4 Vantagens em Adotar o ERP para Pequenas e Médias Empresas

Você se pergunta qual a melhor maneira de lidar com tantas tarefas em sua companhia? Para resolver a questão, o uso de ERP para pequenas e médias empresas pode ser a sua solução!

No início de um negócio, o gestor pode contar com ferramentas básicas como uma planilha para manter o controle de sua empresa, seja financeiro ou organização da companhia. Porém, com o crescimento, é natural que você contrate funcionários e tenha que cuidar de um número maior de documentos do empreendimento, movimentação financeira ou organizar o estoque.

O problema é que a planilha deixa de ser uma ferramenta produtiva com o tempo, podendo trazer problemas de inconsistência de dados. Por esse motivo, o investimento em ferramentas como o ERP se torna indispensável para o empreendedor.

Quer saber mais? Continue acompanhando o nosso artigo!

Saiba o que é ERP

Basicamente, um sistema ERP tem como objetivo fazer a gestão de diferentes processos dentro de uma empresa. O software liga rapidamente diferentes áreas em um único sistema para agilizar os processos de toda a organização.

O programa pode atuar em áreas como: contabilidade, recursos humanos, marketing, compras, logística e estoque, por exemplo.

Veja os benefícios

Agora que temos uma ideia do processo, veja alguns benefícios do sistema:

1. Melhore a segurança

Mesmo com as normas da empresa, em relação à exposição de dados confidenciais, alguns colaboradores podem querer tirar proveito da situação. Agindo de má-fé ao utilizar as informações para benefício próprio, o ERP surge como opção para trazer segurança para o empreendimento.

Como as tarefas são automatizadas, a necessidade de um funcionário operando em algumas atividades mais restritas é substituída pelo software, evitando o risco de ter uma pessoa observando os dados sigilosos. Caso você precise contar com um colaborador para atuar em um setor restrito, o sistema de gestão saberá quem foi o responsável pelo monitoramento, sendo mais fácil encontrar o suspeito, caso algum problema aconteça.

2. Tenha flexibilidade

Como o sistema não tem um formato padrão, o gestor pode encomendar um ERP que atenda às necessidades únicas para a sua pequena ou média empresa.

Caso a empresa tenha alguma mudança em algum setor, o empreendedor pode solicitar uma adaptação para atender as novidades implantadas no negócio. Dessa forma, você não precisa adquirir o software novamente, trazendo maior flexibilidade para o seu negócio.

3. Aumente a produtividade

Para ter melhores resultados em seu empreendimento, as empresas precisam contar com a produtividade das equipes. A ferramenta se torna necessária principalmente para atender uma grande demanda, onde os funcionários precisam realizar muito esforço para produzir o resultado necessário, em menor tempo possível.

Por esse motivo, o gestor deve usar o ERP para melhorar o fluxo de trabalho. O sistema se mostra eficiente na automação de processos, substituindo trabalhos manuais e repetitivos, realizado por pessoas anteriormente, pelos softwares de gestão. O processo se torna mais rápido, melhorando a produtividade de todos os setores da companhia.

4. Reduza os custos

Como gestor, você deve procurar diferentes maneiras de reduzir os custos da empresa, como buscar formas de realizar as atividades de forma prática, sem interrupções e diminuir a ocorrência de erros e atrasos. Com o uso do programa, todo o sistema fica interligado. Os colaboradores não precisam se preocupar em transferir informações entre diferentes sistemas de forma manual.

Desse modo, as chances do usuário errar são nulas, pois o processo se torna automático, não precisando se preocupar com custos gerados pelo retrabalho.

Outra forma de reduzir os custos é buscar qual a melhor maneira de utilizar os colaboradores. Como dissemos, o sistema automatiza as tarefas manuais da corporação, deixando os funcionários responsáveis pela antiga atividade disponíveis para atuar em outras áreas da companhia. Evitando o gestor de lidar com os custos para dispensar o funcionário, que costumam ser bem altos.

Para obter melhores resultados no empreendimento, você deve contar com tecnologias que busque não apenas melhorar a produtividade dos funcionários, como também aumentar a segurança das informações. Como resultado, o empreendedor pode reduzir drasticamente os custos da companhia.

E você, sabia o quanto o ERP para pequenas e médias empresas pode fazer a diferença nos resultados? Assine a nossa newsletter e receba mais artigos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?