A sua Locadora tem investido em tecnologia para a gestão de equipamentos médicos nesses últimos anos? Por que ela deve se preparar para ajudar as unidades de saúde na pandemia do Coronavírus? Esse momento crítico fez surgir muitas questões importantes sobre a grave crise de saúde mundial.

Dentre elas está a escassez de equipamentos médicos como, por exemplo, os respiradores para pacientes em estado grave da Covid-19. Muitos hospitais precisam importar esse maquinário para suprir os leitos de UTI. Entretanto, o custo para adquiri-lo é alto.

A fim de viabilizar os equipamentos médico-hospitalares a empreendedores, médicos, profissionais e especialistas, a saída mais inteligente é o aluguel desses equipamentos. Portanto, é necessário que sua Locadora esteja preparada! E para isso, ela precisa de uma gestão altamente eficiente, capaz e com tecnologia que vai apoiá-la no gerenciamento de contratos, equipamentos, faturamento e até mesmo em manutenções periódicas.

Quer saber como um sistema de gestão de equipamentos médicos pode ser seu grande aliado nesse momento crítico de nossa história? Leia o artigo de hoje e saiba hoje mesmo como fazer a gestão acontecer com tecnologia.

Gestão de equipamentos médicos e contratos exigem atenção

Uma ótima gestão começa em saber exatamente toda a movimentação dos seus equipamentos médicos. A data de envio, quando ele retornou, para onde foi e para onde vai. Na gestão dos contratos, por exemplo, você precisa dedicar uma atenção maior e evitar uma grande margem de erro, uma vez que o nível de detalhamento de informações e especificações contratuais exigem aprofundamento.

E não só isso! Alterações contratuais podem ocorrer de um mês para o outro. Logo, sua equipe deve estar bem atenta com as informações à vista para a situação de cada contrato. Com um ERP completo e integrado com as outras áreas da sua Locadora, sua equipe entende o que pode ser fornecido ao cliente antes de fechar o contrato e definir o prazo das entregas, manutenções e devoluções.

Assim, você tem condições de gerenciar os seus contratos e também seu faturamento de forma muito mais intuitiva, podendo alinhar essas informações com o estoque e o painel de disponibilidade de equipamentos.

A gestão da pós-locação deve ser tratada com excelência

A gestão da pós-locação dos equipamentos médicos diz respeito, sobretudo, à etapa de manutenção. Ainda mais pela complexidade técnica e a tecnologia que envolve esse tipo de maquinário.

O acompanhamento periódico é fundamental para garantir a segurança dos pacientes, funcionários e gestores da unidade de saúde. E claro, contar com profissionais altamente capacitados que realizem as medições, calibrações, emissão de laudos técnicos e constatações pautadas pelas regulações do Ministério da Saúde e Anvisa.

Porém, como você controla tudo isso? Sem o auxílio de uma tecnologia de ponta é inviável! Por meio de software de gestão você consegue gerenciar quando um mamógrafo precisa de uma manutenção preventiva, por exemplo – de acordo com a periodicidade estabelecida anteriormente.

Ou, quando uma clínica de exames laboratoriais informa que o equipamento de raio-x sofreu algum dano e precisa de manutenção corretiva. Por meio da plataforma você acessa o histórico daquele equipamento, realiza o acompanhamento e cadastra todas as informações. Assim, fica mais fácil abrir uma ordem de serviço, avisar o técnico e encaminhá-lo para o local, tudo dentro de um único lugar.

O Controle de Estoque é chave fundamental na gestão de equipamentos médicos

Se você ainda faz o controle de estoque de forma manual, é melhor repensar. Chega a ser inviável e trabalhoso anotar tudo em cadernos ou planilhas eletrônicas. Erros podem acontecer por falta de atenção que deixou um detalhe passar desapercebido. Ainda mais se a sua Locadora conta com uma grande demanda de saída e entrada de equipamento.

Gerenciar seu estoque com um software de gestão permite você registrar todas as movimentações, realizar análises de consumo, curva ABC, fazer a gestão separada por ativo, controlar o inventário e ainda gerenciar insumos, acessórios e peças de reposição de uma máquina. Logo, ao vender ou alugar um equipamento, saiba a quantidade exata de insumos de reposição daquele equipamento.

Não se perca no dia a dia financeiro

A saúde financeira da sua Locadora também depende de uma excelente gestão com tecnologia. Você sabe exatamente quanto irá receber nas próximas locações? É importante ter garantias concretas sobre essas informações.

Com o sistema de gestão de equipamentos médicos integrado você consegue mapear as contas a pagar, receber e ainda ter a conciliação bancária com apenas alguns cliques. É possível também gerar o DRE e fazer a previsão do fluxo de caixa. Assim, você acompanha de perto com informações reais e assertivas que auxiliam na comparação periódica dos resultados para sinalizar o ponto de equilíbrio.

Emitir as suas faturas de locação, NFSe e gerar boletos também devem fazer parte de um processo automatizado. Ao contar com um sistema de gestão profissional e completo, você pode integrar instituições bancárias para emitir seus boletos, por exemplo, sem precisar sair da plataforma.

Rentabilizar e gerenciar devem andar de mãos dadas

Quem não mede, não gerencia. Para saber se os contratos das locações de seus equipamentos médico-hospitalares estão sendo rentáveis, você precisa “olhar” de perto e com periodicidade. O problema é que muitas empresas ainda não sabem o quanto seus contratos estão rendendo. Logo, ao invés de ganhar dinheiro, ela pode estar perdendo e não sabe.

Softwares de gestão ajudam a levantar todos os contratos e calcular automaticamente a rentabilidade. Basta filtrar por período e tipo de contrato. O cálculo da rentabilidade se faz a partir da divisão do Lucro Bruto, em um determinado período, pelos investimentos para locar seus equipamentos. Com isso, você tem o resultado percentual de quanto rendeu, sabendo o quanto de retorno sobre o investimento obteve.

Não perca tempo com vários sistemas de gestão

Muitos empreendedores usam múltiplos sistemas. Um deles serve para o controle financeiro, outro para gerenciar as ordens de serviços e por aí vai. Mas, desmembrar as atividades da sua Locadora de Equipamentos em vários sistemas só faz com que o processo fique dividido e muito difícil de gerenciar! Os departamentos não “conversam” entre si, gerando custos, retrabalhos e perca de tempo.

Para quem tem uma estrutura empresarial robusta e trabalha com equipamentos médicos, que exigem atenção e controle especial pelas condições e complexidade técnica, usar vários sistemas não é recomendado.

Logo, ter um sistema ERP integrado com todos os módulos e áreas da empresa é primordial. Ainda mais nesse momento de pandemia, onde o sistema de saúde está precisando de suporte e subsídios. A tecnologia deve trabalhar a seu favor para oferecer a resposta rápida para seus clientes e, dessa forma, sua gestão performar da melhor maneira!

Agora que você conheceu os principais pontos de adotar um sistema de gestão para sua Locadora de Equipamentos Médico-Hospitalares, que tal conhecer a Ótimo Gestor?

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