Aprenda Como Contratar um Software de Gestão

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um software de gestão que pode integrar todas as atividades e setores da sua empresa em um só programa. Assim, todos os seus processos, controle de vendas, contas a pagar, folhas de pagamento, gerenciamento de impostos, controle de estoque, análise de desempenho e metas podem ser feitos em um só lugar.

Com esse tipo de solução, você pagará as contas em dia, poderá acompanhar a performance dos colaboradores, saberá o quanto tem disponível para um determinado investimento e também vai ajudar o setor de vendas a descobrir quais mercadorias têm mais saída. Já dá para ter uma ideia do quanto sua vida será facilitada com esse sistema, não é mesmo?

Está interessado? Então, continue lendo este post para aprender como contratar a melhor solução para o seu negócio. Boa leitura!

Documente seus objetivos para encontrar o software de gestão ideal

Antes de dar início à análise de opções disponíveis no mercado, determine os objetivos para a implantação do software na sua empresa e documente tudo. O que você espera dele? Como ele deveria funcionar? Quais são os inconvenientes que você pretende solucionar com o ERP?

As respostas obtidas serão essenciais para que você escolha o programa ideal. Além disso, sempre considere as metas, definindo um tempo para a implementação. Levantar esses fatores antes de contratar um fornecedor o ajudará a adquirir uma solução que atenda às demandas do seu empreendimento.

Mapeie os processos internos

Para que você consiga adaptar o software ERP às atividades e especificidades de sua empresa, é imprescindível que você mapeie todas as operações internas do seu atacarejo. Esse tipo de registro deve ser exposto para todos os fornecedores que você estiver negociando.

Alguns sistemas são mais versáteis do que outros, portanto, é essencial que esses detalhes também estejam nesse mapeamento. Ao adequar o orçamento disponível com as capacidades de cada fornecedor, você conseguirá encontrar a melhor solução para a sua realidade.

Busque referências

Muitas marcas que comercializam sofwares de gestão contam com websites atrativos e profissionais bem treinados. É óbvio que isso é bom, mas tente avaliar a lista de clientes e conversar com alguns deles para pedir referência. Afinal, quem já utiliza pode falar quais são os pontos positivos e negativos do sistema.

Procure uma solução móvel

Se você e seus funcionários trabalham em campo, ou seja, fora das dependências da empresa, os sistemas mobile podem agilizar as atividades. Assim, você pode utilizar o seu celular ou tablet para gerenciar dados e enviá-los instantaneamente para a sede, fazendo a integração de informações.

Nem precisamos insistir que vale a pena considerar essa opção, não é mesmo?

Considere o suporte técnico

Suporte é fundamental quando falamos de software de gestão, principalmente nas primeiras etapas de implementação. Mesmo que você escolha um sistema simples e intuitivo, algumas dúvidas e necessidade de dicas para executar melhores práticas podem surgir ao longo do processo.

Por isso, escolha uma marca que esteja sempre disposta a dar respostas e em um prazo de tempo reduzido. Isso fará toda a diferença.

Realize o orçamento

Apesar de alguns ERPs terem um excelente custo-benefício, é necessário ter uma estimativa de orçamento. Assim como qualquer compra que seu empreendimento realiza, o ERP precisa ser compatível com o seu planejamento financeiro.

Assim sendo, solicite o preço a partir daquilo que precisa ser feito antes dos procedimentos de implementação — considerando compra de versões, treinamentos, infraestrutura prévia e etc.

E então, aprendeu como contratar um software de gestão para sua empresa? Aproveite essa oportunidade e entre em contato conosco, acessando nosso site. Nós, da Ótimo Gestor, elaboramos sistemas para automatizar, desburocratizar e inovar processos de acordo com as suas necessidades. Venha conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?