito até a entrega do produto para o cliente.

Nisso, o lead time como é chamado, é reduzido. Trazendo um atendimento diferenciado e de qualidade para o usuário.

Garantir a segurança

Com a automatização, além de se prevenir de quaisquer erros cometidos por alguma pessoa, a segurança é muito bem reforçada.

Por ter um sistema cuidando de todo o processo, a possibilidade de ocorrer alguma fraude dentro do procedimento é praticamente nula.

Já que os funcionários não terão acesso às informações da empresa, seja em contato com o fornecedor ou com o próprio cliente, é garantido sigilo total em todas as partes, evitando que quaisquer informações sejam usadas de forma prejudicial a fim de prejudicá-las.

Porém, é necessário um investimento na plataforma correta e de confiança, para que não ocorra vazamento de dados por conta de uma falha de software.

Facilitar o cuidado do estoque

Dentro de uma grande companhia, o gestor deve manter o controle de tudo aquilo que recebe de seus fornecedores e do que é enviado para os consumidores. Para simplificar todo o trabalho, ao aplicar a tecnologia, é possível verificar quais itens possuem mais pedidos e merecem um melhor investimento e aqueles que não possuem muita saída.

Nisso, é praticável ter melhores tomadas de decisões daquilo que deve ser pedido para o fornecedor, melhorar o fluxo de processo ao separar a encomenda, o envio até chegar ao destinatário e caso seja necessário, realizar a troca de um item com avarias por um novo do estoque.

Reduzir custos nunca é de mais

Fazendo uma pequena análise, é fácil encontrar diversos pontos dentro da empresa onde é possível, com pequenos ajustes, reduzir custos de forma inteligente.

Seja transferindo o trabalho manual para um robotizado em tarefas repetitivas para aumentar a performance, ou resolvendo questões tributárias, os gestores devem ficar de olho nesses processos.

Dentro da logística não é diferente. Sabe aquele fornecedor com quem tem contato há bastante tempo? Caso o relacionamento seja saudável, uma negociação para reduzir o preço dentro de certa quantidade é uma ótima ideia para diminuir o custo da empresa.

Caso contrário, é uma boa hora para procurar um novo fornecedor, lembrando-se de sempre entregar manter ou melhorar a qualidade do produto.

Garantir a satisfação tanto do cliente quanto do fornecedor é uma tarefa complicada, mas essencial para não ficar atrás da concorrência no mercado. A utilização da tecnologia da informação na logistica se tornou algo obrigatório dentro de uma boa companhia.

O que achou das dicas? Compartilhe nas redes sociais para que este conteúdo chegue a mais pessoas!

Comentários(0)

Deixe um Comentário