“Coloca na nuvem!” “O arquivo está na nuvem”! “Todos os processos são realizados em nuvem”! Ouvimos com bastante frequência essas expressões, não é? Em artigo anterior, já definimos e explicamos o que é o Cloud Computing! Hoje vamos mostrar quais são as 5 vantagens do Cloud Computing para as empresas.

Confira!

   1. Elasticidade

No mundo digital que vivemos hoje e as possibilidades que nele existem, há inúmeros recursos que ajudam a facilitar a nossa vida. E quando falamos em computação em nuvem, estamos falando justamente de facilidade.

Uma das vantagens do Cloud Computing para as empresas é a possibilidade de redimensionar o armazenamento e o processamento do servidor em nuvem.

Isso pode ser feito de acordo com a demanda e a necessidade para guardar mais ou menos dados. Com isso, não é preciso interromper o servidor ou sistema para fazer quaisquer alterações ou manutenções. Tudo é feito em tempo real.

   2. Acesso a qualquer lugar do mundo

Essa também é uma das grandes vantagens do Cloud Computing. Acessar os seus dados de qualquer lugar e a qualquer hora permite mais liberdade e flexibilidade. O gestor da empresa, por exemplo, que tem um sistema ERP hospedado em nuvem, pode acessá-lo a qualquer hora de sua casa, trabalho, viagem, etc.

Basta ter um dispositivo (computador, tablet, smartphones, etc.) e uma boa conexão de internet. Pronto! É só acessar o sistema de forma rápida e fácil.

   3. Centralização das informações

Com o Cloud Computing, é possível armazenar seus arquivos e dados dentro de um único lugar, sem a necessidade de separar em diferentes softwares. Assim, as informações se mantêm organizadas. 

A partir disso, com a entrada de novas informações você mantém tudo integrado e evita a desorganização e falha como perdas ou dados ocultos.

   4. Redução de Custos com Infraestrutura

Para acontecer de forma 100% online, empresas que utilizam a computação em nuvem não precisam se preocupar com custos de estrutura em servidores locais. O provedor da solução é quem cuida da manutenção e das atualizações.

Desta forma, a empresa concentra esforços e tempos nas atividades que vão gerar mais produtividade e agilidade dos seus processos.

   5. Segurança do Cloud Computing

A segurança é fator primordial em empresas que utilizam o sistema em nuvem. Os dados e informações armazenadas são criptografadas. Os provedores do Cloud Computing contam com uma equipe de especialistas dedicada ao assunto que adotam as melhores práticas para manter um ambiente seguro e dedicado.  

Além disso, o sistema de computação em nuvem também mantém garantida a recuperação dos dados caso exista alguma falha de interrupção de energia, por exemplo. São realizados backups periódicos que possibilitam o restauro das informações quando necessário.

Essas são só algumas das muitas vantagens que o Cloud Computing oferece! Cada vez mais a tendência é a evolução tecnológica com a computação em nuvem, inovação e as melhorias de processos para garantir eficiência às empresas e comodidade aos consumidores.

O Sistema ERP da Ótimo Gestor é hospedado em nuvem, garantindo mais praticidade, facilidade e segurança aos seus usuários!

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seu comentário!

Até o próximo!