Como investir no ESG é bom para os negócios?

O mercado está em constante mudança e este é um fato notório. Uma das tendências em destaque é a resposta que as empresas dão aos desafios da sociedade por meio de ações com enfoque social, ambiental e governamental. Isto é, com práticas que visam mostrar a responsabilidade total – desde os colaboradores e fornecedores até a clientes e a população em geral.  

Diante desse cenário, um conceito que tem ganhado notoriedade é o ESG que, em inglês, significa Environmental, Social and Governance. Em português, Ambiental, Social e Governança, juntos, indicam uma nova forma de integrar práticas sustentáveis aos negócios.  

De forma prática, os critérios ESG atendem às exigências e expectativas do mercado quando as empresas os executam em partes ou em sua totalidade, gerando impacto positivo.  

Com essa agenda em ascensão, empresas de todos os portes e segmentos são incentivadas a estruturar modelos de governança sólidos, dos quais se procedem negócios sustentáveis e que geram impacto social 

Assim, a prática ESG vem crescendo consideravelmente. A UNEP-FI lançou um relatório, em 2004, quando foi proposta a ação sustentável para o mercado financeiro pelo então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, sobre a importância da ESG para a avaliação financeira. Com isso, em 2006 já foram constatados 3 mil signatários que seguem os Princípios do Investimento Responsável (PRI), com ativos sob gestão que ultrapassam USD 100 trilhões.  

No Brasil, a relação dos ODS com os negócios está presente nas grandes empresas. Segundo levantamento realizado com as companhias que fazem parte do ISE, Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, 83% delas possuem processos de integração dos ODS às estratégias, metas e resultados.

(Pacto Global, Rede Brasil)

Neste quesito, o olhar dos investidores para empresas que são comprometidas com a agenda ESG reforça que, cada vez mais, essa atividade ganha espaço e relevância no mercado econômico de investimentos, levando o mundo a mobilizar-se com ideias sustentáveis para as empresas. Isso porque há princípios que vão muito além do conteúdo teórico, culminando nos resultados de longo prazo das empresas a partir deste compromisso que assumem. 

E é por isso que separamos aqui, neste artigo, algumas temáticas propostas pela ESG e como colocá-las em prática na sua locadora, para que ela cresça tanto economicamente quanto em visibilidade junto ao mercado.  

A base da ESG se resume em sustentabilidade e qualidade de vida no mercado e na sociedade.

Temáticas presentes na ESG 

Para o cumprimento de preceitos de investimentos são exigidos alguns princípios da ESG. Porém, algumas temáticas podem ser aplicadas por empresas de qualquer porte. Entre elas, destacam-se:  

  • Diversidade 
  • Inclusão e equidade 
  • Mudanças climáticas 
  • Governança, ética e integridade nas relações 
  • Qualidade de vida dos colaboradores em tempos de pandemia 

Essas pontuações levam a um consenso geral de como as empresas precisam refletir sobre tais assuntos, bem como de buscar ferramentas sustentáveis visando a melhora da qualidade de vida de colaboradores e clientes.  

Quando falamos de locadoras, mais especificamente, o conceito sustável já é elucidado. Isso porque os produtos são utilizados por mais de uma pessoa ou empresa, diminuindo a necessidade de produção e consequente descarte logo após o uso.  

Porém, como adotar essas práticas propostas da ESG no dia a dia da minha empresa?  

Como falado anteriormente, as práticas propostas pela ESG não se limitam apenas às grandes empresas. 

A ESG pode ser considerada como um sinônimo de boa gestão e de mitigação de risco, o que não deixa de valer para qualquer empresa, desde as que estão começando agora até para as gigantes do mercado. Por isso, é importante praticá-las para apoiar um mundo mais sustentável, bem como solidificar a sua marca no mercado 

Para que sua empresa invista nas práticas propostas pela ESG, é necessário ter mente que essas visões de desenvolvimento são a longo prazo. Ou seja, para que seu negócio esteja a par de todas o conteúdo teórico, é necessário um tempo para adaptar-se a tais hábitos que, resumidamente, baseiam-se em:  

  • Uso consciente de produtos e serviços;  
  • Conseguir captar consumidores mais conectados às marcas e seu propósito;  
  • Refletir como inserir o seu negócio dentro de uma geração que está mais engajada com questões ESG e que as incorpora em sua filosofia de investimentos e de consumo;  
  • Ter uma discussão qualificada sobre diversidade, equidade e inclusão no ambiente de trabalho e sociedade. 

Além de outras ações cotidianas que visam o meio-ambiente e campanhas ecológicas para que haja cada vez mais investidores ativos no seu negócio, ou uma clientela fiel as ações sustentáveis propostas em sua empresa.  

E por que a ESG é tão importante?  

Sabendo das práticas necessárias para colocar os princípios da ESG no seu negócio, você pode estar se perguntando a real importância desse conteúdo dentro do mercado. 

Para que fique claro os benefícios que a ESG é capaz de incorporar em sua empresa, um relatório assinado pela PwC afirma que até 2025, 57% dos ativos de fundos mútuos na Europa estarão em fundos que consideram os critérios ESG, o que representa US$ 8,9 trilhões, em relação a 15,1% no fim do ano passado. Além disso, 77% dos investidores institucionais pesquisados pela PwC disseram que planejam parar de comprar produtos não ESG nos próximos dois anos.  

Não só no âmbito de investimentos, há também uma pesquisa realizada pela Economist Intelligence Unit (EIU) afirmando que as pesquisas na internet por produtos sustentáveis tiveram crescimento de 71% nos últimos cinco anos.  

Ou seja, nos dois cenários propostos acima, a implementação de ideias sustentáveis dentro das empresas serão cada vez mais viabilizados pela geração de consumidores e investidores.  

Por isso, a Ótimo Gestor adota práticas sustentáveis e incentiva os seus clientes a partir de um software completo para a melhor gestão de sua empresa. Além de um sistema que atende diversos nichos dentro do mercado, para que você não fique para atrás em suas vendas e qualidade de produtos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?