Um dos principais motivos que faz as empresas perderem oportunidades de venda está ligado com a má gestão do relacionamento com o cliente. E isso envolve desde o atendimento até o follow-up de negociações. Dentro dessa temática está a gestão de proposta de locação de equipamentos.

 

Um trabalho de grande importância que, se não for otimizado da forma correta, pode acarretar perdas de negócios devido à falta de organização sistêmica e integração com a equipe de vendas.

 

Como que sua locadora gerencia as propostas geradas? Perde-se muito tempo em ter que digitar informações? Às vezes precisa procurar por um modelo específico na internet ou sua equipe já usa um sistema para essa demanda?

 

Automatizar processos é a nova onda da atualidade. Hoje você precisa entender como otimizar a proposta de locação de equipamentos vai ajudar a reduzir seu tempo de negociação, adicionar informações ainda mais detalhadas e integrar por completo a sua área de vendas com os outros departamentos.

 

Acompanhe!

 

Quais são as dificuldades para quem não automatiza a proposta de locação de equipamentos?

Vamos imaginar que o Fernando é Gerente de Vendas de uma Locadora de Geradores. A cada fim de uma apresentação do produto, sua equipe precisa gerar uma proposta e enviar ao cliente. Mas os colaboradores possuem grande dificuldade em compor os dados desse cliente, cadastrar os equipamentos, peças, dados contratuais, verificar a rentabilidade de equipamentos e tabela de preços. Todas essas informações são administradas em planilhas, que muitas vezes apresentam inconsistências, além de perderem agilidade para consultar tais dados.

 

A locadora até possui um CRM, mas a plataforma não gera e nem administra a proposta de locação de equipamentos. A operação é feita no modo tradicional, ou seja, cria-se o arquivo PDF e o armazena em uma pasta da rede da empresa. A gestão do envio da proposta não é realizada de forma otimizada e tampouco se sabe em que estágio a negociação está.

 

Imagine quantas oportunidades de vendas a locadora do Fernando perdeu, simplesmente porque não possui uma gestão das fases das propostas? Por exemplo, se ele tem 3 vendedores na equipe e no ano foram perdidas 3 vendas, quanto de valor ele perdeu por falta de follow-up?

 

O mundo ideal seria se houvesse um jeito de gerar todas as informações que compõem o orçamento de forma automática, não é mesmo? E ainda conseguir permitir que o vendedor acompanhe o status da proposta dentro de um funil, sem perder oportunidades.

 

Aí que vem a ótima notícia! Esse jeito já existe. Veja só!

 

Como funciona a automação da proposta de locação de equipamentos?

Sabendo de todas as dificuldades encontradas pelos locadores e equipe de vendas, a automação das propostas funciona de modo integrado com o sistema CRM, além das demais áreas como, por exemplo, o faturamento e as ordens de serviço.

 

Dentro de um sistema ERP que integra tudo isso, a sua equipe de vendas, no momento de gerar uma proposta de locação de equipamentos, não precisa procurar as informações em pastas, planilhas ou arquivos. Tudo é feito dentro da própria plataforma que busca as informações diretamente do banco de dados e completa os campos correspondentes, de forma automática. Esses dados são parametrizados no momento da implantação.

 

Vamos a um exemplo:

 

Ao gerar a proposta, é necessário colocar o equipamento que seu cliente deseja alugar. Imagine que seja um gerador de energia a diesel. O sistema vai trazer todos os geradores disponíveis para o período de locação desejado, ou seja, você não precisa sair da tela, ir para uma planilha etc. Basta selecionar o campo, que o sistema traz todos os equipamentos cadastrados e disponíveis no estoque.

 

É possível ainda inserir outros equipamentos e itens que serão alugados, assim o sistema calcula automaticamente os valores e custos, bem como o consumo de diesel do gerador. Depois disso, você ainda consegue calcular a margem que se quer obter sobre a locação, gerando o valor final da proposta.

 

Exemplo do Pipeline Gráfico de Vendas do Sistema Ótimo Gestor

De que forma esse processo automatizado pode impactar na minha Locadora de Equipamentos?

Automatizar os processos da sua locadora de equipamentos vai impactar positivamente na produtividade da sua equipe, na gestão dos indicadores e na operacionalização da proposta de locação de equipamentos.

 

Dentre as vantagens que se tem em otimizar as propostas, estão:

Integração com a área de faturamento

As propostas geradas permitem que você consiga definir, por exemplo, quais serão as condições de pagamento e as datas para realizar o faturamento. Dessa forma, a equipe financeira já recebe todas as informações pertinentes quando a negociação for finalizada e, de forma automática, o valor da proposta fechada entrará no Contas a Receber.

Maior controle no follow-up de vendas

Com a integração ao sistema CRM, a equipe de vendas visualiza todas as propostas que estão em negociação através do pipeline gráfico de vendas. Dessa forma, com a proposta enviada ao cliente, automaticamente ela é inserida no painel dos vendedores, que acompanham o andamento das fases da proposta e conseguem, assim, fazer o follow-up e acessar as informações de forma rápida e fácil com apenas alguns cliques.

Previsão do fechamento da negociação

Ao definir uma proposta de locação de equipamentos, é importante indicar qual a previsão de fechamento de negociação. Com o envio do orçamento, o time de vendas tem a previsibilidade desse fechamento e pode se preparar para ser assertivo nas negociações.

Ordem de Serviço

É possível integrar as propostas com as ordens de serviço, facilitando a entrega dos produtos locados ao cliente. Por exemplo, quando uma proposta é aceita e o contrato é gerado, automaticamente o status dessa proposta se altera e vai para a expedição, abrindo uma ordem de serviço. As informações chegam aos técnicos para separar os itens a serem instalados no cliente, além de fazer o preenchimento das informações necessárias e complementares. Não é preciso enviar e-mails para sua equipe, pois o sistema de gestão abre uma ordem de serviço de expedição.

Conclusão

Poucos são os sistemas que integram a gestão de propostas ao sistema CRM e facilitam na elaboração otimizada do orçamento. Com esses recursos fundamentais para a produtividade da equipe, a sua locadora ganha em controle das vendas, estágio das negociações e processos ainda mais gerenciáveis sob sua gestão.

 

O Sistema Ótimo Gestor é o sistema que integra o CRM com a proposta de locação de equipamentos. Nossa plataforma é especialista para quem Vende, Aluga e Realiza Manutenção em Equipamentos.

 

Fale com nosso time e integre todos os módulos da sua locadora em um único ambiente. Não perca mais tempo em gerar suas propostas e otimize seu tempo. Estamos prontos para ajudá-lo!

 

 

 

 

 

SIMULE PLANOS EXCELENTES PARA QUEM É UM

ÓTIMO GESTOR