Use o estoque do seu fornecedor! Já ouviu falar em cross-docking?

O mundo das vendas ganha mais um componente que promete ser uma tendência no comércio, além de impulsionar o seu negócio com uma gestão inteligente. Você sabe o que é cross-docking e em que consiste tamanha evolução no escoamento de seus produtos? Confira abaixo como sua empresa pode contar com esse processo.

Cross-docking e a diminuição considerável dos riscos de estocagem

O cross-docking é uma prática que tende a diminuir os riscos de perda gerados por um estoque mal administrado. A intenção aqui não é desmerecer a função que a estocagem desempenha, mas alertar sobre as potenciais iminências que um estoque cheio, que não libera todos os produtos em tempo hábil, pode causar. E tal situação é mais comum que se pode imaginar.

Não é surpresa para ninguém o fato de muitos produtos se perderem na estocagem por ocasião do prazo de validade.  Aliás, é possível que as mercadorias sofram alguma avaria ocasionada por acondicionamento irregular ou algum incidente no local do estoque, como uma goteira, por exemplo. Lembrando que o estoque ainda pode ser muito útil para alguns segmentos de mercado, principalmente grandes empresas.

Como o cross-docking atua?

A atuação do cross-docking procura impedir o desperdício e os riscos de perda ou avarias de mercadorias, mas não para por aí. Outra função do cross-docking consiste em tornar mais ágil o e-commerce de sua empresa, por exemplo.

Para reforçar as informações, é importante dizer que o cross-docking não utiliza a estocagem tal como ela é concebida. O processo (cross-docking) é um redirecionamento imediato ao comprador. Há que se considerar, portanto, que as mercadorias podem demorar apenas de um a três dias antes de seguir para o destino.

No entanto, é imprescindível que você gestor e sua equipe conheçam a fundo sua clientela e os produtos. Se o seu caso for a comercialização de produtos perecíveis, por exemplo, é aconselhável que se use o cross-docking para evitar o que já mencionamos anteriormente (desperdícios e avarias).

Benefícios do cross-docking

– Maior agilidade nas vendas;

– Utilização satisfatória de espaço físico;

– Menor possibilidade de perdas de produtos;

– Impulsiona as estratégias Just-in-time;

– Outros.

O que não pode faltar para o sucesso do cross-docking de sua empresa?

Para que haja a eficiência esperada de seu negócio, baseada no processo do cross-docking, é necessário que sua empresa obtenha um ERP online excelente que possibilite a administração de produtos. O ERP é um sistema de gestão que impulsiona o controle dos recursos disponíveis para sua equipe e clientes. Através dele, suas vendas ganham um grande aliado.

controle de estoque

Contudo, é preciso escolher um sistema que faça jus à importância de seus produtos. O ERP da Ótimo Gestor é ideal para  sua empresa, pois ele fornece todas as informações pertinentes aos seus produtos.

Embora o cross-docking estabeleça a importância do tempo mínimo de um produto em estoque, é bem verdade que um sistema de gestão de estoque é indicado até mesmo para um local que o utilize (cross-docking). Afinal de contas, nada mais seguro que conhecer a fundo a disponibilidade de mercadoria de sua empresa, mesmo que tal objeto fique por pouco tempo acondicionado nas dependências de sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?