R2B e R2C definem os modelos de negócio

*Por Sérgio Bueno, CEO da Ótimo Gestor 

B2C e B2B são conceitos conhecidos e utilizados pelo mercado. Mas desta mudança de consumo surgem novas nomenclaturas para indicar esses padrões: R2C e R2B.  

Para entendê-las, contextualizamos B2C, que é a venda para o consumidor o final, e o B2B, referente aos negócios entre empresas.  

Entretanto, foi-se o tempo em que esse modelo era tido como o negócio do futuro. Agora é a hora da troca da aquisição pelo uso por um período determinado, ou seja, a locação de produtos e serviços. Movimento este que ganha cada vez mais força, crescendo 10,76% ao ano, segundo a Reuters.  

Vivemos um processo em que as pessoas passam de compradoras para locatárias de produtos e serviços. Os recursos disponíveis vão desde a locação de equipamentos de obras até o de eletrodomésticos e mobiliário. Neste cenário, a internet funciona como uma ferramenta que facilita ainda mais o segmento da locação, já que é possível fazer as reservas de maneira 100% online.   

É nessa mudança de comportamento que os conceitos de R2C (Rental-to-Consumer) e R2B (Rental-to-Business) são consolidados. Eles seguem as mesmas linhas do B2C e do B2B, mas atrelados ao e-rental, uma tendência da nova economia. 

No R2C são alocados equipamentos de informática, eletrodomésticos, residências, entre outros produtos. Enquanto no R2B podem ser alocadas além de grandes máquinas para obras, equipamentos hospitalares, geradores de energia, outsourcing de impressão e informática para empresas ou até uma plataforma para o controle dos aluguéis como serviço.  

Seguindo os avanços tecnológicos e a fluidez das relações e transações, a procura por locação tem sido impulsionada, principalmente pela nova geração de consumidores, os quais não se deparam mais com um mercado de oportunidades e relações estáveis. A cultura da internet chegou para tornar tudo mais dinâmico. Visto isso, os produtos e serviços tendem a se adaptar e são diversos os cases inovadores e de sucesso na área de locação apresentados. Ao mesmo tempo, começamos a utilizar o R2C e R2B, que chegaram para revolucionar a economia, em detrimento dos tradicionais B2C e do B2B. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?