Locação de Geradores: 5 razões para usar a tecnologia a seu favor

Se você acredita que a gestão da Locação de Geradores da sua empresa pode melhorar, mas está em dúvida se o upgrade é necessário nesse momento, então você precisa investir um tempo na leitura deste artigo. Os geradores são equipamentos que trabalham como fonte de energia elétrica alternativa para estabelecimentos, eventos, hospitais, shows etc.

Sabe-se, por exemplo, que por conta da pandemia do Coronavírus, muitos hospitais estão com alta demanda para tratar dos infectados pelo vírus. Logo, esses hospitais precisam do trabalho dos geradores para se manterem ativos, a fim de que o trabalho aconteça com a devida segurança e normalidade.

Como sua Locadora pode apoiar esses clientes? Qual a melhor forma para agilizar a operação da sua empresa com a alta procura? O que fazer para apoiá-los com uma gestão bem eficiente e automatizada?

Confira abaixo as 5 razões mais importantes para adotar a tecnologia de um sistema de gestão integrado e entender o porquê o upgrade é necessário.

Verifique a disponibilidade para Locação de Geradores

Já ouviu falar da Disponibilidade de Equipamentos? Nada mais é do que um controle que mostra quais os geradores e equipamentos que estão disponíveis, dentro de um determinado período, para uma locação.

Por exemplo: imagine que seu cliente iria organizar quatro eventos para daqui um mês. Sua equipe de vendas fechou o contrato de Locação de Geradores com esse cliente, mas não foi informada que, para aquele período, apenas três estariam disponíveis! O que isso quer mostrar? A falha de comunicação entre setores e uma gestão incompleta sobre uma etapa tão importante.

É fundamental que você, gestor, possua esse controle e permita que sua equipe de vendas saiba, com a antecipação necessária, a respeito de todos os equipamentos disponíveis no estoque. Tais dados precisam ser apresentados de forma fácil, visual, dinâmica, em tempo real e sem complicações.

Saiba exatamente a Rentabilidade dos Contratos

A rentabilidade de contratos é um relatório de extrema importância para quem lida diretamente com o financeiro e que no final do mês, precisa saber o quão rentável a Locadora é. Dessa forma, é possível enxergar, para cada tipo de contrato, e dentro de um determinado período, quais foram os clientes, custos, despesas, receitas e lucros gerados. Assim, é possível enxergar a margem percentual da rentabilidade.

É importante também visualizar o quanto seu contrato rendeu após o uso da Locação de Geradores. E por quê? Porque muitas vezes você fez o orçamento e previu que seu gerador poderia consumir uma quantidade X de diesel. Mas, na verdade, após a locação, ele consumiu uma quantidade Y.

Logo, você precisa calcular exatamente o custo com esse consumo e identificar o quanto ele teve de impacto na rentabilidade do contrato. Assim, você tem condições de saber se está perdendo ou ganhando dinheiro.

Controle as manutenções preventivas e técnicos externos

O controle das manutenções preventivas dos geradores é um recurso vital para quem lida com equipamentos desse porte, uma vez que esse trabalho está ligado com a segurança de todos e a garantia de um perfeito funcionamento.

Imagine se um dos geradores que está locado em um hospital parasse de funcionar! Seria um grande problema, pois são vidas e pessoas, ainda mais quando Unidades de Terapia Intensiva não podem parar de jeito nenhum.

A gestão das manutenções preventivas deve ser executada por meio das ordens de serviço e com o auxílio da tecnologia. Dessa forma, o responsável pelo monitoramento dos equipamentos sabe exatamente quais as datas que essas manutenções devem ser realizadas e consegue gerenciar as OSs com as informações do equipamento, histórico de ações e o que deve ser realizado. Aliado a isso, está o controle dos técnicos externos que, à distância, podem ser monitorados e designados para as atividades.

Com um sistema de gestão inteligente, ainda é possível que os técnicos utilizem um app exclusivo para atualizar as informações que se integram diretamente à base. Assim, por meio de processamentos em tempo real, a equipe consegue identificar quais ordens de serviço foram abertas ou encerradas.

Dentro do sistema de gestão das preventivas, também é importante controlar o horímetro dos geradores. Assim, você tem possibilidade de quantificar as horas de uso, realizar a checagem e estimar os períodos das manutenções.

Fortaleça o relacionamento com seu cliente

Esse é um recurso muito interessante e que pode ajudar, inclusive, nas suas prospecções. Manter o bom relacionamento com seus clientes é garantir as próximas vendas e locações, mas entregando valor e ajudando naquilo que ele precisa.

Por isso, faça sua empresa presente aos olhos de seus contatos e mantenha proximidade com eles. Por exemplo, nas datas de aniversário de seus clientes, envie e-mails de felicitações e mostre a eles que você pode oferecer um serviço de Locação de Geradores para o evento de aniversário, com alguma condição especial.

Mas para que isso aconteça, é importante manter um CRM (Customer Relationship Management) que trabalhe na gestão de seus contatos e clientes. Mais do que uma lista de contatos, o CRM é capaz de atualizar de tempos em tempos sua equipe de vendas para interagir com o cliente e entender suas necessidades.

Gere os Contratos de Locação de Geradores automaticamente

Automatizar processos que exigem um pouco mais de trabalho e atenção é fundamental na economia de tempo e aumento de produtividade, tanto para sua própria empresa quanto para o cliente. Um desses processos diz respeito ao contrato de locação de geradores. Você facilita a gerência de seus contratos com a integração dos módulos, sem precisar sair da tela para ter que buscar informações em outras planilhas ou sistemas.

A integração ainda permite, no momento do cadastro, que as informações sejam puxadas dos outros módulos da plataforma e, com isso, consiga automatizar o preenchimento dos dados.

No Sistema Ótimo Gestor, por exemplo, você consegue abrir um contrato de locação pelo módulo de serviços. Quando o contrato é gerado, ele aparece no pipeline gráfico de vendas para que a equipe faça as movimentações necessárias de acordo com cada etapa do funil.

Para finalizar este artigo, assista ao vídeo abaixo e conheça o passo a passo em detalhes de como funciona a gestão de Locação de Geradores no sistema Ótimo Gestor:

 

Você viu como o Sistema ERP é necessário para quem possui um serviço baseado na Locação de Geradores? A tecnologia é imprescindível para o controle geral dos equipamentos, monitoramento das ordens de serviço e manutenções preventivas, bem como a gestão dos contratos.

Se você busca e precisa de um sistema inteligente e que seja focado em quem vende, aluga e faz manutenção em equipamentos, então você precisa conhecer o Sistema Ótimo Gestor! Fale agora mesmo com os nossos consultores!

 

SIMULE PLANOS EXCELENTES PARA QUEM É UM

ÓTIMO GESTOR

 


     

     

     

     

     

     

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Abrir chat
    Precisa de ajuda?
    Olá!
    Como podemos te ajudar?