5 vantagens do Cloud Computing que você precisa saber 

“Coloca na nuvem!” “O arquivo está na nuvem”! “Todos os processos são realizados em nuvem”! Ouvimos com bastante frequência essas expressões, não é? Em artigo anterior, já definimos e explicamos o que é o Cloud Computing! Hoje vamos mostrar quais são as 5 vantagens do Cloud Computing para as empresas.

Confira!

   1. Elasticidade

No mundo digital que vivemos hoje e as possibilidades que nele existem, há inúmeros recursos que ajudam a facilitar a nossa vida. E quando falamos em computação em nuvem, estamos falando justamente de facilidade.

Uma das vantagens do Cloud Computing para as empresas é a possibilidade de redimensionar o armazenamento e o processamento do servidor em nuvem.

Isso pode ser feito de acordo com a demanda e a necessidade para guardar mais ou menos dados. Com isso, não é preciso interromper o servidor ou sistema para fazer quaisquer alterações ou manutenções. Tudo é feito em tempo real.

   2. Acesso a qualquer lugar do mundo

Essa também é uma das grandes vantagens do Cloud Computing. Acessar os seus dados de qualquer lugar e a qualquer hora permite mais liberdade e flexibilidade. O gestor da empresa, por exemplo, que tem um sistema ERP hospedado em nuvem, pode acessá-lo a qualquer hora de sua casa, trabalho, viagem, etc.

Basta ter um dispositivo (computador, tablet, smartphones, etc.) e uma boa conexão de internet. Pronto! É só acessar o sistema de forma rápida e fácil.

   3. Centralização das informações

Com o Cloud Computing, é possível armazenar seus arquivos e dados dentro de um único lugar, sem a necessidade de separar em diferentes softwares. Assim, as informações se mantêm organizadas. 

A partir disso, com a entrada de novas informações você mantém tudo integrado e evita a desorganização e falha como perdas ou dados ocultos.

   4. Redução de Custos com Infraestrutura

Para acontecer de forma 100% online, empresas que utilizam a computação em nuvem não precisam se preocupar com custos de estrutura em servidores locais. O provedor da solução é quem cuida da manutenção e das atualizações.

Desta forma, a empresa concentra esforços e tempos nas atividades que vão gerar mais produtividade e agilidade dos seus processos.

   5. Segurança do Cloud Computing

A segurança é fator primordial em empresas que utilizam o sistema em nuvem. Os dados e informações armazenadas são criptografadas. Os provedores do Cloud Computing contam com uma equipe de especialistas dedicada ao assunto que adotam as melhores práticas para manter um ambiente seguro e dedicado.  

Além disso, o sistema de computação em nuvem também mantém garantida a recuperação dos dados caso exista alguma falha de interrupção de energia, por exemplo. São realizados backups periódicos que possibilitam o restauro das informações quando necessário.

Essas são só algumas das muitas vantagens que o Cloud Computing oferece! Cada vez mais a tendência é a evolução tecnológica com a computação em nuvem, inovação e as melhorias de processos para garantir eficiência às empresas e comodidade aos consumidores.

O Sistema ERP da Ótimo Gestor é hospedado em nuvem, garantindo mais praticidade, facilidade e segurança aos seus usuários!

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seu comentário!

Até o próximo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?