Como a rentabilidade é importante para o controle de locação de equipamentos?

A rentabilidade de equipamentos é um indicador que mostra qual o retorno do investimento feito em um equipamento, ou seja, as suas receitas e despesas. A partir desse cálculo é possível descobrir o quanto de lucro e prejuízo o equipamento está dando em cada contrato. Esses números fazem parte do controle de locação de equipamentos e são fundamentais para ações estratégicas, bem como a saúde financeira do negócio.

 

Se hoje um investidor perguntasse quanto, em média, é a rentabilidade de equipamentos da sua locadora, você saberia respondê-lo com exatidão? Ou teria que fazer inúmeros levantamentos e cálculos de conferência?

 

Ficou com dúvida ou não tem tanta certeza, então você precisa ler o artigo de hoje e entender a importância da rentabilidade de equipamentos para a sua locadora! Só assim você consegue tomar ações estratégicas para escalar o seu negócio.

 

Você vai ler:

  • O que é a rentabilidade de equipamentos?
  • Como calcular a rentabilidade no controle de locação de equipamentos?
  • Como um sistema de gestão reduz o erro no cálculo da rentabilidade de equipamentos?

O que é a rentabilidade de equipamentos?

A rentabilidade de equipamentos é um indicador que apresenta o quanto de retorno se obteve, em termos percentuais, sobre o investimento de um determinado equipamento que foi alugado para um cliente.

 

Este indicador é fundamental para verificar se o seu maquinário está dando prejuízo ou lucro. A partir dele, você tem condições de verificar se vale a pena mantê-los operantes, vendê-los ou descartá-los. Tudo vai depender do quanto de prejuízo os equipamentos podem dar para a empresa.

 

Qual a diferença entre a rentabilidade de equipamentos e contratos?

A diferença é o objetivo do que você vai avaliar no controle de locação de equipamentos. Na rentabilidade de contratos você vai analisar tudo o que está embutido no contrato específico. Por exemplo, quais as notas fiscais emitidas, as faturas recorrentes, os tarifadores e serviços prestados para o seu cliente.

 

Já na rentabilidade de equipamentos é considerado tudo o que envolve somente a máquina alugada para aquele contrato. Então, nesse cálculo vai entrar todas as manutenções realizadas, movimentações do equipamento e custos fixos e variáveis para assegurar e manter a operação da máquina.

Como calcular a rentabilidade no controle de locação de equipamentos?

Vamos imaginar o seguinte exemplo prático:

 

Anderson é gerente na Locadora XYZ. A empresa é especialista no aluguel de trator para obras. Ele tem em seu estoque um trator de esteira para serviço de terraplanagem.

 

O cliente da X Construtora e Empreendimentos precisa alugar este trator para sua nova obra e contatou a locadora do Anderson, que fez o contrato de locação do equipamento por 1 ano pelo valor de R$ 24 mil.

 

A locadora, entretanto, já sabe que daqui 6 meses precisará do trator de volta para fazer a manutenção preventiva. Anderson abre uma ordem de serviço, realiza a manutenção e retorna o equipamento para a obra.

 

Esse trabalho, obviamente, gera um custo para a locadora.  De 6 em 6 meses eles sabem que precisam realizar a manutenção preventiva, graças à gestão que realizam dentro de uma plataforma especialista no controle de locação de equipamentos.

 

Mas algo inesperado ocorreu com o trator. No meio da obra ele teve uma pane. A locadora precisou recolher o equipamento e fazer uma manutenção corretiva urgente, abrindo uma nova ordem de serviço. Logo, esse trabalhou gerou um novo custo para o equipamento. Tudo o que foi movimentado em termos de serviços e custos variáveis do equipamento foi devidamente registrado no sistema pela locadora do Anderson.

 

Logo, para fazer o cálculo da rentabilidade do equipamentos para esse contrato em específico, você deve considerar todas as receitas e despesas para chegar no lucro e saber quanto, de fato, rendeu o equipamento. Ou seja:

 

Rentabilidade = lucro líquido/faturamento bruto

Como um sistema de gestão reduz o erro no cálculo da rentabilidade de equipamentos?

Manter a eficiência é o ponto chave para quem faz o controle de locação de equipamentos. Superar o tempo e evitar retrabalhos, ainda mais quando estamos falando de cálculos financeiros e indicadores de desempenho, é fundamental para uma gestão de sucesso.

 

Você pode até aceitar o fato de acompanhar a rentabilidade de equipamentos de forma manual ou em um sistema separado. Mas pense! Se você tem uma carteira de clientes cheia e uma quantidade de equipamentos alta para controlar, você acredita que de forma manual é possível acompanhar sem que não haja nenhuma falha de cálculo ou lançamento de dados? Possível é, mas com um risco de falhas muito alto e baixa produtividade.

 

A tecnologia é sua aliada estratégica no desempenho do controle de locação de equipamentos. Se você calcula a rentabilidade de um equipamento sem saber se todas as informações estão realmente registradas, certamente haverá erros que afetarão o seu caixa e os planejamentos orçamentários.

 

Por isso, quando se fala em investir em um sistema de gestão, falamos em organização do fluxo de trabalho, automatização dos processos e estratégia de escalabilidade do negócio. Saber a rentabilidade de seus equipamentos é um passo fundamental para a visibilidade do que você está alugando e a forma como se faz. Esses pontos merecem atenção para identificar se a empresa está sendo bem-sucedida ou não.

 

Somente com um sistema de gestão é que você consegue ter esse overview com números reais, assertivos e detalhados. Tudo é apresentado de forma descomplicada, com relatórios e dashboards que desburocratizam suas análises. Pense nisso!

 

Se você gostou deste conteúdo e entendeu como a Rentabilidade de Equipamentos é um indicador fundamental para identificar a qualidade dos seus equipamentos, qual o retorno do investimento realizado e se o lucro é maior que as despesas, então você precisa profissionalizar essa gestão.

 

Com o Ótimo Gestor você tem um dashboard exclusivo de rentabilidade que vai auxiliar sua equipe nas análises mais aprofundadas. O Ótimo Gestor é um sistema 100% web e especialista em quem vende, aluga e realiza manutenção e controle de locação de equipamentos.

 

Fale com nosso time! Estamos prontos para ajudar a potencializar suas locações!

 

SIMULE PLANOS EXCELENTES PARA QUEM É UM

ÓTIMO GESTOR

 


     

     

     

     

     

     

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Abrir chat
    Precisa de ajuda?
    Olá!
    Como podemos te ajudar?