Automação do processo de cobrança: entenda a importância!

Home / Sistemas de Gestão Empresarial / Automação do processo de cobrança: entenda a importância!

A automação do processo de cobrança é uma ótima alternativa para as empresas se adaptarem a nova realidade do mercado e às consequências das sucessivas crises econômicas mundiais.

Além disso, trabalhar o relacionamento com o cliente é essencial. Em uma época de grande influência das redes sociais, é importante saber se comunicar. Afinal, basta uma palavra mal colocada para causar um grande impacto negativo.

Diante dessa importância da automação, neste artigo, apresentaremos as vantagens da estratégia e como você pode colocá-la em prática na sua empresa.

Quais as vantagens de automatizar o processo de cobrança?

Confira, logo abaixo, alguns exemplos das diversas vantagens da automação de processos.

Maior controle financeiro

Manter o controle financeiro, por si só, já é um grande desafio para qualquer empresa. São pagamentos, recibos, relatórios e outras diversas questões que demandam muita atenção.

Com a automação, a maior parte dessas tarefas será feita de forma automática. Assim, o departamento financeiro passa a ter maior facilidade na geração de boletos e acompanhamento de números.

Mais simplicidade

Quando a empresa está no começo, as tarefas de criar, emitir, enviar e checar boletos de cobrança podem não ser muito cansativas. Porém, quanto maior o número de clientes, maior a exigência de dinamismo e assertividade.

A verdade é que, hoje em dia, é praticamente impossível manter um sistema de cobrança em um negócio profissional sem a inclusão da tecnologia. A simplicidade é a tônica do serviço e isso faz com que a taxa de acerto também aumente naturalmente.

Redução de custos

Como explicado, as tarefas que envolvem controle financeiro e de cobranças são inúmeras. Para que todas as etapas recebam cobertura e atenção necessárias, seria preciso um número considerável de colaboradores.  E um cenário assim só aumentaria os custos da empresa.

Mas como não é possível excluir as atividades, a melhor maneira de conter os gastos é automatizando os processos. Assim, a empresa consegue realizar o mesmo serviço e até aperfeiçoá-los sem precisar onerar a sua folha de pagamento.

Melhor relacionamento com os clientes

A verdade é que ninguém gosta de ser cobrado. Ainda que a empresa esteja no seu direito, a cobrança pessoal ou por telefone é sempre um constrangimento. E o intuito sempre deve ser manter o relacionamento com o cliente após a quitação do débito.

Nesse ponto, a automação também se mostra bastante eficaz. Com a possibilidade de realizar uma comunicação de forma discreta, a empresa demonstra profissionalismo em uma situação tão delicada e ainda consegue fazer isso com vários clientes ao mesmo tempo.

Como pode ser realizado o processo de cobrança automatizado?

Agora que você já conhece as vantagens da automação de processos de cobrança, veja algumas formas de realizá-la na sua empresa.

SMS de cobrança

Normalmente, os SMS aparecem imediatamente na tela dos celulares. Isso faz com que a maior parte das mensagens seja lida pelos usuários. Você pode utilizar a ferramenta para enviar avisos sobre datas de pagamento próximas ou mesmo pedidos de acordos.

Boletos por e-mail

Essa opção não apenas é eficaz como um sistema de cobrança, mas também é vantajosa em termos de custos. Quando a empresa envia o boleto por e-mail, ela permite que o cliente realize o pagamento com maior facilidade, por meio de aplicativos de celulares, por exemplo.

Além disso, nenhuma impressão precisa ser feita quando essa estratégia é adotada, evitando gastos com papel ou gráfica indiretamente ainda ajuda o meio ambiente.

Boletos online

A opção online oferece quase todas as vantagens da operação por e-mail, com a diferença de que a implantação de uma plataforma pode ser bem mais atrativa para os clientes.

Com um sistema online, o serviço fica muito mais interativo e profissional. Isso ajuda muito no relacionamento com o cliente e facilita bastante o gerenciamento por parte da empresa.

Enfim, com a automação do processo de cobrança a sua empresa só tem a ganhar. Em um mundo cada vez mais tecnológico, manter uma gestão calcada no passado pode ser bastante prejudicial para qualquer negócio. Então, analise as informações apresentadas e mude, agora mesmo, a forma de cobrança da sua empresa.

Gostou do post? Não deixe de conferir o nosso artigo sobre a diferença de nota de serviço ou recibo de locação. Até a próxima!

Comentários(0)

Deixe um Comentário