Como Um Sistema ERP Auxilia na Gestão Financeira da Empresa?

Em tempos de crise, em meio a um mercado cada vez mais agressivo e competitivo, uma gestão financeira eficiente é de extrema importância para o bom funcionamento das empresas.

Para facilitar o processo de gestão e garantir maior controle sobre as informações operacionais, gerenciais e estratégicas da empresa, é essencial o uso de um sistema ERP, ou seja, um sistema especializado em gestão.

Quer saber como sair da crise melhorando a gestão financeira da sua empresa com o uso de um ERP? Continue conosco!

O que é um ERP?

O ERP, sigla em inglês que significa Enterprise Resource Planning e, traduzida para português, pode ser entendida como Planejamento de Recursos Empresariais, é um software que auxilia na gestão de todas as áreas da empresa.

Esse software integra as informações de todos os setores da organização de forma segura, aumentando a produtividade das equipes, melhorando a comunicação, reduzindo custos e aumentando o lucro.

Um software de gestão empresarial é composto por diversos módulos e um desses módulos é o módulo de gestão financeira, que se integra aos demais, proporcionando controle total sobre os processos da organização.

Como um ERP atua na gestão financeira da empresa?

Um sistema de gestão pode diminuir consideravelmente o risco de erros em informações financeiras, conciliando todos os dados do fluxo de caixa, rastreando cada lançamento, desde sua origem até sua destinação final.

Com a automatização de processos, todas as receitas e despesas são apropriadas aos seus determinados centros de custos, acionando automaticamente a integração com a contabilidade e gerando todas as informações contábeis da organização.

A empresa é beneficiada pelo ERP não só no nível operacional, mas também no nível gerencial e estratégico, pois o software é capaz de gerar, em tempo real, indicadores de performance que apoiam o gestor na tomada de decisão e no direcionamento do negócio no mercado.

Utilizando um ERP Online, pessoas autorizadas podem acessar o sistema de qualquer lugar e usando qualquer dispositivo como, por exemplo, notebooks, tablets e smartphones. Essa mobilidade permite que a gestão financeira da organização possa ser acompanhada mais de perto e a todo momento.

Quais são os benefícios de um ERP para a área financeira?

Muitos são os benefícios de um software de gestão empresarial para as diversas áreas da empresa. Considerando especificamente a área financeira, podemos citar aqui dez deles:

  1. automatização do fluxo de caixa;
  2. conciliação bancária;
  3. visão analítica e sintética das informações financeiras;
  4. facilidade na realização de análises e projeções;
  5. redução e controle dos custos envolvidos em cada atividade executada pela empresa;
  6. assertividade na elaboração do planejamento orçamentário;
  7. visão geral da lucratividade de cada processo, produto ou serviço;
  8. redução de pessoal decorrente da automatização dos processos;
  9. eliminação do retrabalho e aumento da confiabilidade dos dados gerados;
  10. redução de tempo no fechamento financeiro e contábil.

A implantação de um sistema ERP não só moderniza a empresa, mas também amplia seus ganhos, aumentando sua a competitividade no mercado e melhorando sua gestão financeira.

Gostou do tema? Para se informar um pouco mais sobre o assunto, leia nossa publicação sobre as principais vantagens do Sistema ERP  e saiba como a implantação de um sistema de gestão pode fazer muito mais do que só melhorar a gestão financeira da sua empresa pode alavancar de vez o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?