Locação de Empilhadeiras: por que contratar um sistema de gestão?

A importância que o mercado de Equipamentos Pesados e Locação de Empilhadeiras tem para os setores da indústria, construção civil e cadeia de distribuição é significativa. Ele contribui para o desenvolvimento da infraestrutura, distribuição e produção do país.

As empresas e construtoras entendem que é muito mais vantajoso alugar uma máquina ao invés de descapitalizar para comprar um equipamento. Com isso, as locadoras precisam estar preparadas e atentas com a demanda, o controle de seus equipamentos e a gestão empresarial.

Com a tecnologia de um sistema ERP, o gestor de uma Locadora de Equipamentos Pesados terá condições para verificar os custos de seu maquinário, as condições de um contrato de locação, a rentabilidade e uma série de indicadores de gestão fundamentais para as tomadas de decisão.

Você ainda acredita que sua locadora não precisa de um sistema profissional que pode transformar a gestão da sua empresa? Então você precisa ler este artigo e entender que sem a ferramenta certa, não tem como gerenciar e entregar um serviço de qualidade aos seus clientes. Confira!

A disponibilidade para a Locação de Empilhadeiras e Equipamentos Pesados

Fazer a análise da disponibilidade de equipamentos é fundamental para ter mais assertividade nas suas locações. Ao manter essas informações integradas dentro de um sistema de gestão, você consegue ter condições de saber exatamente em qual cliente um determinado equipamento está, a quantidade disponível para alugar e, também, integrar a ordem de serviço daquele equipamento no painel de disponibilidade.

Além disso, é possível rastrear um equipamento pelo número de série e mapear toda a movimentação realizada por ele, a fim de ter o controle necessário de onde ele está e qual a previsão de retorno.

Organização das ordens de serviço é essencial

As ordens de serviço exigem atenção especial na sua gestão, ainda mais quando falamos de equipamento pesados como escavadeiras, guindastes articulados, motoniveladora e entre outros. Uma das ordens de serviço de grande importância na gestão de Locação de Empilhadeiras e Equipamentos Pesados é a OS Preventiva.

Sabe-se que o grau de exigência técnica e segurança para esses equipamentos é alto, além de custarem mais caro. Imagine, por exemplo, uma pá carregadeira que, durante uma obra de um edifício, quebra por algum motivo. Como isso impactaria o cronograma da obra? Certamente poderia haver algum atraso ou, em equipamentos mais complexos, levar à paralisação da obra.

Para evitar tudo isso, com um sistema de gestão maduro e eficaz, a Locadora de Equipamentos consegue controlar todas as datas programadas para a realização da manutenção preventiva de seus equipamentos. Além disso, consegue acessar o histórico do que já foi realizado para aquele equipamento e ainda gerenciar os técnicos externos.

O financeiro deve ser bem gerenciado

Para obter um ótimo controle financeiro é preciso, sobretudo, de indicadores reais e números assertivos que mostrem como anda a evolução financeira. É importante verificar o relatório do fluxo de caixa analítico de um determinado período para saber o quanto entrou e saiu de dinheiro da Locadora.

Também faz parte do controle financeiro gerar o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) para verificar as receitas, despesas, custos e lucros. Com essas informações é possível realizar o planejamento orçamentário de um próximo período.

É possível integrar também o financeiro com o módulo de vendas. No sistema de gestão, por exemplo, é possível gerar um relatório de acordo com a previsibilidade de vendas de equipamentos dentro do período que deseja, a fim de saber o quanto de dinheiro entrará em seu caixa. Você também precisa saber o valor total do maquinário que está alocado na sua empresa, o balanço patrimonial e as despesas previstas.

Um ótimo contrato é aquele que é rentável

É importante gerenciar se os contratos estão trazendo rentabilidade na Locação de Empilhadeiras e Equipamentos Pesados. No sistema de gestão, você consegue enxergar quais os contratos estão sendo rentáveis e quais foram os custos alocados.

Por exemplo, você pode visualizar quanto foi gasto para realizar a manutenção corretiva de uma motoniveladora que está alugada para um cliente X e o quanto esse custo impactou na rentabilidade desse contrato. Com isso você tem condições de enxergar se está perdendo dinheiro ou não.

Controlar o estoque sem sistema é inviável

A Gestão do Estoque vai muito além de saber o quanto de suplementos, insumos e equipamentos você tem disponibilizado. É importante catalogar, identificar e controlar a entrada e saída de produtos, além de fazer uma apuração completa de seu inventário. Calcular a vida útil de cada equipamento e a depreciação, gerenciar se esses equipamentos precisam ou não de manutenção também fazem parte desse controle para a Locação de Empilhadeiras e Equipamentos Pesados.

Ao cadastrar uma nova empilhadeira no estoque, é importante parametrizar como será realizado o controle do equipamento. Se a venda pode ser feita com ou sem estoque, dentre outros parâmetros no momento do cadastro.

E por falar em vendas, é importante que o estoque esteja integrado com esse módulo, uma vez que, ao chegar um novo pedido, o representante comercial tenha condições rápidas de identificar se um determinado item está disponível ou não.

No Sistema Ótimo Gestor é possível controlar múltiplos locais de estoque. Com esse recurso você pode direcionar seus equipamentos a estoques exclusivos. Um deles pode atender, por exemplo, o almoxarifado para suas ordens de servico, e o outro, as vendas, sempre levando em conta o estoque mínimo e máximo cadastrado previamente.

No vídeo abaixo você pode entender em detalhes como funciona a gestão dentro do Sistema Ótimo Gestor para quem faz a Locação de Empilhadeiras e Equipamentos Pesados.

 

Entendeu como sua Locadora pode melhorar ainda mais a gestão com o uso de uma ferramenta de gestão madura e específica? Assim, você consegue focar em trazer novos negócios para sua empresa e deixar que o ERP o auxilie nas ações mais burocráticas.

Quer entender mais como usar um sistema de gestão integrado para sua Locadora de Empilhadeiras e Equipamentos Pesados? Conheça o Sistema Ótimo Gestor, plataforma 100% online e especialista para quem vende, aluga e faz manutenção em equipamentos. Fale agora mesmo com nossos consultores!

 

SIMULE PLANOS EXCELENTES PARA QUEM É UM

ÓTIMO GESTOR

 


     

     

     

     

     

     

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Abrir chat
    Precisa de ajuda?
    Olá!
    Como podemos te ajudar?