Como gerar valor para a sua locadora de equipamentos

Gerar valor para uma empresa requer o desenvolvimento entre o custo e benefício. E não é diferente com as locadoras de equipamentos. Alugar um equipamento já é algo mais acessível, então temos um ponto positivo, mas ela sozinha não consegue sustentar a empresa. É necessário um combo entre a qualidade e experiência de compra por parte do consumidor.

Gerar valor é oferecer vantagens competitivas; é realizar atividades que diferenciam a sua empresa das outras do mercado. 

Criar essas vantagens não é algo fácil, requer muita análise e domínio sobre gestão em temas, tais quais financeiro, marketing, operações, estoque, entre outros. Há empreendedores que têm dificuldades em alinhar todas essas questões e acreditar no potencial que a inovação tem sobre o valor gerado pela empresaCom isso, a gestão acaba ficando confusa. 

Em uma pesquisa realizada pela Falconi e divulgada pela EXAMErevelou que cerca de 70,8% dos empresários não acredita que inovações possam gerar algo de significativo. Consideram que o retorno é apenas parte de “melhorias marginais”. Essa falta de valorização de novas tecnologias é preocupante e pode afetar – e muito – a geração de valor de um negócio. 

A fim de como gerar valor para a sua empresa de locação, listamos o que você precisa ficar de olhoContinue nesse artigo, aqui você verá: 

  1. O que é necessário para atuar no mercado da locação de equipamentos; 
  2. O que é preciso para uma boa gestão; 
  3. Equação para gerar valor. 

 

1.O que é necessário para atuar no mercado da locação de equipamentos 

 

O principal é conhecer o setor em que você pensa em empreender. No caso da locação de equipamentos, avaliar as necessidades da construção civil, da área hospitalar, de tecnologia, e de outras, seguida do estudo de uma forma de supri-las com o seu negócio.  

Há, também, questões que envolvem a gestão da sua empresa. Por isso, saiba quais são alguns dos fatores que influenciam diretamente na boa adesão do mercado ao seu negócio: 

  • Público-alvo – Independente do tipo de segmento, a pesquisa sobre o público-alvo é fundamental. Imagine uma empresa de locação que oferta equipamentos para construção civil. Logoos clientes não são apenas uma pessoa esim, uma empresa. Neste casoé necessário saber o porte do negócio, quais os consumidores que eles atendem e como se comportam no mercado 
  • Localização – Também é um ponto importante que leva tempo para ser decidido. Porque a empresa de locação deve estar localizada de forma estratégica. Se o seu negócio foca em construção civil, o ideal é que esteja próximo dos centros comerciais e perto de outras empresas de materiais de construção. Porém, se o seu foco é atender instituições de saúde, a localização precisa ser perto de hospitais e clínicas. Em resumo, ela aumenta as chances de fechar negócios. 
  • Concorrência – Essa análise é importante para saber quais empresas irão competir com a sua. Saber os pontos fortes e fracos dos concorrentes te ajuda a escolher qual estratégia adotar para que a sua geração de valor seja maior do que a da concorrência ao oferecer um melhor custo-benefício 
  • Produto – É importante que a empresa tenha equipamentos básicos em seu catálogo. Porém, após estratégias bem sucedidas e a área financeira com ganho, é indicado que esse portfólio de produtos seja incrementado. Assim, garante-se a probabilidade de clientes fecharem o contrato, por encontrar em sua empresa as opções que procuram 
  • Fornecedores – Encontrar os melhores fornecedores é essencial para que a sua empresa economize. Além disso, também criará uma relação de confiança e segurança, ou seja, sabe que aquele fornecedor é de boa qualidade e não deixará o seu negócio na mão 
  • Gestão de Estoque – Neste itemé muito importante ter o controle do estoque, principalmente no mercado de locação de equipamentos. Pois é necessário saber quais maquinários estão disponíveis ou não. Qual o tempo de vida-útil de um gerador, por exemplo. Quais as manutenções necessárias e o que precisa ser substituído.  

 

2. O que é preciso para uma boa gestão 

 

Há diferentes pontos a serem considerados em uma gestão empresarial para que o seu negócio prospere. São os chamados pilares e é importante que haja alinhamento entre eles, culminando nos bons resultados. 

Com o mercado cada vez mais competitivo, é fundamental ter um gestor que tome boas decisões com base em análises e outros tipos de indicadores. Por isso, separamos alguns dos pilares para te ajudar a ter uma boa gestão: 

  • Elabore um planejamento estratégico – É importante criar e implementar estratégias que visam uma vantagem sobre a concorrência. Esse planejamento te auxiliará a trazer diferentes soluções para tornar o seu negócio competitivo. Para issoé necessário analisar o ambiente externo e interno edepois dissodefinir a melhor estratégia a ser usada 
  • Gerenciamento de desempenho – Acompanhar periodicamente os resultados pode te ajudar a traçar um melhor caminho. É uma forma de saber se a estratégia escolhida está dando retorno ou se é necessário mudar de tática. Escolha indicadores que te mostrem o percentual de lucratividade, a taxa anual de crescimento, média de locação mensal, entre outros.  
  • Controle de finanças e lucros – Sem uma gestão estruturada da entrada e saída do dinheiro da empresa é difícil de manter o negócio no mercado. Por isso, é importante ter uma área financeira em ordem e que garanta a funcionalidade das principais operações para fazer a auditoria do que entra e sai da empresa, bem como manter um fluxo de caixa ativo.  
  • Controle de processos internos  Quando as operações são claras e eficientes é muito mais fácil atingir os objetivos estabelecidos. Além de aumentar a produtividade, diminuindo os erros que podem ocorrer ao longo do caminho. Por isso, é importante ter um controle do que está acontecendo nas operações da empresa 
  • Gestão de pessoas – A meta principal é potencializar o crescimento da empresa por meio das pessoas que trabalham na mesma. Epara issoé fundamental que haja maneiras de motivar a equipe que trabalha em seu negócio. Isso torna o ambiente de trabalho muito mais favorável 
  • Relacionamento com o cliente  A empresa tem duas obrigações quando o assunto é cliente: o primeiro é transformar público-alvo em consumidor e, a outraé mantê-lo na clientela pelo maior tempo possível. Para issoé necessário construir um relacionamento saudável com os clientes. Pois eles irão se sentir mais respeitados, confiantes e será uma situação em que os dois lados saem ganhando 
  • Uso de tecnologias  Esse pilar é imprescindível para que a sua empresa esteja sempre renovada e crescendo. Atualmente, vivemos na chamada Indústria 4.0, uma espécie de quarta revolução industrial, na qual é praticamente regra usar tecnologia para trazer inovações para o negócio. Dessa maneira, é mais fácil de a produtividade da empresa aumentar, principalmente com a automação de alguns processos. Isso faz com que as equipes foquem no que realmente importa, ao invés de questões mais burocráticas. 

 

3.Equação para gerar valor 

 

Todo consumidor ao decidir comprar um produto ou serviço faz uma conta, mesmo que mental, para analisar se irá ou não valer a pena aquela aquisição. Nesta conta está a soma do que é entregue para o cliente, menos o custo total para o cliente. 

O Custo Total Para o Cliente é composto por 4 elementos: 

  1. Custo psíquico. 
  2. Custo da energia física. 
  3. Custo do tempo.
  4. Custo monetário. 

Já o Valor Total para o Cliente é formado por: 

  • Valor da imagem; 
  • Valor do pessoal;
  • Valor de serviços; 
  • Valor de produto. 

A soma dos valores totais subtraída com os custos é o que gera o nosso Valor Entregue para o ClienteOu seja, o que a empresa está entregando para o consumidor em termos de produto ou serviço. 

Se o cliente percebe que o que está sendo entregue vale a pena, ele irá finalizar a compra. Por isso, é tão importante estar atento ao que é feito na concorrência e oferecer um serviço de qualidade, mas que também caiba no bolso de seu consumidor. 

ÓTIMO GESTOR oferece um ERP completo de gestão. Traz os melhores indicadores para auxiliar seus clientes a gerarem valor para suas empresas. Dessa maneira, os objetivos são atingidos de forma mais simples e completa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?