Conheça os Principais Métodos e Estratégias para Formação de Preço

Quais estratégias para formação de preço do seu produto ou serviço que você usa? Essa pergunta pode parecer intrigante para muitos pequenos empresários. Muitos deles adotam a prática de ver quanto o concorrente está cobrando e oferece um preço mais baixo. É esse o seu caso?

Se a resposta for positiva é preciso ter cuidado, pois o preço de venda é um dos principais fatores para o sucesso ou fracasso do seu negócio. Se você oferecer um preço muito baixo, terá dificuldades para manter a empresa, caso os seus preços sejam excessivamente elevados pode afugentar os clientes.

Então, como fazer a precificação? Apresentaremos neste artigo as 3 principais estratégias utilizadas pelas grandes empresas para a formação de preço. Acompanhe a leitura e confira.

1. Estratégias para formação de preço baseada em custos

Essa estratégia se dá por meio de uma fixação de preço considerando os custos de produção ou aquisição das mercadorias. É a maneira mais tradicional, portanto a mais utilizada no mercado.

À primeira vista parece ser a melhor estratégia, porém, ao ponderar apenas os gastos com produção, o empresário ignora todo cenário externo do mercado. É como se pesquisas de mercado ou de concorrência não interessassem, e a empresa vivesse de forma isolada.

Por outro lado, essa forma de agir é vista como uma “zona de segurança”, pois é a maneira mais simples de manter uma rentabilidade e evitar prejuízos.

2. Margem de contribuição

Com a margem de contribuição, o empresário pode “escolher” o quanto deseja ganhar com o seu produto, considerando os custos de produção e todos os encargos que envolvem a venda. O cálculo é bem simples: margem de contribuição = valor de venda – custos e despesas variáveis.

Outra grande vantagem dessa estratégia é a flexibilidade. Ou seja, se a empresa estiver precisando aumentar o lucro num determinado mês, pode incrementar a margem de lucro; se for necessário, o contrário também pode ser feito. É claro, o ideal é que essas mudanças aconteçam de forma estratégica como em períodos sazonais.

3. Preço psicológico

O preço psicológico é quando a empresa enfatiza os atributos do produto além do preço. É quando o consumidor considera a qualidade, durabilidade, marca, entre outros, para comprar o produto.

Outra caraterística desse método é a utilização de números “quebrados”. Quem nunca viu um produto ser vendido por R$ 9,99 ou R$ 997,00? Ainda que a diferença para o valor inteiro seja mínima, é disparado um gatilho na mente do consumidor que transmite a sensação de vantagem, de algo mais barato.

Porém, essa estratégia também não pode ser utilizada de forma indiscriminada para todos os itens, pois o intuito é surpreender. O ideal é aplicá-la em lançamentos ou queima de estoque.

Agora você já sabe a importância e as principais estratégias para a formação de preço dos seus produtos. Não adote uma solução pela facilidade ou simplicidade, mas a que possa alinhar o melhor retorno e competitividade do seu negócio.

Uma boa dica é utilizar vários métodos, desde que você consiga gerenciá-lo sem dificuldades ou conte com um sistema de gestão.

Gostou de conhecer sobre as técnicas de formação de preço? Descubra agora o que é pricing e como isso pode te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?