Controle de equipamentos: o que fazer para aumentar a eficiência?

Processos organizados, estabelecidos e com acompanhamento constante das atividades aumentam a produtividade e os resultados. Por isso, quando falamos de um Controle de Equipamentos maduro, profissional, eficiente e automatizado, nós estamos falando de economia de tempo, serviço com excelência e organização.

Imagine que o André é gerente de uma empresa que aluga geradores de energia para eventos de grande porte. Todo o controle de seu maquinário ainda é feito em planilhas e de forma manual, às vezes por meio do olhômetro.

Essa forma de controle o atrapalha em sua gestão e não permite ter um acompanhamento efetivo do que realmente está disponível ou locado. Um erro de lançamento na informação atrapalha todo o monitoramento dos equipamentos.

Se você tem essa mesma dificuldade em controlar seus equipamentos e precisa de uma vez por todas aumentar a qualidade desse trabalho, acompanhe o artigo de hoje. São dicas importantes que você precisa saber para ter uma gestão de equipamentos muito mais funcional.

Melhore a gestão de seus ativos

Para melhorar a gestão dos ativos de sua Locadora de Equipamentos, é importante que você saiba exatamente quantos equipamentos estão disponíveis e onde eles estão locados. Nessas horas, planilhas e listas desatualizadas podem atrapalhar seu acompanhamento, aumentando o número de erros e dificultá-lo no momento de fazer uma venda ou locação.

Logo, é importante contar com um recurso necessário que é a Disponibilidade de Patrimônio dentro de um sistema de gestão. Ele vai te ajudar a ter um melhor controle em seu maquinário, podendo controlá-los pelo volume total, número de série ou lote. Assim, você pode reduzir o número de erros e ter um maior controle em suas próximas locações.

Faça a manutenção preventiva

É melhor prevenir do que remediar, já dizia o famoso ditado popular. Por isso, despenda tempo e invista seus esforços para manter o bom funcionamento de seus equipamentos. Dessa forma, seu custo com a troca por um aparelho novo pode ser compensado quando você previne futuros danos. Você ainda os mantém por mais tempo!

Por mais que reparos e manutenções corretivas serão necessárias vez ou outra, a preventiva evita que o seu equipamento pare no meio do trabalho de seu cliente, por exemplo.

Rastreie seus equipamentos

Ter o controle da movimentação de todos os seus equipamentos é fundamental! Assim, é possível criar processos e garantir a qualidade dos serviços para manutenções, gestão dos ativos e recursos do maquinário.

Para isso, é importante você registrar e identificar seus equipamentos para criar um painel de rastreabilidade eficiente. Você também pode associar a rastreabilidade de seus equipamentos com as Ordens de Serviço, podendo checar quais as ordens que foram abertas e para qual contrato, por exemplo.

Contrate um sistema de gestão para o Controle de Equipamentos

Não há como desassociar o controle de equipamentos da tecnologia. Até porque, contar com um software de gestão é necessário e não mais um diferencial. Se você quer mesmo ter qualidade, eficiência e descomplicar de uma vez por todas a sua gestão, considere essa opção!

Com um ERP você pode automatizar todos os processos que foram listados acima e garantir mais confiabilidade das informações. O sistema informatizado lança as informações mais próximas do real.

No Sistema Ótimo Gestor, por exemplo, existe uma tela específica de Disponibilidade de Equipamentos. Você consegue visualizar um calendário de todos os equipamentos que estão disponíveis e locados, as quantidades e o local de locação. Além disso, você consegue enxergar e gerenciar as próximas locações, sabendo exatamente as ações que devem ser tomadas.

Para profissionalizar e melhorar os resultados do controle de equipamentos da sua Locadora, siga essas dicas. Gerencie seus ativos e faça o rastreamento de seus equipamentos de forma completa e eficiente. Mantenha também um calendário periódico de manutenções preventivas e automatize os processos para garantir mais assertividade com o uso do software de gestão.

Conheça o Sistema Ótimo Gestor e faça parte das empresas que descomplicam sua gestão com um sistema 100% Web e especialista em Locação de Equipamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?