Gestão a Distância: 6 dicas práticas para sua Locadora de Equipamentos

Sua equipe está em Home Office? Como sua Locadora de Equipamentos está lidando com a Gestão a Distância? Diante da pandemia do novo Coronavírus e das recomendações do governo para o isolamento social, as empresas que estão em home office podem estar vivenciando essa experiência pela primeira vez!

Entretanto, para se ter uma ideia, em 2018, já trabalhavam de casa 3,8 milhões de pessoas, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), resultado da alta informalidade no país.

Se para você, gestor, está sendo um grande desafio trabalhar a distância e manter a gestão remota da sua Locadora, confira 6 dicas práticas e fundamentais para organizar seu processo operacional, manter a comunicação fácil com sua equipe e acompanhar os resultados. Acompanhe!

Estabeleça metas diárias, semanais e mensais

Com a gestão a distância, é importante reforçar a adoção das metas diárias, semanais e mensais. Quantas vendas e locações serão desenvolvidas no período? Quais são as ferramentas e estratégias a serem utilizadas para rastrear meus equipamentos, por exemplo? Como medir as entregas e resultados?

É importante que você, gestor, elabore um plano estratégico, tático e operacional. Estabeleça com cada colaborador uma lista de atividades a serem desenvolvidas e elenque as prioridades. Viabilize as ferramentas necessárias para o trabalho e mantenha a comunicação constante para acompanhar os resultados.

Destaque a importância do uso de indicadores para monitorar esses resultados. As ferramentas de gestão são grandes aliadas para você monitorar como está o fluxo financeiro da empresa, as vendas e locações, o faturamento, as ordens de serviço em aberto, os equipamentos disponíveis e que estão locados, entre outros indicadores fundamentais.

>> Indicadores de Gestão: quais os mais importantes para sua Locadora?

Fortaleça os canais de comunicação

A comunicação em uma gestão a distância deve ser ainda mais reforçada para se aproximar da equipe e gerenciar seus técnicos externos. Ela deve ser usada como troca de informações necessárias entre os colaboradores para tomadas de decisões e feedbacks a respeito dos indicadores de performance, a fim de auxiliar quais os pontos que devem ser melhorados e também elogiar aquilo que foi alcançado.

Considere facilitar a comunicação e utilize ferramentas que sejam fáceis e acessíveis a todos. Plataformas unificadas de comunicação para empresas, videoconferências, chats são exemplos a serem usados pelas equipes.

Faça reuniões e fixe uma agenda

Um Ótimo Gestor é aquele que estabelece rotinas e acompanha os resultados e indicadores periodicamente. Defina dias e horários pontuais para reunir o seu time por videoconferência. Monte uma pauta para os encontros e faça um roteiro para que a reunião siga um norte. Estabeleça perguntas, levante questões técnicas e permita que cada um apresente o que conseguiu realizar, bem como os resultados alcançados até o momento. Além disso, seja transparente sobre as medidas e estratégias adotas pela empresa para os próximos dias.

Dessa forma, você consegue se organizar e tomar decisões baseadas nas reuniões, além de abrir oportunidades para motivar seu time. O seu papel de líder é estar junto da sua equipe e oferecer o suporte que precisar. Ouça-os a respeito dos desafios e incentive-os, a fim de que se sintam motivados e confiantes para passar pela situação da melhor maneira possível.

Adote plataformas em nuvem para gestão

Imagine que você precise cadastrar um novo contrato de locação, emitir boletos, verificar se o equipamento X está disponível, controlar os chamados de seus clientes. Como fazer tudo isso sem um sistema de gestão? Ou, caso você tenha um sistema e ele possua um servidor local, como faz para acessá-lo se não estiver na empresa? Por isso que o sistema em nuvem é fundamental para quem precisa trabalhar remotamente!

Pensar em facilidades e evitar retrabalhos desnecessários nesse momento são sinônimos de produtividade e resultados.

Amadureça a gestão da sua empresa e reúna todo os processos gerenciáveis e operacionais em uma única plataforma. Dessa forma, você centraliza e não precisa trabalhar com vários sistemas e planilhas no excel.

O Sistema Ótimo Gestor, por exemplo, possibilita que as áreas da empresa estejam todas integradas e a plataforma ser acessada remotamente, quando e onde quiser. Basta uma internet de boa qualidade e um dispositivo (notebook, computador, smartphone ou tablet).

Escolha um ambiente de trabalho adequado

É importante procurar um ambiente agradável e adequado para suas tarefas profissionais. Evite o sofá e cama. Procure estabelecer-se em uma mesa com cadeira para apoiar seu notebook ou computador, e aquilo que mais for necessário para sua atividade profissional.

Procure uma iluminação adequada e evite interrupções das outras pessoas. Caso você não tenha um ambiente específico para trabalhar, acomode-se em um local que não tenha distrações. Realmente, o fator do local faz toda a diferença para sua produtividade e desempenho.

Incentive seus colaboradores e motive-os

Certamente este é um tópico importante, uma vez que pela ausência de interação presencial, por vezes o colaborador pode se sentir sozinho. É fundamental que você, gestor, ofereça treinamentos, capacite seus profissionais e entenda seus pontos a serem melhorados. A união de uma equipe, nesse momento, é fundamental para que a empresa siga diante das turbulências.

Siga essas práticas e mantenha uma rotina com horários agendados. Estabeleça as metas a serem cumpridas e acompanhe os indicadores por uma plataforma de gestão como o Ótimo Gestor, que permite ter uma gestão à vista de todas as áreas de sua Locadora, automatizar os processos e ser 100% Web, reduzindo custo e tempo. Dessa forma, a Gestão a Distância fica mais fácil de ser realizada.

Quer conhecer o Sistema Ótimo Gestor, facilitar o trabalho Home Office e ainda ajudar na gestão completa da sua Locadora de Equipamentos? Agende uma conversa com nossos consultores hoje mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?