Como Fazer a Gestão de Equipamentos em Locação?

Os proprietários de empresas de locação precisam sempre se preocupar com os seus clientes. Por isso, a correta gestão de equipamentos é um assunto que precisa ser levado em consideração por quem é dessa área.

São muitas as questões que envolvem esse trabalho, de modo que o empresário pode ter dúvidas sobre o assunto. Por isso, desenvolvemos este miniguia, que apresentará uma série de informações para que você saiba como fazer a gestão de equipamentos em locação. Veja a seguir!

O que é a gestão de equipamentos em locação?

A gestão de equipamentos em locação é o trabalho que o empresário tem para administrar todas as questões que envolvem o maquinário alugado para um cliente. É preciso acompanhar o histórico, por exemplo, para saber onde cada equipamento está, e fazer as devidas cobranças, seguindo o prazo de devolução.

Apesar de os equipamentos, durante o período de locação, ficarem sob responsabilidade dos seus clientes, convém fazer um monitoramento estratégico. Assim, sempre que algo for devolvido, devem ser feitos testes para verificar se a máquina está em pleno funcionamento.

Quais são os principais benefícios de realizar essa gestão?

A gestão de equipamentos em locação pode trazer diversos benefícios para as empresas que realizam esse trabalho, pois é uma forma de ter mais controle sobre os itens alugados por seus clientes. Acompanhe, na sequência, algumas dessas vantagens!

Controle dos ativos

Você precisa ter um controle total de todos os equipamentos que estão locados para os clientes, bem como os que estão disponíveis para locação na empresa. Assim, é possível evitar a perda do prazo de devolução ou renovação do contrato.

Correções de falhas

Também é importante que sejam feitas correções antes que os equipamentos sejam disponibilizados novamente para locação. O ideal é que as manutenções preventivas sejam realizadas sempre que um item é devolvido.

Diminuição do tempo de inatividade

Se a sua empresa aluga máquinas ou equipamentos e os deixa parados por longos períodos sem alugá-los, você provavelmente está perdendo dinheiro. Nesse caso, é importante diminuir o tempo de inatividade dos equipamentos, fazendo sempre uma rotatividade para que um determinado item não fique muito tempo inerte.

Como executar esse processo da melhor forma?

Para executar o processo de gestão de equipamentos é essencial fazer um planejamento e utilizar de recursos tecnológicos para que o trabalho seja otimizado. Os softwares de gestão, por exemplo, podem fazer todo o controle, como a entrada de itens na empresa, inventários periódicos, datas de devolução, entre outros aspectos importantes.

A gestão de equipamentos é muito importante para controlar os prazos em que as máquinas precisam ser devolvidas, saber o seu histórico, as formas como as cobranças serão realizadas para os clientes etc. Portanto, não deixe de fazer um planejamento eficiente e contar com um software de gestão para ajudar nesse processo.

A Ótimo Gestor desenvolve sistemas e softwares para empresas, e pode contribuir para que você tenha uma tecnologia de ponta para realizar esse trabalho na sua empresa. Quer saber mais? Então entre com contato conosco agora mesmo!

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