Fluxo de Caixa para Empresa de Locação de Equipamentos

Aqui vamos tratar de um assunto fundamental para o sucesso de qualquer negócio, fluxo de caixa para empresa de locação de equipamentos. 

Entender como funciona o fluxo de caixa é, por óbvio, uma missão que todo gestor de locadora deve ter,, já que cada ramo de negócio possui as suas particularidades, mas o fluxo de caixa existe para todos. Nós, do Ótimo Gestor, além de apresentar este artigo, temos uma gama de ferramentas e profissionais especializados prontos para te ajudar a gerenciar o fluxo de caixa de sua locadora, ok?

Dica dada, vamos para a nossa matéria, fluxo de caixa para empresa de locação de equipamentos. 

O que é fluxo de caixa?

Vamos começar com o básico, amigo gestor, explicando o que é fluxo de caixa de forma geral. 

Em uma locadora o fluxo de Caixa é o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa, ou seja, o que você recebe e o que paga em seu negócio. 

Para funcionar adequadamente, é preciso se certificar de que terá sempre registros detalhados de ganhos e gastos, com disciplina e sem erros. De verdade pessoal, o erro tem que ser zero! é o seu negócio na reta. 

É comum em locadoras pouco modernizadas que essa organização comece por planilhas básicas, que não foram desenvolvidas pra isso. E até pior do que isso, com controles em papéis e pastas pelas salas da locadora. Não dá mais pra ser assim, gestor, ou você discorda?

Sabíamos que não!

O ideal é modernizar para competir e sobreviver. O ideal é migrar para ferramentas mais completas, como o sistema de gestão online oferecido pelo Ótimo Gestor. Pense nisso!

Organização do fluxo de caixa para empresa de locação de equipamentos

Não confie na memória, por mais que tenha orgulho dela, um dia ela vai te deixar na mão. 

Para saber os detalhes de cada operação, é preciso também conhecer a sua clientela.

Mas será que vai sobrar tempo para aprender mais da sua clientela se tiver que decorar e prestar atenção em todas as especificidades do fluxo de caixa diário de uma locadora de equipamentos?

Dentre os quais temos: emissão de propostas, controle de contratos de locação com substituição de itens, registro de devolução, renovação de contrato, verificação de vencimento, faturamento automatizado. Impressão de contrato, adendo contratual, ordem de serviço de transporte, comprovante de entrega de equipamento, recebimento de equipamentos, substituição de equipamentos, movimento diário, entre outros.

Bastante coisa, não é mesmo?

Sim, você provavelmente espera que digamos a partir daqui, “faça um cadastro para cada cliente, bata um papo de uns minutos e pronto e se dedique as outras coisas da locadora”. Pode esquecer. 

Fluxo de caixa, organização, demanda, clientela, quantas mentes acha que são necessárias para cuidar disso com o devido cuidado e eficiência? Isso mesmo, várias.

Mas se você espera que falemos se existe uma única ferramenta digital feita exclusivamente para gestão de locadoras de equipamentos como as oferecidas pelo Ótimo Gestor, capaz de realizar a gestão do fluxo de caixa e deixá-lo livre para cuidar de cada cliente da forma como ele merece, agora você acertou. Temos mesmo, e temos a mais eficiente de todas, nos procure e descubra. 

Mantenha em ordem o departamento financeiro 

Apesar de ser uma parte fundamental do todo, o fluxo de caixa para empresa de locação de equipamentos é um pedaço do corpo chamado “departamento financeiro” de um empreendimento. 

Nele temos (prepare para bugar a mente) contas a pagar, controle de despesas, contas a receber, emissão de boletos bancários, remessa de títulos para banco, carta de cobrança, controle bancário, impressão de cheques, fluxo de caixa, controle do caixa empresa, consultas gerenciais diversas, planilha financeira, equipamentos alocados em clientes, faturamento por cliente, gerenciamento de cheques recebidos, entre outros. 

O interessante e terrível no funcionamento do fluxo de caixa para empresa de locação de equipamentos é o fato de que se apenas um destes processos citados acima falhar, todo o fluxo de caixa tende a ruir no final. E não é isso que queremos.  

O que nos leva a pergunta, sua locadora está capacitada para lidar com tudo que engloba a engenharia de um departamento financeiro de locadora? 

Entenda, não há situação na qual falaremos algo para você, caro gestor, que faça dar certo o fluxo de caixa ao final do mês se o controle de despesas for falho. Só pra ficar em um exemplo. 

É absolutamente impossível! Sentimos dizer, mas não há fórmula para manter o fluxo de caixa correto se o todo da parte financeira não funciona. 

Por isso, arrume cada um dessas partes do todo no corpo do departamento financeiro. Realize uma análise minuciosa de tudo e, após isso, elabore o fluxo de caixa para empresa de locação de equipamentos a eficácia necessária para que sua locadora prospere. 

Não sabe como fazer isso?

Nós sabemos! Consulte o Ótimo Gestor para gerenciar o seu fluxo de caixa e deixar todo o seu departamento financeiro redondo!

[fusion_button link=”http://otimogestorerp.wpengine.com/contato/#ligamos-pra-voce” text_transform=”” title=”” target=”_self” link_attributes=”” alignment=”center” modal=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” color=”default” button_gradient_top_color=”” button_gradient_bottom_color=”” button_gradient_top_color_hover=”” button_gradient_bottom_color_hover=”” accent_color=”” accent_hover_color=”” type=”” bevel_color=”” border_width=”” size=”” stretch=”default” shape=”” icon=”” icon_position=”left” icon_divider=”no” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]Ligamos para você[/fusion_button]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?