A Economia da Recorrência nada mais é do que é um modelo de negócio que tem como principal objetivo o pagamento de assinaturas mensais em troca de um serviço, produto ou bem.
O foco é na experiência e no acesso! O novo modelo de negócios tem revolucionado as relações comerciais, permitindo que empresas dos mais variados segmentos democratizem o acesso a seus serviços, gerem uma receita mensal recorrente e potencializem o faturamento.
O livro, a Era do Acesso, de Jeremy Rifkin, publicado em 2000, fala justamente da transição do conceito de propriedade para o acesso a bens e serviços, em que a sociedade não vai mais comprá-los para tê-los como propriedade, mas, sim, pagarem pelo acesso e uso durante o período que desejar.
Sua Locadora de Equipamentos está preparada para o modelo da Economia da Recorrência? Você sabe o que esse modelo realmente significa e como ele impacta a vida das pessoas? Como usar esse conceito a favor da sua empresa e crescer com as novas possibilidades das relações comerciais?
Acompanhe tudo o que você precisa saber sobre a Economia da Recorrência.
Neste artigo você vai ler:
- Entenda o que é a Economia da Recorrência
- A Economia da Recorrência democratiza o acesso a serviços
- Empresas que crescem e enxergam oportunidades
- A Locação de Equipamentos e a Economia de Recorrência podem andar juntas
- A inovação também é recorrente
Entenda o que é a Economia da Recorrência
A Economia da Recorrência nada mais é do que é um modelo de negócio que tem como principal objetivo o pagamento de assinaturas mensais em troca de um serviço, produto ou bem. Focada na experiência, a oferta desse tipo de conceito tende a ser de alta qualidade por um preço acessível, pagando a mensalidade pelo tempo que desejar.
O exemplo mais conhecido e famoso quando falamos de recorrência é a Netflix. A plataforma de streaming audiovisual permite que os seus milhões de assinantes tenham acesso a uma grande variedade de filmes, séries e documentários.
O conceito mudou a forma de consumo e como as pessoas usufruem daquilo que é oferecido. As empresas que trabalham com a Economia da Recorrência prezam pelo serviço de alta qualidade aliado com a experiência do usuário.
Como a inovação e as atualizações de bens e serviços são constantes e muito rápidas, não vale mais à pena o consumidor adquirir, por um único valor, um bem para ter em sua posse, que ficará obsoleto muito rápido e não será mais usado. A vantagem agora é usufruir de algo por um determinado tempo e ter acesso a produtos e serviços modernos.
A Economia da Recorrência democratiza o acesso a serviços
Uma das grandes vantagens da Economia da Recorrência é a democratização dos serviços por preços mais acessíveis. O cliente consegue ter acesso a uma oferta de alta qualidade, como já falado no tópico anterior.
Para o lado do gestor, esse modelo de negócios permite maior controle da previsão no recebimento dos pagamentos. Com o MRR (Monthly Recurring Revenue), em tradução livre – Receita Recorrente Mensal, é possível controlar exatamente as contas a receber e, dessa forma, realizar cobranças pontuais dos seus clientes. Assim, a inadimplência diminui, podendo estabilizar o seu fluxo de caixa e capital de giro.
Além disso, com a Economia Recorrente, não é preciso fazer contratos ou criar processos burocráticos. A adesão ao serviço pode ser mais simples, trazendo comodidade para o cliente, rapidez nas negociações e, dessa forma, ajudar na escalabilidade. O desafio, sobretudo, é o aperfeiçoamento constante dos seus produtos e serviços, a fim de entregar a melhor experiência possível ao usuário final.
Empresas que crescem e enxergam oportunidades
Os exemplos de sucesso dentro do modelo da economia da recorrência são vários que podemos listar. Por exemplo, a rede de academias Smart Fit facilitou o acesso das pessoas aos exercícios físicos em uma academia, com equipamentos de alta qualidade e outros serviços inclusos dentro do plano escolhido. Tudo por um preço acessível e pagamento de assinatura mensal.
A Ótimo Gestor também é um exemplo concreto de sucesso no modelo de economia da recorrência. Nossa plataforma SaaS (Software as Service) permite que os locadores de equipamentos tenham um sistema ERP completo, integrado, especializado e que permita a escalabilidade do negócio, tudo por meio de uma assinatura mensal, de acordo com o plano de usuários que deseja contratar. Hoje, nossa solução contempla mais de 5 mil usuários em todo o Brasil.
Mas o modelo da economia da recorrência não se limita apenas às empresas de tecnologia. Tantos outros segmentos podem se beneficiar desse modelo. Hoje em dia é possível até alugar apartamentos por uma assinatura mensal, sabia?
Logo, com isso tudo, será que não é possível que esse modelo seja aplicado na sua locadora de equipamentos?
A Locação de Equipamentos e a Economia de Recorrência podem andar juntas
Respondendo à pergunta do tópico anterior: Sim, é possível! A resposta não poderia ser outra, tendo em vista que a economia da recorrência pode ser aplicável a diversos segmentos e negócios que desejam ofertar seus serviços por assinatura. Com a Locação de Equipamentos não é diferente.
Vamos a um exemplo prático?
Marcela é CEO de uma Locadora de Equipamentos Audiovisuais como, por exemplo, câmeras, iluminação etc. Ela possui toda a estrutura formada para fazer suas locações. Emite contratos, faz a gestão das ordens de serviço, trabalha com a rentabilidade de contratos e equipamentos, além de automatizar a área de faturamento.
Entretanto, Marcela pretende construir um plano com pagamento de assinaturas mensais para seus clientes, a fim de mantê-los ativos em sua carteira, mesmo após a venda ou locações dos equipamentos. Assim, ela conseguirá gerar receita à empresa por meio de serviços que serão acrescidos.
Existem alguns caminhos que podem ser descobertos. Por exemplo, a fim de manter a experiencia de seus clientes positiva com o manuseio dos equipamentos audiovisuais, Marcela decidiu ofertar uma assinatura de manutenção preventiva mensal aos clientes que alugarem ou comprarem os equipamentos. Dessa forma, essa oferta garante que esses equipamentos nunca tenham problemas e fiquem sempre monitorados, garantindo uma performance maior do uso e do trabalho.
Trazendo a recorrência para o sistema de gestão, com o módulo do contas a receber fica ainda mais fácil estruturar e gerenciar todos os pagamentos a serem recebidos mensalmente dos serviços adicionais das vendas e locações.
A inovação também é recorrente
Com o entendimento das novas oportunidades das relações comerciais, ficou fácil de entender onde a economia da recorrência está chegando. Se você ainda pensa que sua Locadora de Equipamentos não pode transformar a oferta de seus produtos e serviços, e oferecer a melhor experiência para seus clientes, é importante refletir sobre a readequação do modelo de negócio para os novos tempos.
A Ótimo Gestor está aqui para te ajudar! Nosso sistema de gestão é 100% especialista no segmento de Locação de Equipamentos, trabalhando em conjunto com o locador desde o atendimento até a recorrência das assinaturas.
Precisa integrar a sua gestão e quer estar preparado para a Economia da Recorrência? Fale com nossos especialistas, tire suas dúvidas e veja como chegar mais longe com uma gestão potencializada com Ótimo Gestor – sistema que entende de Locação, Venda e Manutenção de Equipamentos.
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