Indicadores de Gestão: quais os mais importantes para sua Locadora?

“O que pode ser medido pode ser melhorado” já dizia o pai da administração moderna, Peter Drucker (1909/2005). O que isso significa? Que identificar e monitorar os Indicadores de Gestão da sua empresa é fundamental para saber se ela está no caminho certo. As metas que foram estipuladas estão sendo alcançadas?

Os números não mentem! A partir deles você pode determinar o que pode ser melhorado ou mantido a partir de alguns indicadores fundamentais, a fim de manter e aumentar a performance corporativa.

No artigo de hoje você vai conferir os indicadores mais importantes que você deve adotar na gestão da sua empresa. Conheça para que servem cada um deles para sua empresa.

Indicadores de Gestão Econômicos

O estudo e acompanhamento da macroeconomia é fundamental para identificar como os resultados regionais impactam diretamente sobre a sua empresa. Por meio desses números você, gestor, é capaz de decidir se a sua Locadora de Equipamentos deverá realizar mais investimentos ou cortar gastos a partir da inflação, movimentação de mercado e taxas de câmbio, por exemplo.

Alguns dos indicadores econômicos para ficar de olho são a Taxa de Referência, Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e entre outros.

Indicadores de Gestão Financeiro

Os indicadores financeiros são essenciais para mapear e verificar como está a saúde financeira da sua empresa. Por meio deles você pode observar se os seus contratos estão sendo rentáveis, como está a lucratividade e liquidez de suas vendas, além de realizar metas e previsões baseadas no cenário atual.

Nos Indicadores de Gestão Financeira você pode observar o fluxo de caixa previsto e realizado, o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), contas a pagar e receber, giro de estoque, ponto de equilíbrio, liquidez, margem de contribuição e faturamento.

Indicadores de Gestão de Produtividade

Este indicador é fundamental para mensurar o quanto sua empresa está sendo produtiva, em termos de operações e entrega dos produtos aos seus clientes, dentro de um período de tempo determinado. Por meio dos Indicadores de Gestão de Produtividade você pode medir se a sua empresa está sendo eficiente ou não. Além disso, o quanto de recursos (tempo, mão de obra, insumos) estão sendo empregados para gerar um produto ou serviço.

Vamos a um exemplo prático: suponha que você deseja monitorar a equipe comercial da sua Locadora de Equipamentos Audiovisuais. Qual o tempo gasto e o esforço para adquirir um novo cliente? Qual a quantidade de contatos e agendamentos feitos? Quantos leads foram gerados pelos trabalhos de marketing? Os resultados estão sendo satisfatórios?

Tudo isso você precisa levar em consideração para mensurar se a sua equipe de vendas está sendo produtiva.

Indicadores de Gestão de Qualidade

Os Indicadores de Gestão de Qualidade são necessários para identificar se o seu produto/serviço atendeu a expectativa de seu cliente e o quanto ele trouxe de benefícios para o consumidor final. 

Com ele você pode verificar se os processos internos da sua empresa podem ser melhorados, aprimorados ou mantidos para gerar ainda mais produtividade e qualidade. Além disso, é possível verificar como é possível utilizar seus recursos da melhor forma possível, a fim de melhorar o serviço prestado.

Indicador para Análise de Investimentos

Quanto sua Locadora de Equipamentos tem investido em recursos, pessoas e ferramentas para aumentar os resultados e a lucratividade? Esse indicador vai mostrar justamente para qual área será necessário aportar, reduzir ou até mesmo cortar certos investimentos.

Você será capaz de observar, também, como serão distribuídos esses investimentos nas áreas da sua empresa. Para isso, existem duas terminologias importantes que ajudarão você a entender e direcionar seus investimentos, sendo elas:

  • CAPEX – siga em inglês de Capital Expenditure, que nada mais é do que investimentos que são realizados para adquirir bens para a empresa como, por exemplo, equipamentos, móveis, etc.
  • OPEX – siga em inglês de Operational Expenditure, que significa a aquisição e investimentos em operações terceirizadas e serviços como, por exemplo, plataformas de gestão.

É fundamental monitorar os Indicadores de Gestão para entender a sua empresa. Mais do que mostrar números, dados ou deixar somente visível, você, no papel de gestor, deve traduzir o que aqueles dados mostram. Crie ações estratégicas para tomar o rumo certo!

O Sistema Ótimo Gestor é o seu aliado na hora em que você precisa ter os principais relatórios da sua empresa. Tudo de forma automatizada, fácil e em uma única plataforma! Dados reais, gestão descomplicada e organização para criar ações mais assertivas.

Conheça a solução Ótimo Gestor e saiba como podemos ajudá-lo a alavancar ainda mais a sua gestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?