Locação de Equipamentos de Tecnologia: o que fazer para potencializar a gestão?

Você, empreendedor, que faz a Locação de Equipamentos de Tecnologia – seja outsourcing de impressão, notebooks, computadores, servidores etc., certamente já conhece os benefícios que seu ramo de atuação pode oferecer aos seus clientes. Um dos exemplos que podemos citar é a economia que o aluguel traz, evitando a descapitalização da empresa na compra de uma máquina.

Sabemos, também, que o home office é uma realidade por conta da pandemia. O crescente número de aluguel de computadores, no começo da crise, reflete como o mercado de locação de equipamentos de tecnologia crescia antes da crise, e está crescendo agora, com as empresas em casa. É importante proporcionar e oferecer condições para o trabalho remoto com softwares e equipamentos, viabilizando a mobilização da empresa para o home office.

Como apoiar seus clientes daqui para frente? É necessário estar atualizado com tecnologia suficiente para oferecer o melhor serviço. Todo o processo de gerência e administração precisa estar bem alinhado.

Por isso, no artigo de hoje, você vai entender quais os itens fundamentais que sua locadora precisa focar para melhorar sua gestão. Como potencializar a locação de equipamentos e se preparar em oferecer o melhor serviço, garantindo credibilidade. Confira!

Profissionalize a gestão dos contratos de Locação de Equipamentos

Organizar e gerenciar contratos exige, além de uma análise criteriosa, conhecimento e tecnologia. Dentro de uma plataforma de gestão integrada você consegue gerar seus contratos – classificando-os por tipo de contrato, cadastrar tarifadores (para outsourcing de impressão, por exemplo), verificar a situação pelo período de vigência, analisar o cumprimento das cláusulas contratuais e possíveis reajustes.

Além disso, você ainda consegue verificar a rentabilidade de contratos – indicador de grande importância que permite identificar a receita e a despesa gerada dentro de um determinado período. No relatório, você consegue enxergar em detalhes os custos gerados para o reparo de um notebook, por exemplo, e se os investimentos na locação de equipamentos estão gerando lucro ou prejuízo.

Cuide do seu patrimônio e tenha números assertivos

Seus equipamentos também devem ser devidamente gerenciados. Para a próxima locação de equipamentos é importante saber quais as impressoras disponíveis e as que já estão alugadas, por exemplo. Uma tela de Disponibilidade de Equipamentos é fundamental para mostrar exatamente essas informações, com um painel de visualização dinâmica e fácil de gerenciar.

Atente-se, também, à quantificação de todos os seus ativos e passivos. Para fazer o inventário da sua Locadora, adote um sistema de estoque que seja possível controlar em tempo real a circulação de seus equipamentos.

O cálculo da vida útil e taxa de depreciação de seus ativos também devem ser considerados. Garanta a melhor entrega na locação de equipamentos eletrônicos com segurança e tenha em seu estoque os insumos e equipamentos para reposição.

Com alguns cliques você controla suas ordens de serviço

É fundamental que os processos que envolvem as ordens de serviço estejam automatizados. Ainda mais para quem trabalha com tecnologia e locação de equipamentos, é hora de deixar de lado as impressões em papel e migrar para o digital. Dentro de um sistema de gestão você facilita a abertura e consulta com apenas alguns cliques e filtros inteligentes.

Na plataforma de gestão você ainda consegue visualizar todo o histórico de informações das Ordens de Serviço, designar diretamente o técnico que realizará o serviço e consultar as constatações e fotos do equipamento vistoriado.

Com o Ótimo Gestor, por exemplo, você consegue encerrar e faturar uma ordem de serviço sem sair da tela, graças à integração com o módulo de faturamento.

Gerencie os chamados técnicos de seus clientes

É fundamental, para essa atividade, agilizar o atendimento e facilitar o canal de comunicação para que o cliente possa abrir um chamado, podendo ser feito pelo próprio sistema. Além disso, tenha à vista quais são os chamados abertos e encerrados.

No sistema de gestão de chamados você ainda tem indicadores sobre o tempo de resolução de um problema, a prioridade de atendimento, as etapas a serem desenvolvidas, além de relatórios com a quantidade e status de todos os chamados.

Ser inovador é reduzir os custos operacionais

Ao adotar uma plataforma de gestão para locação de equipamentos, você reduz custos e mão de obra, justamente por contar com tecnologia integrada e um sistema informatizado. Os retrabalhos são eliminados no momento de fazer, por exemplo, o faturamento e emitir boletos.

Além disso, você consegue substituir vários sistemas que fazem operações distintas dentro de uma única plataforma, otimizando o processo de um só lugar.

Agora que você entendeu quais são os módulos que sua Locadora de Equipamentos de Tecnologia precisa focar para ter alta performance, conheça o sistema Ótimo Gestor! Sistema especialista para Locação de Equipamentos. Se você precisa dar um upgrade na gestão e sair do que é Bom para ir para o Ótimo, fale com nossos consultores!

 

 

SIMULE PLANOS EXCELENTES PARA QUEM É UM

ÓTIMO GESTOR

 


     

     

     

     

     

     

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Abrir chat
    Precisa de ajuda?
    Olá!
    Como podemos te ajudar?