Toda empresa que deseja alavancar o negócio precisa se adequar a novas ferramentas. Muito tem se falado sobre ERP e CRM. No entanto, você saberiam dizer ou apontar as diferenças entre ERP e CRM? Não se preocupe, temos a resposta que você precisa. Contudo, vale lembrar um pouco sobre como a informatização pode ser útil para sua empresa.

Informações detalhadas em suas mãos

A enorme vantagem de se adotar essas ferramentas na gestão de seu negócio é a disponibilização de softwares que auxiliarão a gerência de dados. O tempo dos bloquinhos de anotação e da planilha já passou. Agora, a tendência é a adoção de programas que apenas acrescentarão mais qualidade aos serviços de sua equipe.

Onde utilizar o ERP?

O ERP (Enterprise Resource Training) é muito útil em gestão interna. A ferramenta é destinada para a administração de áreas mais amplas, como o RH, a área financeira, área de produção, contabilidade, estoque e por profissionais da logística.

É importante ressaltar que uso do ERP é muito comum em empresas maiores (médio e grande porte) porque é preciso um programa que lide muito bem com a complexidade das operações (entrada e saída de dinheiro, fluxo financeiro em geral).

E o CRM?

O CRM (Costumer Relationship Management) é mais específico e é um grande parceiro de profissionais que atuam no campo da venda, do marketing e do relacionamento entre a empresa e o cliente. É importante lembrar que o CRM também pode e deve ser usado pelos gestores que pretendem estabelecer planejamentos que pretendam melhorar os índices do negócio.

Contudo, o CRM não é somente usado por administradores das respectivas áreas, mas pelos vendedores também.  É importante lembrar que o CRM é um componente de peso no registro de informações que antes ficavam restritas aos blocos de anotações e planilhas, correndo risco de se perderem.

Para esclarecer de vez

Embora ambas as ferramentas possam trabalhar juntas na mesma empresa, é importante esclarecer aos leitores as diferenças mais pontuais entre o ERP e o CRM. Enquanto o primeiro atua na gestão de custos, o segundo trabalha na administração de vendas.

Semelhança nos benefícios

Embora o ERP e o CRM apresentem suas diferenças, é inegável que as tecnologias se aproximam quando o assunto é vantagem para empresas. Um dos pontos principais que podemos citar aqui é a dinamização do serviço. Além disso, há outras:

  • Informações importantes em tempo hábil;
  • Organização da informação de forma que auxilie gestores e equipes;
  • Trabalhos informatizados e com garantia;
  • Sistema de gestão que confia aos gestores informações sigilosas;

Onde encontrar ERP e CRM?

Em um lugar que trabalha com essas ferramentas e leva a garantia de excelentes sistemas de gestão empresarial. A Ótimo Gestor é o local mais indicado para você adquirir o seu ERP e um CRM de qualidade.

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Lembre-se!

Independente de qual for a necessidade de sua empresa, nunca se esqueça que as tecnologias ERP e CRM podem ser um grande auxílio no desenvolvimento de seu negócio.