Como funciona a Gestão de Processos para Locadoras?

Home / Dicas de gestão / Como funciona a Gestão de Processos para Locadoras?

Uma coisa todos nós precisamos concordar: uma Locadora, independente da sua estrutura, número de funcionários e fluxo de caixa precisa de gestão de processos. Ou melhor, vamos mais longe ainda, toda empresa para crescer necessita de uma base estruturada.

Quando o empresário não consegue estruturar sua empresa, organizar os processos e fazer uma boa gestão, qual a consequência? Ineficiência, desorganização e falta de resultados.

A empresa até pode conseguir crescer no início com falta de gestão, mas depois que cresce, os problemas começam a aparecer. Eles se tornam os piores pesadelos dos empresários que deixaram chegar neste ponto.

Portanto, neste artigo, vamos explicar para você como funciona a gestão de processos para Locadoras, com o intuito de não deixar a sua empresa começar a operar sem estrutura, gestão e desorganizada. Vamos lá!

Afinal, como funciona a gestão de processos para Locadoras?

O primeiro ponto para entender como funciona a gestão de processos é conhecer para o que serve e por que sua empresa precisa.

Segundo Gart Capote, autor de 5 livros relacionados ao universo da Gestão por Processos, a gestão de uma empresa está totalmente atrelada a identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio.

Identificar

Neste pilar você identifica quais são os problemas e entende porque eles estão acontecendo. Por exemplo, se os contratos da Locadora estão chegando para o cliente final com erros, por qual motivo isso está acontecendo?

Podemos dizer que esse é o ponto chave e um dos mais importantes, pois a partir do momento que conseguimos identificar o que está causando problemas, chegamos mais facilmente na solução.

Desenhar

Depois de identificar qual o problema, chegou o momento de desenhar o caminho para a solução. Muitas vezes o problema pode ser facilmente corrigido, outras vezes a solução é um pouco mais complexa, e precisa de mais tempo.

Independente de qual forma o problema, nesta etapa é necessário desenhar o que sua empresa precisa fazer para contorná-lo.

Executar

Chegou a melhor parte, é hora de partir para execução! Você já identificou o problema, conseguiu pensar em uma ação para resolvê-lo, ou seja, está com o queijo e a faca na mão!

Vamos supor que você identificou um problema na gestão de contratos da Locadora, ok? A partir daí pensou em uma ação: organizar todos os contratos da empresa com um sistema automatizado e totalmente focado nessa solução.

Depois disso, fez a contratação dessa ferramenta e começou a executar para que o problema não aconteça mais.

Documentar

Depois da execução, não pense que acabou! Agora é a etapa de documentar: quais foram os resultados? Os erros pararam de acontecer? Se sim, perfeito! Se não, por quê? Responda todas as perguntas e deixe sempre tudo documentado!

Medir

Você também precisa medir os resultados para ver se a solução que pensou está de acordo e vem trazendo sucesso para o negócio.

É importante analisar se o problema foi solucionado e qual retorno a Locadora teve com isso.

Monitorar

Em todo o processo a partir da execução é importante monitorar. Você precisa saber o que está acontecendo, se a solução que pensou foi a melhor ou se existe ainda mais ações para aplicar e acabar com os problemas na gestão de processos da sua Locadora.

Controlar

É importante também que você tenha controle das ações, do que está acontecendo e de em qual momento está as melhorias aplicadas para a gestão de processos. Quanto mais informações você tiver, menores serão as chances de erros permanecerem acontecendo.

Portanto, atenção! Esteja no controle!

Melhorar

Depois de seguir todas as etapas, é importante também lembrar de sempre melhorar. O resultado foi positivo da sua ação? Sensacional! Mas, o que poderia ser feito para melhorar ainda mais a gestão de processos da sua Locadora?

Pode ser que no momento você não pense em nada, mas saiba que sempre existe um ponto de melhoria, ou seja, algo para otimizar e melhorar ainda mais os resultados da Locadora.

Se você gostou deste artigo, não esqueça de assinar nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do nosso blog, combinado?

Comentários(0)

Deixe um Comentário