Inteligência Artificial e Outras Tendências Tecnológicas para PMEs

Cada vez mais acessível, e não mais considerada uma exclusividade das grandes corporações, a Inteligência Artificial é uma tecnologia que já está disponível para todo e qualquer tipo de empresa.

Sua aplicação no ambiente de trabalho pode trazer uma série de vantagens, resultando, de uma forma geral, na otimização dos processos, do tempo, dos recursos gastos na execução das atividades, e também na melhora das tomadas de decisão.

Neste artigo, vamos abordar além da Inteligência Artificial, as outras tendências tecnológicas para as PMEs. Se você quer aumentar as suas vendas e fazer crescer o seu negócio, não perca a leitura!

O que é a Inteligência Artificial (IA)?

De modo claro e objetivo, a Inteligência Artificial é o termo utilizado para descrever um conjunto de softwares que possui uma capacidade não apenas de pensar como nós, mas também de: aprender, perceber, raciocinar e decidir.

Criado em 1956 por John McCarthy, um cientista da computação estadunidense, a IA foi definida na ocasião como a ciência das “máquinas pensantes”.

Como ela pode ser utilizada nas PMEs?

No que corresponde a sua utilização nas pequenas e médias empresas, ela pode ser incorporada em praticamente todos os setores da organização, incluindo:

  • logística;
  • comercial;
  • marketing;
  • comunicação;
  • recursos humanos;
  • financeiro.

Sob um olhar mais amplo, a Inteligência Artificial proporcionará ganhos de eficiência e a obtenção de informações próximas à exatidão. Nesse sentido, um dos pontos a destacar é a automação dos processos, a qual contribui para:

  • o aumento da produtividade;
  • a redução de custos;
  • a padronização dos serviços;
  • a melhora da qualidade;
  • o monitoramento dos resultados.

Quais são as outras tendências tecnológicas a considerar para as PMEs?

Conforme prometido, falaremos um pouco sobre as outras tendências tecnológicas para as PMEs. Dentre elas, as principais são:

Chatbots

Também chamados de assistentes virtuais, os chatbots são capazes de assumir diversas responsabilidades, sendo normalmente direcionados para os campos dos serviços de atendimento.

Blockchain

Termo que está cada vez mais evidente devido à ascensão das criptomoedas, o Blockchain se resume a um sistema que permite o compartilhamento de acesso às informações, apresentando um altíssimo grau de confiabilidade.

Seu objetivo é a descentralização dos dados como medida de segurança. Por esse motivo, há quem o considere como um “protocolo de confiança”.

Impressoras 3D

Excelentes para a prototipagem dos produtos e a produção de pequenos lotes voltados para as personalizações ou as demandas sazonais, as impressoras 3D também já são uma realidade para as organizações de pequeno porte.

Internet das Coisas

Conectar ao mundo online os mais variados tipos de equipamentos, móveis, eletrodomésticos e utensílios pessoais: estamos falando da Internet das Coisas, uma tecnologia que está vindo para dominar.

Realidade Virtual e Aumentada

Desenvolvidas para alterar a maneira como interagimos como o nosso próprio ambiente, a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada possibilitam inúmeras formas de engajar o público, expandindo os horizontes no que diz respeito à experiência do cliente.

Para concluir, é importante deixarmos bem claro que se você realmente quiser se destacar no  mercado, é fundamental investir em soluções tecnológicas para que elas otimizem os processos e te auxiliem nas decisões.

Se você gostou deste artigo sobre a Inteligência Artificial, curta e acompanhe a nossa página no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?