Olá amigo gestor de locadora, seja bem-vindo a mais um artigo no qual falaremos sobre como aumentar vendas de locação de equipamentos. Um tema mais do que importante porque, afinal de contas, todos nós queremos aumentar as nossas vendas e, consequentemente, os lucros. Porém, se fosse tão simples aumentar as vendas, em quaisquer segmentos, todos fariam, não é mesmo? Mas não se preocupe, pois iremos ajudar você a desenvolver seu negócio e oferecer uma solução a pergunta como aumentar vendas de locação de equipamentos?

Faça publicidade direcionada.

Vamos tomar como exemplo este artigo, que tem dois objetivos: ajudar o gestor de locadora com um conteúdo relevante e informativo e, claro, apresentar as nossas soluções para a gestão de sua locadora. 

Este é um exemplo de publicidade direcionada. Mas por que simplesmente não colocamos um cartaz na frente da locadora e deixamos rolar?

Simples, porque o aluguel de equipamentos não é um serviço prestado tão amplamente ao mercado, na verdade, a busca por este tipo de assistência é bem específico, principalmente quando comparado a outros ramos do mercado, tendo uma predominância dos segmentos B2B.

Ou seja, não é uma boa ideia confiar em um único cartaz postado na frente de sua locadora, quando uma empresa B2B não passa, necessariamente, “a pé” na frente da sua empresa, tornando a venda para esses empreendedores mais difícil. 

As empresas B2B fazem uma busca personalizada por locação de equipamentos, buscando quem pode solucionar os problemas deles, com preço e condições compatíveis com suas verbas. 

Informações que, convenhamos, não podem ser transmitidas somente por um banner na porta da locadora. 

Não abandone o banner, mas invista em publicidade direcionada e em diferentes meios de comunicação offline e online. Se houver dúvidas quanto a esses serviços, o Ótimo Gestor tem as ferramentas e profissionais qualificados para lhe ajudar nessa empreitada para aumentar vendas de locação de equipamentos. 

Compare os orçamentos de compra e locação.

Este é o melhor, pois nada é melhor do que comparar e provar por A + B que 

Algumas pessoas, físicas e jurídicas, pensam no ato de “comprar” algo quase que instantaneamente como a primeira opção. Muitos, aliás, já efetuaram a compra para só depois descobrir que havia uma alternativa melhor, mais barata e tão eficiente quanto a aquisição definitiva do equipamento. 

Isso reforça a busca por publicidade direcionada, mas também que, uma vez que um cliente indeciso entre em contato, é seu trabalho convencê-lo que a locação de equipamentos é a opção mais vantajosa. 

Um forte argumento é a comparação de orçamentos a curto, médio e longo prazos, exibindo as contas sobre os gastos de compra, atualização e manutenção do equipamento, muito mais caros quando, na outra ponta, existe a opção de locação. 

No entanto, para comparar corretamente, os números devem bater com seus argumentos apresentados, especialmente na negociação com cliente B2B. Se você não sabe onde encontrar dados profundos do mercado de compra e aluga, nós somos a resposta. 

Eis alguns argumentos comparativos para aumentar suas vendas de locação de equipamentos e que, claro, você deve ter os dados na ponta da língua para convencer o cliente:

  • Custo de armazenamento – Ok o equipamento é seu e todo o custo que dele advém. Inclusive o seu armazenamento. Uma máquina maior e mais pesada, necessitará de espaço adequado para guardá-la em segurança. E, no mundo de hoje, espaço custa caro, cada metro quadrado custa bem caro, enquanto que o aluguel do equipamento permite o uso para o propósito que a empresa parceira precisa e a imediata devolução, podendo ser alugada novamente e sempre que for necessário, sem os gastos de estocagem: impostos, contas fixas e manutenção;
  • Subutilização da equipe de produção – Quando a produtividade diminui, as máquinas são desligadas, ou ao menos parte delas. E isso nem sempre acontece em períodos de baixas vendas, mas também quando ocorre alta de estoque e é preciso esperar um período antes de produzir novamente. E o que acontece com o equipamento durante este intervalo? Se ele é comprado, fica ocupando espaço e gerando custos com manutenção e limpeza. Se ele é alugado, basta devolver a locadora e alugar novamente quando precisar. Bem melhor, não acha?

Vantagens para diferentes contratos.

Uma locadora de equipamentos deve ter diferentes tipos de contratos e isso não é sinônimo de diferentes equipamentos somente, como a forma de locação. 

Um aluguel de longa duração, por exemplo, seria o equivalente a uma compra maciça em uma loja de roupas, que sempre proporciona um desconto nesses casos. Faça o mesmo ou efetue uma adição gratuita ao serviço.

Por exemplo, uma câmera GoPro custa em torno de 1 mil reais, valor que muitos não estão em condições de gastar atualmente, mas, sua locadora pode alugá-la por 50 reais ou até mesmo de forma gratuita quando o cliente fecha um contrato positivo para a locadora ao alocar vários equipamentos para, por exemplo, sua agência digital.

A maneira de consumir ao arrendar em vez de comprar em definitivo é a forma que se encaixa na economia colaborativa, um termo cada vez mais em voga, mas que só vale a pena se as locadoras oferecem as mesmas ofertas, descontos, formas de pagamento, brindes, aditivos e outros em diferentes tipos de contratos para diferentes tipos de clientes e diferentes situações. 

Tais incentivos aumentam as vendas de locação de equipamentos e também fidelizam o cliente. 

Pronto para aumentar as vendas de locação de equipamentos? Esperamos que tenha gostado deste artigo e que esteja propenso a conhecer mais do nosso trabalho. Visite o novo site da Ótimo Gestor encontre as soluções necessárias para a sua locadora prosperar como nunca!