Você sabe o que é CRM? Customer Relationship Management nada mais é do que Gestão de Relacionamento com o Cliente. É uma ferramenta poderosa que facilita o seu processo de locação, a comunicação com o cliente e otimiza, de uma vez por todas, o envio de propostas e contratos.
O sistema CRM para Locação de Equipamentos não é apenas uma lista de contatos e cadastro de clientes. É uma plataforma que possui um processo de relacionamento focado em estratégias e tecnologia para potencializar negociações. É uma gestão que abrange todos os pontos de contato para vendas, marketing, atendimento e pós-venda.
Será que o CRM vai ajudar a vender mais? Se você quer descobrir a resposta e como essa ferramenta é poderosa para quem aluga equipamentos, fique aqui! Essas dicas infalíveis vão ajudá-lo a não perder mais oportunidades de negócios, demorar no atendimento e ficar desatualizado.
No artigo de hoje você vai ler:
- Você usa um sistema CRM para Locação de Equipamentos? Ele está integrado ao seu software de gestão atual?
- O seu sistema CRM gera proposta de forma sistêmica?
- Sente falta de um Funil de Vendas com Temperatura? E a Visibilidade das Propostas de Locação?
- Quais os Indicadores Comerciais mais recomendados e para que servem?
- Como a Gestão a Vista impacta no time e em suas decisões?
Você usa um sistema CRM para Locação de Equipamentos? Ele está integrado ao seu software de gestão atual?
Usar um sistema CRM é chave fundamental para quem deseja estreitar o relacionamento com o cliente e vender mais. Com ele, a sua equipe de vendas consegue gerenciar contatos, saber os status das negociações, funil de vendas, follow-up de chamadas, enviar propostas, saber a situação financeira do cliente etc.
É fundamental que essa gestão esteja integrada com um sistema ERP. Os módulos precisam conversar entre si. Esqueça a ideia de utilizar vários sistemas. Um CRM integrado ao sistema ERP permite que toda a gerência da Locadora seja feita na mesma plataforma. Quer um exemplo prático?
Manoel é gerente de vendas de uma Locadora de Painéis de Led e Equipamentos para Shows e Eventos. Ele precisa saber quais foram os equipamentos locados para a empresa ABCDEFG Festivais e os valores de todos os itens da proposta. Por meio do CRM ele consegue acessar essas informações, uma vez que o sistema é integrado com o módulo de Serviços do ERP.
Todas as informações que Manoel precisa estão no painel de Ordem de Serviço. Assim, ao acessá-lo através do CRM, os dados do cliente são gerados de forma automática. Caso ele precise emitir uma nova Ordem de Serviço para a ABCDEFG Festivais, ele consegue também fazer pelo CRM. Prático, não é mesmo?
O seu sistema CRM gera proposta de forma sistêmica?
Gerar uma proposta de forma sistêmica permite realizar a operação sem ter que recorrer ao preenchimento manual de informações em planilhas e documentos. Muitos CRMs não possuem adequação para gerar propostas. Por meio do sistema CRM para locação de equipamentos integrado ao ERP, os vendedores conseguem emitir propostas de forma rápida, sem sair da plataforma.
Ao configurar uma nova proposta, o sistema traz os dados do cliente cadastrado e, assim, você consegue definir os equipamentos, itens, valores e todas as informações necessárias. Quando emitir a proposta, ela é inserida no pipeline gráfico de vendas. Por ali, o vendedor pode mudar o status e acompanhar o andamento da negociação.
Além de tudo isso, a equipe também consegue gerar o contrato na mesma tela e ainda saber qual a previsão de fechamento desse contrato. Tudo isso na mesma plataforma, onde você ganha agilidade na operação.
Sente falta de um Funil de Vendas com Temperatura? E a Visibilidade das Propostas de Locação?
O Funil de Vendas é um importante e poderoso recurso que te ajuda a enxergar os status das negociações – ao que damos o nome de Temperatura. Ele mostra a porcentagem e os valores totais das propostas dentro de uma temperatura.
Por exemplo, na temperatura negociação quente, você visualiza quais as propostas que estão muito perto de fechar e os valores de cada uma delas. Você ainda pode entender todos os detalhes dessas propostas para saber o que está sendo negociado, quais são os equipamentos, itens e valores.
Agora, temos outra pergunta: você tem condições de dizer, nesse momento, quais foram as propostas perdidas no ano passado e os motivos que levaram a essa perda? No sistema CRM para Locação de Equipamentos você tem essa visibilidade. Nele você consegue ver as propostas passadas e o histórico de chamadas da sua equipe de vendas com o cliente. Com isso, você terá condições de tomar decisões mais assertivas para o processo de melhoria de vendas.
Exemplo do Pipeline Gráfico de Vendas Ótimo Gestor |
Quais os Indicadores Comerciais mais recomendados, e para que servem?
Alguns indicadores comerciais são muito importantes para a gestão a vista do seu time de vendas. Eles servem para mostrar a performance, os resultados alcançados a partir da meta estipulada e o quanto falta para ser atingido. Dessa forma, você tem condições de entender o panorama geral do que está acontecendo e buscar soluções de melhoria para implantar novas estratégias.
Alguns indicadores fundamentais que você precisa avaliar são:
- Ligações: mostra o número de ligações realizadas pelo time e por cada representante de venda. Ele serve para medir o montante feito dentro do mês. Também pode ser dividido em ligações efetuadas, atendidas, perdidas e assertivas.
- Valores: o indicador de valores mostra o quanto foi vendido ou alugado por cada representante de venda, bem como o valor total da equipe, seja por receita recorrente mensal (MRR) ou vendas únicas.
- Leads: mostra o número total de leads gerados dentro daquele período, seja por Inbound Marketing (redes sociais, Google, e-mail, ligações recebidas etc.) ou por Outbound (prospecções ativas dos vendedores).
- Valor de fechamento do período: mostra qual foi o valor total fechado dentro de um determinado período, seja ele semanal, mensal, trimestral, semestral ou anual.
- Controle individual para representante: todos os indicadores pertinentes a cada representante de vendas como o número de leads gerados por cada um, as ligações efetuadas e assertivas, o número de propostas geradas, contratos enviados e vendas.
- Atingimento de meta: indicador que mostra qual a porcentagem atingida, dentro de um período, sobre a meta de vendas. É importante medir, também, as metas de ligações, leads, valores e propostas dos vendedores e equipe.
>> Administração Financeira e o impacto nos resultados de sua Locadora
Como a Gestão a Vista impacta no time e nas suas decisões?
A gestão a vista é um recurso que impacta no time e nas decisões. Por quê? Porque com os números visíveis para toda equipe, cada um pode enxergar o desempenho do time e de si próprio.
O vendedor sabe que seus números estão ali apresentados, logo, terá que dar o melhor de si para que sejam sempre mantidos ou superados, uma vez que a performance individual impacta no todo. Para você, gestor, será possível tomar decisões claras a partir dessa gestão a vista.
Ela permite que você aprimore processos, desenvolva treinamentos e capacitações, converse com seu time e estabeleça novas metas. Tudo será baseado a partir de números reais.
Viu como um CRM para o seu sistema de gestão vai te ajudar a vender mais? Seu processo de relacionamento com o cliente vai estar organizado, com indicadores visíveis, automação na geração de propostas, visibilidade de seus contatos e clientes atuais e potenciais.
Agora que você entendeu a importância de um sistema CRM para Locação de Equipamentos, você até pode acreditar que o uso por planilhas é eficiente, mas imagina o trabalho, retrabalho e inúmeras revisões que são feitas? Ainda mais o risco de falhas, que aumenta quando não se tem algo informatizado.
Que tal você conhecer o Sistema Ótimo Gestor? É uma plataforma ERP, 100% Web, integrada com os principais módulos de uma Locadora de Equipamentos, inclusive com o CRM, que é especialista no segmento de Locações.
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