Afinal, o que é Ordem de Serviço? 

A organização de um negócio é valor insubstituível para o seu crescimento. Manter e criar processos são fundamentais para uma gestão que saiba tudo o que está acontecendo em sua empresa. A ordem de serviço faz parte disso!

O papel de uma OS facilita no controle dos serviços que serão realizados tanto para o cliente quanto internamente, a fim de manter um fluxo de trabalho.

Quer saber mais? Acompanhe tudo no artigo de hoje!

Entenda o que é Ordem de Serviço

A Ordem de Serviço nada mais é do que o documento que formaliza qualquer tipo de trabalho prestado ao cliente. Este trabalho pode ser, por exemplo, a manutenção periódica de um equipamento médico que está locado em um hospital, o envio e/ou retirada de uma impressora em uma empresa ou uma análise preventiva de eventuais falhas.

Lá deverá conter todas as informações levantadas. Por exemplo, quais são os equipamentos envolvidos no processo, quem é o responsável por atender aquele serviço, o histórico dos trabalhos realizados, cliente, endereço, etc.

A Ordem de Serviço mapeia todas as etapas e processos a serem desenvolvidos. Por meio dela, os envolvidos podem ter clara visão dos status do serviço prestado, o que já foi aberto ou encerrado.

Os tipos de Ordem de Serviço

A fim de categorizar os tipos de trabalho a serem realizados, é necessário manter uma OS para cada um deles. Dessa forma, a gestão e controle fica mais organizada no fluxo de trabalho para a realização do serviço:

Dentre os tipos de Ordem de Serviço que existem nós temos:

  • Ordem de Serviço de Locação;
  • Ordem de Movimentação de Equipamento (Entrega/Retirada/Troca);
  • Ordem de Manutenção Preventiva;
  • Ordem de Manutenção Interna (Equipamentos no Parque de Máquinas);
  • Ordem de Manutenção de Equipamentos de Terceiros.

Estes são só alguns dos exemplos que existem, tendo em vista que cada ordem de serviço vai depender do tipo de negócio.

A arte de automatizar o processo de sua OS

Sistemas de gestão empresarial como o da Ótimo Gestor permitem que o trabalho das Ordens de Serviço fique mais fácil e automatizado. Dentro de um único módulo tudo está integrado, como a disponibilidade de técnicos, abertura de OS, relatórios e consultas de ordens de retirada, faturamento – quando emite-se uma ordem de serviço de locação, e até mesmo a disponibilidade de equipamentos.

Além disso, com a tecnologia ao nosso favor, sistemas que possuem um app para mobile permitem que os técnicos preencham a OS de forma digital. Assim, você pode ter acesso imediato aos dados ali preenchidos.

No controle automatizado é possível consultar, também, uma OS por filtros como o tipo de ordem de serviço, a data e o cliente, por exemplo.

Hoje, você conheceu algumas das características que compõem a Ordem de Serviço. Ela é o documento que registra os trabalhos que serão realizados ao cliente, podendo ser classificada de acordo com o tipo de serviço que vai ser executado.

Por isso, automatize o fluxo de trabalho de abertura e gestão das Ordens de Serviço com um sistema ERP como o da Ótimo Gestor, que mantém todos os recursos integrados dentro de um único módulo.

Gostou? Então, compartilhe em suas redes sociais e deixe seu comentário!

Até o próximo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?