5 erros a evitar na implantação do ERP

Quando uma empresa decide implantar o ERP, ela procura otimizar a administração de suas operações e, com isso, ter um controle maior e mais efetivo dos dados pertinentes aos negócios. No entanto, é preciso ter muita atenção para que alguns erros não sejam cometidos com a implantação do sistema.

Vale lembrar que ao instalar o ERP de maneira incorreta, a sua empresa pode pôr a perder todo o projeto que visava ao sucesso da melhoria de seu sistema de gestão. Para fugir deste risco e outros que impactariam em seu negócio, veja os 5 erros na implantação de ERP que devem ser evitados.

1º Não estabelecer um planejamento detalhado

Tudo que se refere ao desenvolvimento e à melhoria operacional de uma empresa deve ser tratado com total planejamento. Afinal, somente com os detalhes acerca da real necessidade da empresa é que se pode saber o porquê da implantação do ERP. É imprescindível que se analise a situação operacional da corporação para que os gestores saibam identificar quais pontos precisam ser trabalhados, assim como a utilidade que o software pode representar para o desenvolvimento da empresa. Detectar os problemas de forma integral é estar perto da solução ideal para os seus negócios.

2º Deixar os funcionários à parte da implantação do ERP

Quando uma empresa precisa implantar um ERP, é sabido que a decisão deve ter partido de um planejamento detalhado. Em sendo assim, os principais gestores, peças-chave para os assuntos corporativos, precisam estar inteirados acerca do novo sistema de gestão. Lembre-se que o trabalho em equipe é essencial para o sucesso dos negócios.

Deixá-los de fora da instalação do ERP empresarial é o mesmo que não compartilhar informações com os principais colaboradores. Uma das consequências dessa omissão é a possível falta de conhecimento dos gestores quanto às operações e processos do sistema.

Por isso, é importante informá-los e colocá-los dentro da estratégia, para que eles também possam analisar e traçar metas que só trarão benefícios para a gestão da empresa.

3º Não capacitar os funcionários para o novo sistema

Assim como deixar os colaboradores por dentro dos benefícios e das funções do ERP, outro detalhe importante é oferecer capacitação devida para a nova ferramenta. Estabeleça um treinamento adequado para que seus colaboradores entendam o sistema. Não treiná-los é como abrir mão do investimento.

4º Não dar tempo ao tempo

Todos sabem que tempo é dinheiro e que esta velha máxima apresenta dois caminhos. No caso da instalação do ERP empresarial, esperar pelo tempo necessário pode ser a melhor solução. É ter paciência para esperar pelo retorno. O sistema é essencial para empresas que desejam otimizar os processos operacionais, mas é importante lembrar que o ERP não faz mágicas e também precisa de tempo para mostrar todos os seus  benefícios.

5º Não contar com especialistas

Sempre tenham em mente que os especialistas em sistema de gestão são os únicos que podem auxiliar a sua empresa em alguma questão que se refira ao software. Afinal, um programa tão complexo só pode ter a coordenação e acompanhamento de quem entende do assunto, que saberá lidar com os processos e outras demandas surgidas no decorrer da operação do ERP.

Evite esses erros descritos para ter pleno sucesso com a instalação de ERP no seu negócio, bem como a utilização.

ERP ONLINE – PAGUE QUANTO ACHA QUE VALE

Com o ERP Ótimo Gestor, após a nossa implantação você escolhe o quanto vai pagar pelo software, de acordo com o atendimento das suas necessidades de gestão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?