Você já ouviu falar da Internet das Coisas? É um conceito que se refere à conexão de objetos do dia a dia com a internet. Ou seja, a capacidade desses objetos em transmitir dados pela internet. Podemos dar exemplos das fechaduras eletrônicas, óculos de realidade virtual, relógios e por aí vai.

 

Mas será que essa conexão do mundo virtual com objetos também é possível com os equipamentos que você aluga?

 

É isso que você vai descobrir no artigo de hoje.

 

Como o gerenciamento de equipamentos à distância pode contribuir para o aumento da produtividade, redução de custos e resolução de problemas de forma ágil e bem-sucedida?

 

Na indústria 4.0, a automação de dados e a expansão da Inteligência Artificial estão crescendo e ganhando espaço nos setores de serviço. Cada vez mais é importante que as locadoras de equipamentos estejam atentas à nova realidade do mundo.

 

Quer saber como funciona o gerenciamento de equipamentos automatizado e quais são as suas vantagens e importância?

 

Neste artigo você vai ler:

  • O que é o Gerenciamento de Equipamentos?
  • Como funciona o Gerenciamento de Equipamentos de forma remota?
  • Quais os benefícios com o Gerenciamento Remoto dos Equipamentos?

O que é o Gerenciamento de Equipamentos?

É o trabalho que envolve o controle e monitoramento do maquinário da empresa de locação, esteja ele alugado ou não. É uma gestão fundamental para organizar os processos internos da empresa e informações dos ativos. Dessa forma, o cliente vai ter uma experiência positiva, já que vai ganhar em agilidade no atendimento e prestação do serviço.

 

Uma ótima gestão sabe exatamente a disponibilidade dos equipamentos para a próxima locação, o histórico de cada um deles, as ordens de serviço que foram abertas e encerradas, a data de retorno, renovação do contrato e todas as movimentações realizadas.

Como funciona o Gerenciamento de Equipamentos de forma remota?

Vamos imaginar o seguinte exemplo prático:

 

Janaína é gerente da ABCD Print, empresa de outsourcing de impressão. Ela tem uma demanda alta e possui uma boa carteira de clientes que precisam de equipamentos de alta qualidade e atendimento rápido. A empresa de Janaína oferece esses dois requisitos, já que dispõe de um sistema de gerenciamento de equipamentos que automatiza todos os processos e permite o acompanhamento remoto.

 

A gráfica XPTO alugou um conjunto de impressoras para o seu parque com a ABCD Print. Após a entrega dos equipamentos ao cliente e todos os processos iniciais de locação, a equipe da ABCD Print inicia o monitoramento remoto dessas impressoras por meio do seu sistema de gestão. Isso é possível graças à integração com os softwares de bilhetagem das impressoras.

 

E o que significa isso?

 

Com a interação das impressoras à plataforma de gestão, via internet, as informações são processadas em tempo real e transmitidas para o gestor da locadora de equipamentos. Com esse recurso, ele consegue medir o número de páginas impressas, tarifadores, alinhamento e fazer a leitura completa das impressoras.

 

Essas informações em mãos permitem à Janaína identificar as condições de funcionamento das máquinas, os gastos excessivos, qual o tempo de realizar a troca ou manutenção da impressora, e até mesmo fazer o faturamento de forma automática.

 

Dentro do gerenciamento remoto de equipamento é possível realizar o acompanhamento do maquinário por meio de um sistema de coordenadas que mostra a localização exata do equipamento. Muitas máquinas também possuem sensores que enviam as atividades e condições de funcionamento.

 

Caso exista alguma falha que precise de um acompanhamento técnico no local, o sistema avisa remotamente o gestor. Assim, ele pode preparar um técnico externo que terá o conhecimento do problema previamente e resolver com mais assertividade.

 

Quais os benefícios com o Gerenciamento Remoto dos Equipamentos?

 

O gerenciamento de equipamentos à distância permite que processos internos da locadora fiquem mais ágeis, oferecendo uma resolução de problemas ainda mais eficaz com o apoio da tecnologia e interação máquina-internet.

 

As vantagens que se tem ao manter uma automação remota são:

Redução de Custo e Tempo

Ao fazer as análises dos equipamentos à distância, sua locadora economiza com custos no deslocamento de técnicos. A gestão remota favorece na agilidade e detecção de problemas, sendo que determinadas demandas, a depender da necessidade, podem ser resolvidas sem a presença física.

Aumento da Produtividade

Com o acesso remoto no gerenciamento de equipamentos, a produtividade do seu cliente aumenta. Isso porque a detecção à distância evita que grandes paralisações ou falhas se prologuem na empresa, causando prejuízos. Com um monitoramento constante, é possível trazer agilidade na resolução do chamado.

Maior controle

De fato, o controle à distância se torna muito mais eficiente, sendo que o gerenciamento de equipamentos é acompanhado ainda mais de perto. Por exemplo, uma Locadora de Equipamentos Médico Hospitalares que lida com máquinas super sensíveis, e que não podem apresentar nenhum defeito, precisa de um controle 24 horas por dia, 7 dias por semana. Por isso, com a ajuda de sensores em conjunto com o sistema do próprio equipamento, as informações são emitidas em tempo real, favorecendo na detecção do funcionamento e possíveis falhas, podendo tomar ações rápidas para minimizar o problema.

Gestão das Ordens de Serviço ainda mais eficientes

A equipe operacional tem muito mais facilidade para abrir ordens de serviço preventiva e de manutenção emergencial. Com os dados gerados em tempo real, é possível gerar uma nova OS de forma automática com as informações captadas e mobilizar a equipe técnica rapidamente.

Conclusão

Portanto, ao decidir por um sistema de gestão sério e compromissado com os processos, fluxos, operações e resultados, opte por uma plataforma que faça a gestão remota de seus equipamentos.

 

O Ótimo Gestor pode te ajudar no gerenciamento de equipamentos! Nosso sistema é 100% Web e integrado com os principais softwares de bilhetagem do mercado, além de ser especialista para quem Vende, Aluga e Realiza Manutenção em Equipamentos.

 

Se você gostou deste conteúdo e ficou interessado, converse agora mesmo com nosso time de especialistas! O Ótimo Gestor quer ajudar sua locadora de equipamentos a alavancar os seus resultados.

 

Até a próxima!

 

 

SIMULE PLANOS EXCELENTES PARA QUEM É UM

ÓTIMO GESTOR