Hoje, falaremos sobre sistemas de gestão mobile. Para introduzir o assunto, imagine todos os setores do seu negócio trabalhando em harmonia, de maneira integrada: informações centralizadas e sempre acessíveis, tempo sendo otimizado por meio de mecanização de tarefas, aumento consequente da produtividade, dados armazenados com segurança etc.

Todos esses benefícios podem ser efetivados, uma vez que um sistema de gestão é adotado para o gerenciamento da empresa. Contudo, há uma característica importante para que esse sistema seja realmente eficiente: a mobilidade. Quer saber como esse diferencial pode impactar os seus resultados? Venha conosco!

Como funciona os sistemas de gestão mobile?

Um software de gestão empresarial, conhecido como ERP (sigla para Planejamento dos Recursos da Empresa, em tradução livre), faz toda a diferença como estratégia de negócios, já que é uma ferramenta que trabalha como uma “central administrativa”.

O uso do sistema otimiza diversos processos, integrando todas as informações da empresa e, portanto, dispensando volume de planilhas, documentos, papeladas e afins. Além de poupar tempo, essa medida poupa dinheiro.

Agora vamos pensar: o sistema é maravilhoso, mas qual é o seu verdadeiro efeito se você não pode acessá-lo? O avanço digital integrou a nossa vida, de maneira que precisamos estar sempre conectados. Isso inclui a gestão dos negócios.

Acessar todas as informações do sistema por meio de smartphones ou tablets, onde você estiver, na hora que quiser e puder, sem a necessidade de estar logado a um computador, é o que visa a gestão mobile.

Em suma, você pode resolver qualquer problema sem estar amarrado à loja ou ao escritório: basta ter um dispositivo móvel conectado à Internet e você pode fazer gestão do seu negócio de qualquer lugar, a qualquer momento.

Por que investir em um sistema móvel?

Funções administrativas, lidar com custos, estoques, entre outros, consomem muito do nosso tempo e energia. Se você pode facilitar a organização do seu negócio, reduzir custos e evitar erros e retrabalhos, por que não fazê-lo?

Optar por uma ferramenta de gestão mobile integra não apenas as informações da sua empresa, mas também os colaboradores: todos ficam inteirados sobre o andamento das atividades.

É importante que a sua linha de frente expresse a sua estratégia e, por isso, manter o sistema acessível é uma forma de garantir que todos estejam alinhados quanto a prioridades, projetos e execução de tarefas.

O gerenciamento das equipes é simplificado. Ficar atualizado em tempo real é uma forma de não tomar decisões reativas diante dos acontecimentos, tanto no cenário da concorrência quanto no decorrer do dia a dia do seu estabelecimento.

A gestão mobile traz todos esses benefícios para a palma da sua mão, literalmente.

O que deve ser considerado ao aderir?

Primeiro item para consideração: a capacidade do software de ajustar-se às suas necessidades. É preciso que o sistema contemple a realidade do seu negócio. Portanto, opte por um programa que seja personalizado para a sua empresa.

Principalmente para quem tem uma equipe fazendo trabalho em campo ou para gestores muito próximos do time, é importante considerar o alcance de uso da ferramenta, adequando-se ao perfil necessário.

Depois, analise os processos de implementação e manutenção do sistema. Isso ajudará a cortar gastos, mecanizando tarefas e dando visões estratégicas acerca das áreas do seu negócio, então, é preciso considerar o custo-benefício.

Responsividade

Veja como é a interface do sistema em dispositivos móveis e também no desktop, para que o uso não seja comprometido: nenhum usuário deve ter dificuldade, seja para visualizar, seja para adicionar informações.

A interface deve se adequar aos aparelhos, de forma a ser facilmente acessível, independentemente do tamanho da tela utilizada. Assim, todos podem trabalhar em conjunto, no ambiente corporativo ou em movimento, por exemplo.

Armazenamento na nuvem

Se o sistema está todo hospedado on-line, a economia se potencializa: menor custo com servidores e TI. Além disso, a forma de armazenar os dados é otimizada, sendo assim, a energia foca no empreendimento e não em questões de infraestrutura. O armazenamento na nuvem também permite que o acesso seja remoto, podendo ser feito de qualquer lugar.

A gestão mobile é uma realidade na administração moderna. Que tal trazer essa realidade para dentro da sua empresa? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!