Dicas práticas e eficientes para gerir devolução e trocas online 

Para muitos locadores, a prática de devolução e trocas ainda é vista como sinônimo de prejuízo. Isso porque é a logística reversa de reembolso ou reposição do item vendido ou alugado. Porém, essa é uma situação completamente normal nesse tipo de negócio, principalmente quando se trata de transações realizadas de forma online 

Um exemplo bastante comum é de um cliente que alugou um notebook em sua empresa, mas ele recebeu um modelo diferente do que tinha solicitado. Sendo assim, é necessário realizar a troca para que ele tenha em mão o equipamento pelo qual pediu. Ter uma gestão eficiente da política de trocas e de devolução pode significar uma fidelização de seus clientes e, até mesmo, a conquista de novos. 

Por isso, reunimos algumas dicas essenciais na hora de construir a prática de devolução e trocas online de sua locadora: 

  1. Conheça a Legislação 

Segundo o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/1990), é direito do consumidor manifestar o arrependimento por ter adquirido um determinado produto, independente da razão, e devolvê-lo em até 7 dias, contando a partir da data de recebimento do produto. Nessa situação, o lojista arca com todas as despesas de transporte e devolve o valor integral para o cliente, como garante a legislação.  

Em casos de troca, os consumidores têm até 90 dias para solicitar cancelamento ou troca do produto, caso apresente um defeito que não seja sanado pelo fornecedor.  

  1. Seja transparente com os seus clientes 

Ter uma comunicação clara e transparente com os consumidores é fundamental em situações nas quais a locadora não é obrigada a realizar a devolução ou troca. Um exemplo são os casos de produtos que não apresentam qualquer defeito.  

Entretanto, haverá os casos em que a troca ou devolução são realmente necessárias. Neste ponto, também é primordial ser transparente com o cliente e mostrá-lo todos os processos pelos quais o pedido está passando. Veja algumas das informações que você pode deixar disponível no perfil do seu cliente na loja virtual: 

  • Quanto tempo levará para receber o reembolso, o produto novo ou crédito na loja; 
  • Taxas de frete caso o consumidor tenha que pagar; 
  • Taxas de devolução para novo estoque que o cliente terá de pagar; 
  • Período de transporte do novo produto – em caso de troca; 
  • Como tratar itens de devolução extraviados ou danificados; 
  • Informações de contato da sua empresa. 
  1. Faça com que a sua política de troca seja o diferencial do negócio 

A política de troca e devolução pode ser o grande diferencial da sua locadora online. Ao se comunicar de forma clara, já realiza um passo para esse objetivo, pois mostra ao consumidor a importância que o seu negócio dá para o tema. 

Portanto, explique no site como a sua política de devolução e troca funcionam. Veja as principais perguntas e respostas:  

  • Quais equipamentos podem ser devolvidos; 
  • Quais os maquinários podem ser trocados; 
  • Quais produtos são de “venda final”, ou seja, quando não há troca; 
  • Até quando os produtos podem ser trocados ou devolvidos; 
  • Em que condição os equipamentos podem ser enviados de volta; 
  • Pelo o que os mesmos podem ser trocados; 
  • Como devolver o produto ou aceitar a devolução. 

Outra forma de alavancar a forma como a sua empresa trata este processo é garantindo que, caso o produto apresente algum problema nos primeiros meses de uso, o consumidor consiga entrar em contato diretamente com o fabricante. 

Além disso, considere ampliar o prazo de troca em períodos sazonais, como Natal, Dia das Mães, Black Friday. Caso seja viável, envie um produto novo antes mesmo de receber o antigo, agilizando o processo de troca. Assim, nos casos os consumidores sempre terão os equipamentos mais atualizados. E a sua locadora demonstra uma preocupação com o equipamento que está com o cliente. 

Se você chegou até o final desse texto, foi possível aprender práticas de devolução e troca que podem alavancar o seu negócio. Esperamos que você possa implementar algumas dessas dicas para atrair mais clientes e fidelizar os que já estão ao seu lado.  

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