Aprenda a faturar serviços com a Nota Fiscal de Serviço

Como gestor de sua própria locadora já teve dificuldade em entender como funciona a emissão da Nota Fiscal de Serviço? Se a resposta foi SIM, saiba que não está sozinho.  

Para evitar problemas futuros e estar em conformidade com as normas, as movimentações contábeis de um negócio devem ser enviadas e informadas aos órgãos governamentais competentes e seguir as legislações vigentes. A Lei Nª 8.846 reforça que todos os negócios devem realizar essa prestação de contas e que a Nota Fiscal é o modo mais frequente de fazê-la.  

Por isso, entender como funciona o faturamento da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe) é imprescindível. E é isso que vamos te mostrar nesse post.  

 A nota fiscal é um dos documentos mais importantes para uma empresa. Ela tem como objetivo registrar as operações de compra e venda de produtos ou serviços, além de também ser usada para recolher os impostos decorrentes dessas transações comerciais, como o ISS e ICMS (no caso de empresas não cadastradas no Simples Nacional). [Contabilizei] 

 Para começar, devemos entender o que é a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. Ela é um documento que comprova a prestação de serviços. Os serviços podem ser realizados a partir de pessoa jurídica ou entre empresas, dando ênfase nos profissionais autônomos e liberais.  

Criada para ser gerada em ambientes online – daí ser chamada eletrônica -, facilita os processos durante a efetuação da transação. Neste formato digital, a emissão e o armazenamento são realizados eletronicamente no sistema da cidade ou Estado em que a sua locadora está cadastrada.  

Porém, muitos gestores ainda não entenderam como fazer este faturamento de serviços a partir da Nota Fiscal de Serviço, o que pode acarretar implicações contábeis para os negócios.   

Assim, você vai aprender como realizar esse faturamento para não haja mais dúvidas!

Conheça os formatos de Nota Fiscal de Serviço 

Antes de explicar passo a passo para realizar o faturamento com a NFSe, vamos te mostrar quais são os três tipos de notas mais utilizados por essa ferramenta. Veja quais são:  

  • Nota Fiscal (NF): Este formato é mais utilizado pelo atacado, varejo, lojas e e-commerce porque registra a venda e a compra de produtos. 
  • Nota Fiscal de Serviços (NFS): Neste modelo de prestação de serviços, estão incluídos profissionais autônomos, como agências de publicidade, desenvolvedores de software, cabeleireiros, médicos etc. 
  • Nota Fiscal do Consumidor (NFC): Esta nota fiscal substitui o modelo físico de cupom fiscal, com isso, ela é emitida na venda direta ao cliente, como no caso do varejo. 

Além dos três destacados, há dois modelos de notas fiscais que são: 

  • Eletrônico, com a emissão e armazenamento feita somente pelo computador. 
  • Tradicional, que é a nota emitida em papel, com todas as informações preenchidas manualmente.  

Uma vez que a gestão da sua locadora é feita por um software integrado, realizar a emissão de NFSe de forma online é o mais indicado, pois reduz o tempo e os erros.  

5 passos para emitir NFSe 

Gerar Faturamento de Serviços com Nota Fiscal de Serviço

Assista o passo da emissão com o time da Ótimo Gestor  

  • Verifique qual é a Nota que você deseja emitir 

Faça um levantamento de qual nota você deseja emitir. Assim, divida-as entre as demandas do seu negócio. Lembre-se de que, como explicado no tópico anterior, a NF-e é para produtos, a NFS-e para serviços, e a NFC-e para vendas diretas ao consumidor final. Os processos variam de acordo com a atividade atribuída para cada uma.  

  • Faça o cadastro no Governo 

Para realizar o procedimento de emissão da Nota Fiscal, é necessário se credenciar a sua locadora nos órgãos competentes da sua Cidade ou Estado.  

Portanto, verifique a sua atividade e siga os passos:   

  • NF-e deverá realizar o cadastro na Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ). 
  • Para emitir NFS-e, o cadastro é feito na Prefeitura do seu município. 

Após saber qual será a Nota Fiscal, o cadastro pode ser feito de forma virtual no órgão competente. São exigidos documentos, tais quais contrato social da empresa e CPF/RG do responsável.  

  • Adquira o certificado digital 

O certificado digital garante a validade jurídica das notas fiscais eletrônicas. Ele funciona como uma assinatura digital e você pode adquiri-lo junto às Autoridades Certificadoras credenciadas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), como a Caixa Econômica Federal, Serasa Experian, Receita Federal e SERPRO.  

  • Tenha um software emissor  

Para emitir da forma correta a Nota Fiscal, faz-se necessário um software emissor, e ele pode ser de graça como a versão oferecida pela Sefaz, ou uma versão própria adquirida pela empresa.  

Um exemplo é a Ótimo Gestor, que oferece um software completo e inteligente para uma transação mais rápida entre empresas. Além de integrar todas as áreas de negócios, dando visibilidade completa do seu negócio em um dashboard 

  • Por fim, emita suas Notas Fiscais 

Após seguir os passos anteriores, você já está pronto para emitir sua Nota online. Para isso, preencha os seguintes dados conforme o segmento de seu negócio:  

  • Nome/Razão social, CPF/CNPJ, endereço, e-mail e telefone do comprador do produto ou tomador de serviços 
  • Data da emissão (competência) 
  • Natureza da operação (tributação no município ou fora, isenção, exigibilidade suspensa, etc.) e local da transação 
  • Código da atividade da empresa 
  • Valor da transação e de eventuais seguros, fretes, descontos e outras despesas 
  • Impostos como ICMS e ISS 
  • Dados do transportador, se houver 
  • Quantidade, preço e porcentagem de tributos dos produtos ou serviços 
  • Descrição detalhada dos produtos ou serviços. 

 Agora, já entendeu porque é importante e como emitir Nota Fiscal! Com essas dicas oferecidas pela Ótimo Gestor, você terá muito sucesso nas suas transações online durante o pagamento de seu serviço.  

Conheça o nosso software completo e inteligente para facilitar o faturamento de serviços com Nota Fiscal de Serviço e que te dá a posição financeira da empresa em tempo real.  

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?