Cada vez mais no mundo corporativo, a tecnologia tem se apresentado como uma aliada poderosa na gestão dos empreendedores. No passado, os controles eram realizados de forma manual e sem dados em tempo real. Em seu cotidiano, imagine administrar o fluxo de caixa sem o controle de estoque vinculado às ferramentas digitais?

A aplicação da tecnologia à gestão logística é fundamental para os resultados de qualquer empresa. Na velocidade que o mercado funciona, é inconcebível atuar com controle de estoque sem tecnologia.

Logo, a gestão da cadeia de suprimentos reduz os custos, tornando-se a melhor forma de maximizar os lucros. Conta ainda com a vantagem de ser uma ação interna, independente do consumidor. A tecnologia, hoje, não é um luxo, é uma obrigação para as boas práticas e atendimento do mercado consumidor.

Ainda não tem a certeza se deve alocar recursos para esse fim? Então, vamos enumerar alguns benefícios associados à tecnologia no controle de estoque. Siga conosco!

Redução de erros

Em organizações que trabalham com prazos de validade (produtos alimentícios, farmacêuticos etc), por exemplo, como seria controlar todos os registros de forma manual, em anotações?

Um caos! Faça um teste e peça para 5 de seus funcionários escreverem de 0 até 10 e o alfabeto completo. É muito provável que você vá se deparar com alguns símbolos indecifráveis. Na prática, isso é sinônimo de perdas, ações confusas, etc.

Com um bom controle de estoque, os erros são mitigados; as perdas passam a ser mínimas e o gestor pode tomar ações efetivas em relação aos seus produtos, como uma ação de promoção relacionada às mercadorias com datas críticas.

Melhora da comunicação

Você se lembra daquela brincadeira de infância chamada telefone-sem-fio? Sem dados confiáveis advindos de um software, as operações ocorrerão na base da confiança do que um funcionário transmite ao outro. Não por má vontade, mas falhas ocorrerão e poderão ser graves.

O bom empresário busca reduzir o risco e trazer segurança ao seu negócio. A comunicação interna, entre vendas e o controle de estoque numa transação, tem de ser pautada em informações seguras. Esse pode ser o diferencial entre o seu sucesso e a concorrência, além de permitir uma melhoria sensível entre sua empresa e seus clientes e fornecedores.

Aumento da produtividade

Com a informação consolidada, todos podem desempenhar melhor sua função. Os inventários serão mais seguros, o tempo de resposta será mais firme, a reposição de estoques mais eficaz e o desperdício será mínimo.

O mais importante: seus funcionários terão mais tempo para agregar valor. Eles contarão com maior possibilidade de instigar e desenvolver ideias e melhorias para a organização.

Garantia na tomada de decisões

Com o controle de estoque na mão, o gestor terá ótimas condições para a tomada de decisão. Boas negociações, promoções no momento certo, aplicar o capital de giro numa aquisição de oportunidade são alicerces para o empresário destacar seu negócio entre seus concorrentes.

Gostou do artigo? Agora que você conhece os benefícios da tecnologia no controle de estoque, deseja saber por que toda empresa precisa investir em um software de gestão? Leia agora no nosso blog.