Em momentos de economia retraída nem sempre é possível investir na aquisição de ferramentas, o que poderia causar um grande impacto ao capital de giro da empresa. No entanto, é possível ter a disposição equipamentos modernos sem a necessidade de comprar, por meio de uma empresa de locação de equipamentos.

Esse serviço acontece quando uma determinada empresa oferece máquinas, equipamentos e ferramentas de trabalho para variados setores. Os aluguéis são indicados para organizações que possuem os profissionais, mas não desejam ou não têm condições de adquirir os equipamentos.

Para quem atua nesse negócio um dos grandes desafios é gerenciar todos os processos envolvidos de forma eficaz. Uma das melhores ferramentas para atingir este objetivo é o sistema ERP. Veja abaixo os seus benefícios para locação.

1. Organização

Se tratando de locação de equipamentos, a organização é fundamental para que todos os processos funcionem perfeitamente. Por isso, a empresa que utiliza um sistema ERP sai na frente. Em termos de organização, o software possibilita:

  • gerar relatórios;
  • elaborar planilhas;
  • controlar e organizar preços, equipamentos e ações;
  • ter acesso as características dos produtos (cor, tipo, tamanho).

Com o sistema ERP esses processos serão realizados com rapidez e sem erros, além de possibilitar se integrar com outros sistemas da empresa.

2. Registro das locações de equipamentos

Se um equipamento for alugado, deve ser feito o registro. Mas, imagine confiar todos os registros na memória ou num pedaço de papel – a probabilidade de algo dar errado é muito grande.

O sistema se mostra essencial também nessa função, pois ele consegue armazenar detalhes de cada operação. Entre outras coisas, o ERP realiza um cadastro completo do cliente e faz um acompanhamento da data de saída até a devolução do equipamento.

3. Controle de estoque

Para que uma empresa de locação possa exercer sua principal atividade é preciso um efetivo controle de estoque. Se não houver equipamento, a empresa não lucrará. E não basta apenas uma supervisão sobre a entrada e saída de equipamentos, também é necessário um acompanhamento sobre os itens de baixo giro para que não se tornem obsoletos e os que possuem alto giro, para que vendas não deixem de ser realizadas.

Assim, o sistema ERP se torna mais uma vez fundamental, pois a ferramenta exerce com eficácia funções como:

  • posição de estoque;
  • criação de relatório com informações sobre mercadorias de baixo e alto giro;
  • geração de inventários.

4. Manutenção

Uma das principais preocupações de gestores de locatários é o gasto com manutenção. De fato, se os equipamentos são os principais bens da empresa, devem receber manutenção corretamente.

Com a opção de guardar informações detalhadas no ERP (como datas, características dos equipamentos e defeitos), o gestor poderá optar por uma manutenção preventiva ou preditiva e evitar que equipamentos fiquem fora de funcionamento por muito tempo.

No vídeo abaixo você vai conferir, de forma completa, porque ter um sistema ERP de gestão integrada com todas as áreas da empresa é o melhor negócio que sua Locadora de Equipamentos pode fazer!

 

locação de equipamentos é uma realidade, pois possibilita que qualquer empresa conte com equipamentos de qualidade sem a necessidade de grandes investimentos. Utilize um sistema ERP no seu negócio, aumento o seu controle, reduza custos e conquiste cada vez mais clientes.

Que tal conhecer o Ótimo Gestor? Sistema especialista para quem vende, aluga e realiza manutenção em equipamentos. Conte com nossas soluções e otimize a gestão da sua Locadora de Equipamentos.

 

SIMULE PLANOS EXCELENTES PARA QUEM É UM

ÓTIMO GESTOR