O Coronavírus e suas consequências são um fato! Em tempo de crise, a preocupação toma conta dos trabalhadores e empreendedores. O Covid-19 é um caso sério que assolou o mundo e abalou as estruturas econômica dos países, incluindo o Brasil.

Entretanto, essa é uma fase que vai passar! E quando passar, novos hábitos nos processos de trabalho vão ter surgido, pois sua Locadora pode aproveitar o momento para se reinventar e se adaptar. Mas, sobretudo, é necessário se planejar e prever os próximos meses, estabelecendo metas dentro das possibilidades e contar com a tecnologia nesse momento.

Convidamos você nesta leitura, porque acreditamos no otimismo! Queremos compartilhar com você, gestor, quais as estratégias que a sua Locadora pode adotar para driblar a crise e retomar seu crescimento com mais rapidez. Acompanhe!

Reduza custos e renegocie despesas

Esse é o momento ideal para você reduzir os custos que são possíveis de serem cortados. Renegocie com fornecedores e aumente o prazo do pagamento. Caso tenha dívidas, negocie com o banco para estender o prazo ou ajustar o valor. Leve em consideração as despesas de maior significância e corte aquilo que, neste momento, pode ficar de fora temporariamente, sem que prejudique o andamento da Locadora.

Você ficou sabendo, por exemplo, que o governo aprovou a prorrogação do pagamento de tributos por seis meses para quem faz parte do Simples Nacional? Dessa forma, se a sua Locadora se encaixa nesse regime, vale considerar para a gestão financeira desse momento. Ah, e lembre-se de evitar gastos desnecessários que possam comprometer seu fluxo de caixa. Planeje-se, preveja cenários e se antecipe dos problemas. Agora é hora de cautela!

Preveja cenários dos próximos meses

Faça a análise e coloque na ponta do lápis todas as despesas e receitas previstas nos próximos três meses. A partir da situação atual, como vai estar o faturamento da sua Locadora nesses próximos meses? Quais são os custos a serem reduzidos? Será necessário demitir ou contratar mais gente? E os investimentos, o que faço com eles?

Essas e mais perguntas devem ser feitas para ter a melhor projeção possível. Faça reunião com todos os envolvidos para chegarem na melhor conclusão. A partir do cenário estabelecido, estabeleça metas e estratégias para reverter a situação e a previsão negativa.

Aceite a realidade do momento

É de fundamental importância aceitar o momento atual. Como diz o ditado: “não adianta tapar o sol com a peneira”. Mas, isso não significa que não há mais jeito ou que você tenha que assumir uma posição pessimista. Muito pelo contrário – o momento exige uma gestão consciente sem desespero ou gastos desnecessários que podem gerar problemas em seu caixa no futuro.

Converse com todos que estão na linha de frente da empresa e comunique seus colaboradores sobre a posição e atualizações. Estabeleça metas dentro do que é possível no momento e motive a equipe para que a produtividade também não caia e, dessa forma, todos saiam ganhando!

É o momento de ajudar seu cliente

Compreenda que o país inteiro passa por um momento de instabilidade, e seus clientes também apresentam dificuldades nesse momento. Nessa hora é importante ajudar e compreendê-lo! Mostre soluções e informações sobre como ele pode sair da crise e entenda as dificuldades deles nesse momento. Ofereça, caso seja possível, condições especiais de pagamento ou descontos.

Coloque a tecnologia a seu favor

A tecnologia é aliada nesse momento. As ferramentas certas e necessárias vão oferecer um enorme suporte para tomadas de decisões e organização dos seus equipamentos, vendas e locações. É importante lembrar que a crise vai passar. Estruturar-se agora, dentro das possibilidades, poderá garantir um retorno mais rápido!

Por exemplo, gerenciar os indicadores da empresa em tempos de crise é fundamental para observar os números e resultados. Com uma ferramenta de gestão integrada com todas as áreas da empresa, você consegue extrair relatórios precisos e toma decisões muito mais assertivas sobre o cenário atual e os próximos.

O exemplo mais prático é o fluxo de caixa previsto, que mostra as contas a receber dentro de um determinado período. Sem perdas de tempo para filtrar informações, por exemplo! E o que não se pode perder em uma crise é tempo!

Os desafios existem e são uma realidade. O que não dá para acontecer é ficar parado e se desesperar. Crie estratégias em tempos de crise e planeje-se pensando em curto, médio e longo prazo. Preveja os cenários, ajude seu cliente nesse momento e adote uma ferramenta de gestão como o Ótimo Gestor, que vai ajudar a sua Locadora a se estruturar e retomar mais rápido.

Gostou desse artigo? Precisa de ajuda para gerir sua Locadora nesse momento atual? Entre em contato com o Ótimo Gestor e veja como podemos lhe auxiliar!