Construção civil: por que a locação cresceu neste segmento?

Não é novidade que pandemia da COVID-19 afetou a economia global. Porém, mesmo assim alguns setores conseguiram mostrar um crescimento ou ficaram estáveisÉ o caso da locação de equipamentos, principalmente, para a construção civil. 

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Economia, entre janeiro e outubro, o setor de construção civil foi o que mais contratou em 2020 – foram mais de 138 mil vagas formaisA indústria enxerga um cenário ainda positivo para o ano de 2021, com um crescimento previsto de 4%. Tudo isso se dá pela baixa nos juros do Brasil. 

Esse cenário deve impulsionar a locação de máquinas e equipamentos por conta do custo-benefício que gera à empresa. 

Vivenciamos um momento de renovação do mercado, poisde alguma maneira, os investimentos permanecerão. Entretanto, estes serão mais cautelosos.  

No caso do setor da construção civil foi achada uma maneira de não desembolsar fortunas ao mesmo tempo em que haja satisfação dos clientes. E a solução encontrada é a da locação de equipamentos. Segundo um relatório da Grand View Research, o mercado global de aluguel de equipamentos de construção deve gerar US$ 136,5 bilhões até 2027. 

Para você entender o crescimento da locação no setor da construção civil, continue nesse artigo! 

 

Desempenho do mercado de construção civil 

Ao longo de 2020 diversas atividades entraram em queda, seguindo o PIB brasileiro que caiu 4,1% no último ano. Porém, a construção civil e o setor imobiliário foram na contramão, apresentando uma queda menor do que os outros segmentos.  

Uma dessas indicações são as empresas que não cancelaram os lançamentos previstos para 2020, ou apenas os adiaram. Portanto, há uma expectativa de recuperação do setor em “V”. Ou seja, que haja uma queda significativa por conta do tempo em que não houve lançamentos ou obras, porém haverá uma rápida recuperação com o impulsionamento da aceleração de crescimento.  

 

Benefícios da locação no setor de construção civil 

A locação é um mercado que tem expandido a cada dia e, como mencionado, tem encontrado ainda mais espaço com a pandemia. Pensando nisso, listamos alguns dos benefícios que a sua empresa de construção civil pode ter ao optar pela locação em suas obras. É válido dizer, também, que o setor de aluguel é um dos melhores no quesito de custo-benefício, veja: 

  • Economia  

É a principal vantagem, principalmente no período em que vivemos com a pandemia. Sabemos que a economia não está muito estável, por isso, qualquer maneira de manter o orçamento e ter equipamentos de qualidade com valor menor é válidaAlgo fundamental para manter o seu negócio girando, principalmente, em meio a uma pandemia em que gastar muito dinheiro é a última coisa que qualquer pessoa quer. 

O que acontece no caso da locação é a diluição do custo de aquisição no aluguel, ou seja, o valor que seria gasto na compra do maquinário será utilizado na locação de um ou mais equipamentos 

  • Variedade de equipamento  

Quando uma empresa do setor da construção civil se decide pela locação, ela tem a disposição diversas ferramentas disponíveis. Porém, para isso é necessária uma empresa de locação de confiança e que tenha um amplo catálogo para que você possa fazer a sua escolha. Sem falar que os equipamentos são renovados a cada ano para não ficar de fora das tecnologias que surgem. 

  • Manutenção 

A locadora é responsável pelos equipamentos e caso algum tenha problemas é trocado na hora e sem custos adicionais. Além de fazerem a manutenção também te protegem contra acidentes de trabalho. Dessa maneira, a sua empresa, ao optar pela locação, terá mais segurança e economia. 

  • Aumento de produtividade 

Por serem ferramentas novas, há boas condições de uso, ou no caso tenha algum problema, o equipamento é trocado quase que de imediatoO cronograma não é alterado, ou seja, a empresa consegue evitar a ociosidade no negócio. 

A locação de equipamentos é um mercado que cresce a cada dia e que traz o melhor custo-benefício. Ecom a pandemia e o ano de 2020, as vantagens do aluguel para a construção civil ficou ainda mais evidente para as empresasexplicando o motivo dessas duas áreas ainda terem boas projeções para os próximos anos. A ÓTIMO GESTOR oferece os melhores indicadores para auxiliar seus clientes a gerarem valor para suas empresas com foco na locação.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?